Procurando ideias para dar um up na sua varanda? Veja mil e uma ideias de varandas decoradas pequenas e super coloridas!

Depois da cozinha, a varanda é meu lugar preferido das casas. Adoro ver como essa área que na maioria das vezes é tão pequena, fica organizada e aconchegante. Nesse espaço a seleção das poucas coisas que cabem é primordial para que ela funcione. O que tem na sua varanda? Você gosta dela ou preferiria que fosse mais bem aproveitada? Sua varanda é aonde suas visitas mais gostam de ficar ou nem chegam perto desse cômodo?

Em lugares mais quentes, como  a minha cidade natal, o Rio de janeiro, é comum usar as varandas abertas. Colocar plantas vistosas e aproveitar o espaço para receber amigos e pegar um pouco de vento. Aqui no Sul, aonde eu moro, as varandas são fechadas com blindex e usadas como extensão do tamanho da sala. Cada lugar tem suas peculiaridades e vamos nesse post falar um pouco sobre o que podemos fazer para deixar esse cantinho da casa com a nossa cara sem deixar de ser funcional.

Quem mora em apartamento não tem como desfrutar de um jardim espaçoso, mas pode e deve investir em uma decoração bonita para a varanda. Afinal de contas, por menor que seja, ela é o único cantinho da casa a proporcionar uma interação com o mundo lá fora. Mas, muitas vezes sonhamos em ter todo aquele espaço das varandas de revista disponível e fazer algo digno nas nossas casas, porém esse é um sonho distante para a maioria especialmente levando em consideração que os espaços estão a cada dia menores. A decoração de varanda pequena então é um dos locais que mais sofrem com essa redução.

Mesmo que a sua sacada ou varanda seja pequena, você poderá fazer verdadeiros milagres com algumas alterações, ideias e truques de decoração. Vamos começar vendo que tipo de espaço você tem em casa:

Veja as principais diferenças entre os ambientes

Por vezes pode haver uma certa dificuldade em distinguir os três espaços, então resumimos de forma muito básica as diferenças:

  • Sacada – Balcão tridimensional de janela ou porta, que ressalta para fora da casa ou apartamento;
  • Varanda – Como uma sacada, mas geralmente tem cobertura e não ressalta para fora da habitação;
  • Varanda Gourmet – A diferença é que esta possui um espaço para cozinhar, como um cooktop ou um barbecue/churrasqueira;
  • Terraço – Este espaço é sempre no topo das casas ou prédios.

Depois pense no que quer fazer com esse espaço que você tem. Veja o que realmente tem mais utilidade para você e não apenas o que está na moda ou nas páginas das revistas.

Defina qual será o uso do ambiente

Existem diversos usos para uma varanda, sendo que as mais populares atualmente são varanda gourmet ou então um espaço para meditação e relaxamento. São duas funções distintas e cujo planejamento da decoração incluem algumas variáveis.

O espaço gourmet, por exemplo deve ter ênfase no que diz respeito ao aproveitamento de espaço para o acréscimo de itens de cozinha, mesa e assentos, pensando ainda na facilidade da higienização quando for necessário, em especial pela presença da churrasqueira e cooktop, se for o caso. Por isso mesmo, espaços considerados médios são mais indicados do que varandas pequenas se a intenção for montar um espaço para esse tipo de uso.

Dicas para varandas decoradas pequenas

Qual seu estilo de varanda

Além da função, defina também um estilo. Uma varanda pequena rústica, por exemplo, envolve o uso de madeira, então vale a pena se for composto por elementos desse material. Quem gosta de algo mais sustentável pode querer artigos de fibras naturais, o que é interessante para quem deseja um espaço para relaxar e meditar.

Use plantas para decorar esse espaço

A chave para criar um magnífico espaço exterior: plantas! São um elemento de beleza natural, que não só adicionam uma componente de privacidade, como trazem cor e vida à sua sacada. Pode torná-la num fresco e verde oásis.

Decorar com plantas é um recurso constante na decoração de diversos ambientes, e claro que o mesmo vale para as varandas. Porém, como nem sempre o espaço colabora, uma boa saída para a decoração de varandas pequenas é o jardim vertical. Podemos aumentar facilmente a área útil se as pendurarmos no gradeamento, corrimão ou no muro se for o caso. Estes canteiros próprios para o efeito farão com que ganhe centímetros preciosos onde há pouco espaço

Varandas decoradas pequenas com jardim de inverno

Existem diversas maneiras de fazer um jardim vertical para uma decoração de varanda pequena, mesmo para apartamentos. Você pode contar com diversos sistemas para cultivar o seu, desde aqueles que podem ser comprados prontos apenas para montagem ou os que você mesma pode fazer. Seja como for, é preciso que você tenha tempo para fazer a escolha das plantas que pretende utilizar e também para a manutenção em si. Dá uma olhadinha em um post especial que fizemos aqui no Muito Chique sobre jardins de inverno.

Varandas decoradas pequenas e com redes para descansar

Rede na varanda é um sonho de consumo para quem deseja descansar após um dia atribulado ou aproveitar um fim de semana bem preguiçoso. E claro, a decoração varanda pequena também apresenta suas possibilidades, seja para uma varanda da sala de estar ou do quarto.

Decore as paredes da sua varanda com estilo

Quadros e posters modernos sempre fazem diferença para a decoração e o mesmo vale para as varandas pequenas. Se você tem paredes disponíveis, vale a pena investir em algo para garantir o visual, mesmo que não seja para valorizar o ambiente interno.

Super dicas para deixar sua varanda mais aconchegante

  • Use mantas e tapetes, cria um espaço único.
  • Decore com luzes divertidas, como luzes de Natal ou pequenas lanternas.
  • Se o seu espaço for maior, você pode por uma mesa com cadeiras para refeições ao ar livre.
  • Futons e almofadas no chão são ótimos para quem deseja usar sua varanda pequena como um espaço para relaxar. Afinal estamos falando em conforto como prioridade, e então não faltam oportunidades para ser criativo com estampas e cores.
  • Use plantas frutíferas, elas dão um charme especial.
  • Compre vasos de diferentes tamanhos, isso cria um bela composição.
  • Em uma vaso faça uma composição de diferentes especies.

Atenção especial para o estilo de design

  • Incorpore objetos de decoração reforçando a aparência da varanda.
  • Sua varanda também pode conter itens práticos, como pendurar cadeiras dobráveis na parede.
  • Para sua privacidade use vasos ou plantas para tampar a visão, ou treliças, ou cortina de bambu.
  • Use uma parede como pano de fundo, revestida com uma cor diferente, tijolo ou jardim vertical.
  • Reserve um lugar para sentar, nem que seja um único banco ou almofada no chão.
  • Uma pequena mesa para apoiar seu livro ou até um vinho.

Fotos de varandas decoradas pequenas

E aí, gostaram das ideias do post? Agora temos uma galeria cheia de ideias para todos os tamanhos de varandas e de orçamentos.

Recomendados para você: