exporevestir

Assim que o ano começa para o mercado da construção acontece a maior feira de revestimentos cerâmicos da América Latina, a Exporevestir. A feira é imensa, só as melhores marcas que atraem milhares de arquitetos e designes para conferir todos os lançamentos e tendências para decoração. E você vai poder conferir o que vai ser tendência em 2015 aqui no Muito Chique!

A arquiteta Fernanda Knopik do site ArquiDicas foi até a Exporevestir e me contou quais serão as novidades que vão transformar todos os ambientes da sua casa. Geralmente revestimos as paredes da cozinha, banheiro e da lavanderia com porcelanatos e outras cerâmicas, mas agora grandes marcas como a Portobello, Portinari, Incepa, Eliane e Biancogres decidiram apostar de vez nas áreas mais nobres da casa, salas de jantar e estar e os quartos, desenvolvendo peças especiais com relevo ou com acabamentos que imitam mármores nobres, concreto e até aço corten, que tem um tom de cobre.

Biancogres-Coleção-Wood-2
Um revestimento bonito valoriza o ambiente. (Foto: Divulgação)

Esse tipo de revestimento especial você não acha nos materiais de construção em geral, pois se tratam de peças exclusivas destinadas apenas às lojas especializadas em pisos e revestimentos. – São produtos de primeira linha utilizados nos melhores projetos, conta Fernanda.

Quanto aos formatos a novidade fica por conta dos revestimentos em colmeia ou hexagonais. Uma das coisas que ela pode perceber ao visitar na feira foi a gama de novos pisos de porcelanato que imitam madeira, todas as marcas tem suas versões de pisos em diferentes formatos e texturas. Ao olhar fica muito difícil saber se o piso é de madeira ou é uma réplica feiro em porcelanato.
Este ano as marcas trouxeram muitos revestimentos para fachadas de casas e novidades como a linha da Eliane com a tecnologia Hydrotec que tem auto limpeza só com a chuva e os raios UV, como você pode ver abaixo:

revestimento

As empresas de cerâmica têm estudado todas as características da madeira natural, ranhuras, diferenças de tonalidade, tipo de corte, criando peças idênticas aos pisos de madeira, porém com uma vantagem, sem derrubar uma árvore sequer, sendo considerados pisos que diminuem o impacto ao meio ambiente. E os pisos frios, como porcelanato, vão muito bem nas casas brasileiras tropicais e mesmo nas regiões frias é possível combinar esses pisos com um sistema de aquecimento para pisos. São fáceis de limpar e tem grande durabilidade.

Outro piso que teve destaque na Exporevestir foram os vinílicos, agora os novos modelos não precisam ser mais colados, desde que se tenha um contrapiso nivelado – alerta a arquiteta. São chamados de pisos autoportantes e são fabricados por muitas marcas como a Eucatex, Tarkett e Kapazi.

Tarkett-Pisos-Vinil
Modelo de Pisos Tarkett. (Foto: Divulgação)

Mas, para quem não dispensa um piso de madeira de verdade a Eucafloor desenvolveu um sistema em que o piso pode ser encaixado e desencaixado com facilidade, sem precisar de um profissional, ou seja, qualquer um pode colocar o piso. Já a Duratex investiu na coparticipação e chamou a Revista Casa Cláudia para criar uma coleção exclusiva chamada “Marcas do Tempo”, onde os pisos escuros de madeira laminada lembram o assoalho da casa de campo e os pisos mais claros tem efeito de pátina.

Fotos de Revestimentos Modernos

Biancogres-Coleção-Marmo

Biancogres-Coleção-Marmo-2

Biancogres-Coleção-Wood

Duratex-Marcas-do-Tempo

Duratex-Marcas-do-Tempo-2

eliane-decortilles-colmeia

eliane-decortilles-textura

Eliane-Wood

Eucafloor-Sistema5G

Portinari-Aço-Corten

Portinari-Alto-Relevo

Portinari-Marmo

Portinari-Parede-Textura

Portinari-Pastilha-Hexagonal

Estas são as principais novidades da feira que a arquiteta Fernanda Knopik do ArquiDicas nos apresentou e que prometem deixar sua casa linda e certamente #muitochique!