Você já ouviu falar em tambor decorativo? Hoje o nosso post é um especial sobre este item que pode dar um super up na decoração da sua casa. Vem com a gente!

Até algum tempo atrás eu só havia visto a reciclagem dos tambores de óleo de duzentos litros para fazer churrasqueiras. Até salvei a foto de uma bem parecida com uma que já tivemos. Desde que vi esse tipo de reciclagem já apostava na ideia dos tambores  para mil usos diferentes mas a galera do design de ambientes foi muito mais longe do que minhas ideias primitivas leigas e transformaram os tonéis em obras de arte da decoração.


Tambor decorativo

No post de hoje você irá pensar nos cantos da sua casa onde você não tem ideia nenhuma do que fazer com eles e achar utilidade para os tonéis que postarei aqui. Eles são lindos e imponentes. Dão charme e rebeldia aos espaços e mesmo sendo bem grandões, parecem caber e combinar sempre muito bem.

O melhor é que você pode usá-los de várias formas e usar a criatividade para pintá-los, revesti-los ou até mudar seus formatos originais. Pintado, adesivado ou até grafitado, ele fica lindo em qualquer ambiente! Se você sabe mais ou menos do que a gente está falando, se não faz parte da sua realidade ( vai saber, né? ) prestar atenção aos tambores por aí, vamos te mostrar um breve histórico desses latões. Assim você fica situada no assunto, combinado?

Como surgiram os tambores de aço

Os tambores começaram a surgir no século XX quando vieram para substituir os nada ecológicos barris de madeira nobre. Não demorou muito para se tornarem tão populares sendo um dos meios de armazenamento mais comuns no mundo todo. Como meio de transporte tanto para grãos como para outros produtos dentre eles o óleo, produtos químicos perigosos, e muitos outros, eles foram visados por olheiros criativos.

O material chama à atenção, que por serem feitos em aço, oferecem muita resistência e durabilidade, e podem ser reutilizados inúmeras vezes antes de serem definitivamente inutilizados. E é por isso que hoje eles estão aí, servindo como elemento protagonista de uma decoração inovadora. E ao mesmo tempo, com a sua reutilização, a natureza ou o meio ambiente agradece.

 Tambor decorativo personalizado

Aqui abaixo selecionei dois vídeos com estilos diferentes para a criação de um bar para colocar na sala. No primeiro uma mulher dá dicas de como pintou, colocou adesivo e uma fita de led que deu muito charme a peça.  Ficou bem encantador e do jeito que ela explica dá pra percebe que não é difícil ou demanda grandes habilidades artísticas. Já o segundo bar com tambor decorativo é mais para quem coloca a mão na massa sem medo e adora construir suas próprias peças. Esse vídeo eu dedico ás leitoras habilidosas desse blog, viu? Assistam os dois e vejam como pode ficar lindos os tambores decorativos a partir do zero.

Como fazer um bar com tambor decorativo reciclado

 

Como fazer um bar de tambor reciclado – com prateleiras


Onde comprar tambor decorativo

São muitos os endereços da internet para quem quer compra um tambor decorativo. Os valores são a partir de R$ 250,00 o basicão, só pintado e com adesivos. Caso você queira outros detalhes como prateleiras, led, outros esquemas que o deixem mais personalizado prepare-se para que esse valor suba.

Tem alguns sites dedicados somente à venda de tambores decorativos. O que facilita bastante para quem quer encomendar um com a logo da sua empresa, bar ou com o tema da sua decoração. Existe uma oferta mais restrita em sites como o Mercado Livre, Elo7 e Olx. Os tambores com marcas famosas como Jhonny Walker, Heineken e outros desse tipo são fáceis de achar. Uma ideia nesse caso é comprar o tambor básico e colocar os adereços por vocês mesma. Pode ver naquele vídeo que coloquei acima que mandar cortar o espelho pra fazer o bar e instalar a fita de led não é tão difícil.


Tambor decorativo nos ambientes

Como ele é resistente pode ser usado tanto em ambientes internos : sala, banheiro, cozinha, quarto das crianças, do casal,  ou externos : jardim, entrada da casa. A sua necessidade é que coloca o tambor decorativo no lugar dele. A peça é democrática e vai desde uma decoração mais simples até uma bem mais sofisticada. Nas fotos temos vários desses exemplos!


Tambor decorativo com prateleiras

Não esqueça que ao usar o tambor como apoio ele também pode ser usado como guarda-tralhas porque a parte interna dele é bem grande. Use como criado mudo e coloque dentro os edredons, toalhas e outras coisas que estão aí ocupando espaço no armário à toa. Nem me fala porque é tanta toalha que eu tenho que adoraria um desses só pra ter um pedação do meu armário de volta para minhas roupas.


Tambor decorativo para o quarto

Ele pode ser usado como criado mudo no quarto do casal, do homem solteiro, da mulher e sempre com decorações que complementem o ambiente do quarto. Ele fica um pouco mais alto do que a maior parte dos móveis usados nesse ligar mas não esqueça que pode ser cortado ao meio e contemplar os dois lados da cama apenas com um tambor. Que tal?

Mais ideias para quartos:


Tambor decorativo para sala

Na sala este é um item bem legal, pois pode servir de apoio ao abajur, ou a outros itens decorativos, pode servir como mesa, pufe, e até como poltronas e um sugestivo bar.

Mais ideias inspiradoras para a sua sala:


Mesa de Tambor decorativo

O uso mais comum dele é esse. Mas seja criativa e faça mais do que usar dessa forma. Na sala de jantar ainda pode servir de base para tampos de mesa, garantindo sempre um visual despojado e interessante.


Tambor decorativo como pia de banheiro

Serve super bem  de apoio para a pia, como armário. Na verdade, este é um item bastante versátil que pode ser usado em vários ambientes como uma decoração despojada e moderna.

Mais ideias inspiradoras para o seu banheiro:


Tambor decorativo no jardim

Como falei ali acima ele fica bom em áreas internas e externas. Decore seu jardim com um tambor bem surpreendente e dê cara nova para esse lado externo da sua residência. Vale colocar a mão na massa e fazer uma reciclagem daquele tambor que estava lá jogado e que estava bem sem graça. Dê um pouco de cor à ele e veja que lindo o resultado pode ficar:

Mais ideias para seu jardim:


Tambor decorativo pequeno

Se você ama decoração com tambores, mas não dispõe de muito espaço, você pode optar pelos tambores menores. Eles são lindos também, causam o mesmo impacto na decoração e cabem em cantinhos menores. Ideal para salas pequenas ou quartos. Podem ser usados no quarto como criado-mudo e na sala como uma mesinha de apoio.


 


Tambor decorativo grande

Se você possui um espaço bem amplo e quer dar um toque de charme, pode apostar em um tambor grande para preencher este espaço com muito estilo. Os tambores grandes são ótimos para servir com mesa de apoio, podem ser usados com barzinho para colocar taças e bebidas e também podem ser usados como uma mesinha para colocar aquele porta retrato que você gosta e um bonito abajur. Pode ser usado em diversos locais, mas normalmente é bem usado em salas, cozinhas e quando o espaço é amplo, em quartos também. Além destes ambientes residenciais, os tambores também são super usados como mesas de barzinhos e em ambientes com decoração mais hype, vide imagem abaixo.


Fotos de tambores decorativos

São muitas as possibilidades para essa peça. Espero que as fotos e as ideias aqui descritas possam ter te ajudado na escolha de algo eficiente para decorar e dar charme e estilo a sua casa. Decorar a casa também é um ato de amor, pra gente mesma e pra nossa família. Veja um pouco mais de inspiração com tambores decorativos nas imagens abaixo! E se quiser viajar ainda mais no mundo da decoração, dá um pulinho lá no Pinterest para ver o monte de ideias com tambores decorativos para decorar cada cantinho da sua casa!

Recomendados para você: