As plantas suculentas vem cada vez mais conquistando o coração dos apaixonados por decoração!

O post de hoje vai dar vontade de morder e você vai ter que se segurar do lado de lá porque aqui foi difícil manter a linha com tanta fofura em forma de planta. As suculentas, essas plantas de folhas gordinhas que ilustram o texto,  são ótimas para quem sempre quis ter uma plantinha e não levou  a ideia adiante por vários motivos. Hoje não tem como não sair convencido daqui sem já escolher suas mudinhas. Elas são maravilhosas!

suculentas-decoracao-casa


Plantas suculentas

O maior motivo que leva alguém a desistir de ter uma planta é a falta de espaço e as suculentas cabem em qualquer espacinho mesmo.  Elas podem ser cultivadas em espaços mínimos como xícaras ou até mesmo dentro de uma concha pendurada na parede.  Em várias fotos você poderá se surpreender em como elas podem ser compactar e ganhar um espaço pequeno aí na sua casa. Muita gente deixa sua plantinha na pia do banheiro, que tal?

suculentas

suculentas


Cultivo de suculentas

É sempre bom ter um pedacinho da natureza em casa e quem sempre ligou esse fato ao cultivo ou de flores ou de temperos pode mudar de ideia. Outro fato também é esse tipo de planta  que exige muitos cuidados pode não ser a melhor opção para um dono inexperiente, mas as suculentas proporcionará a deliciosa sensação de conviver com plantinhas no lar, sem correr o risco de ele não resistir à sua rotina. Porque as vezes a planta é que desiste do dono, não é?

4d80ecc7df3c274db86a4c34c29cd185


Vantagens do cultivo de suculentas em casa

Se você convive com alguém que cuida de jardim sabe que volta e meia tem que estar com a tesoura na mão podando folhas e galhos velhos. Quando as suculentas crescem, elas não perdem sua forma característica e não precisa podar. As versões pequenas da planta não precisam de nenhum tipo de corte. Das míni as de grande porte, todas conseguem viver em vasos. Quando o espaço acaba, a planta estaciona o crescimento, mas o ideal é substituir os vasos por outros maiores, para que a planta possa crescer. Viram como só existem vantagens em criar essas fofurices?

5ab46c22c69747218d3a6326fc7c14c8


Quanto custam as suculentas?

Outro aspecto muito interessante na hora de escolhermos nossa plantinha é o preço e a variedade de tipo de suculentas. Elas são facilmente encontradas nas seções de plantas dos supermercados grandes. Claro que varia de rede pra rede mas dá pra encontrar  mudinhas entre R$2,50 (mini suculenta) e R$6,00 (plantinha maior). Outra pedida para quem gosta de conforto é pedir suas plantinhas on line pela loja  Cactos Brasil (http://cactosbrasil.com.br/) .

decorar-com-suculentas-09


Decoração de festas com suculentas

As suculentas estão na última moda em decoração de mesas de casamento, buquês de noivas e até na decoração dos bolos nesses eventos. Vale a pena espiar com atenção a galeria de fotos no final do post se você está em busca desse tipo de dicas e inspiração.

decorar-com-suculentas-06


Dicas de cuidados com as suculentas

Para cuidar das suas suculentas as dicas são muito simples e vão de encontro a quem tem uma rotina movimentada sem chance de parar para regar plantas e fazer mudança de vaso. Imagine ter uma planta que não gosta de ser regada?  Elas não precisam ser regadas com frequência porque assim como os cactos, as suculentas são originárias de clima árido, quase seco. Nesse sentido, elas são bastante resistentes ao calor, algumas possuem pelos nas folhas e outras um tipo de cera, esses mecanismos são a sua maneira de evitar que a água evapore.

decorar-com-suculentas-10


Quantas vezes devo molhar as suculentas?

As suculentas são plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas. Essa característica permite o armazenamento de água durante períodos prolongados e em quantidades muito maiores do que nas plantas normais. Por isso, elas não são fãs de água em excesso. Os especialistas indicam molhar uma vez por semana no verão e, no inverno, a cada 20 dias. O excesso de água pode apodrecer a raiz.

Qual o ambiente ideal para as suculentas?

Essas plantas gostam de áreas iluminadas. Certifique-se de escolher um espaço que a luz chegue até ela, mesmo que seja de forma indireta. Algumas espécies não gostam da luz direta e queimam. E uma dica muito importante: para durar, o vaso precisa ter dreno (aquele furo embaixo), que permite que a água escoe.

decorar-com-suculentas-04


Vaso para colocar as suculentas

Essas plantas se dão melhor em vasos de barro ou de cerâmica, quando impermeabilizados e pintados. Os vasos de fibra de coco também são boas opções, já que permitem às raízes se desenvolverem melhor. Porém, é possível fazer arranjos com espécies diferentes em grandes vasos de vidro. A vantagem da planta ser cultivada em vasos de cerâmica é porque assim ela se mantém molhada por mais tempo. Caso a única opção sejam os vasos de plástico,como cuidar de suculentas vai exigir que você faça regas mais abundantes, pois esse material prejudica a absorção de água pela planta.

Vasos criativos para suculentas

Olha só quantas ideias incríveis de vasinhos fofos para decorar a sua casa!

vaso-suculentas

Onde encontrar: Modelo 01 | Modelo 02 | Modelo 03 | Modelo 04 | Modelo 05 | Modelo 06 | Modelo 07 | Modelo 08


Suculentas para cada espaço da casa

A variedade de tamanhos da família dos cactos permite que você tenha um na sala de seu apartamento ou em um enorme jardim.Elas sempre cabem na nossa vida e na nossa casa ( e no nosso coração, fiquei emotiva! )  Dos míni aos de grande porte, todos conseguem viver em vasos. Quando o espaço acaba, a planta estaciona o crescimento, mas o ideal é substituir os vasos por outros maiores, para que a planta possa crescer.

f713ba18b2bd42cac166e82dd8f5531f


Em que terra eu planto as suculentas?

O substrato ideal para as suculentas é a composição de terra adubada  e areia de construção, na proporção de 2:2, ou seja, duas partes de terra para cada duas partes de areia. A terra tem que ser bem levinha, sem torrões, para drenar bem a água. Se desejar, misture uma parte de perlita (umas pedrinhas brancas bem leves e pequeninas) ao solo.

f41303048816c3fc170094cdcffc3e65


Como tirar as suculentas do vaso de plástico?

É comum comprar as suculentas em vasos de plástico, para transferi-las ao novo vasinho tenha alguns cuidados: remova as folhas que estiverem secas, aperte o vaso pelo lado de fora, segure o vaso pela base e retire todo o torrão. O segredo é apertar bem o vaso para facilitar a retirada. Depois é só colocar no novo vaso já preparado, dando uma ajeitada na terra ao redor e por cima com as mãos.

vaso-suculenta-7


Dicas pra ter suculentas bem lindas em casa

O cuidado com as regas é o segredo para ter cactos e suculentas sempre bonitos e saudáveis. No verão, uma rega por semana é o suficiente. No inverno, regue no máximo uma a duas vezes ao mês. Molhe apenas a terra. Evite que a água caia sobre as folhinhas, pois elas podem apodrecer.

Sabia que existem adubos e fertilizantes específicos para cactos e suculentas. Procure nos quiosques de plantas, supermercados e lojas de jardinagem. É só seguir as instruções da embalagem e as plantinhas vão adorar! Nunca utilize a areia da praia, pois ela contém altas doses de sal.

decorar-com-suculentas-12

Você pode reunir em um único vaso mais de uma espécie. Para isso, agrupe plantas que tenham os mesmos gostos de água e sol e preste atenção para não deixar que as suculentas maiores façam sombra nas menores. Se for preciso, vire o vaso de tempos em tempos, para proporcionar o crescimento por igual.

decorar-com-suculentas-11

A finalização com as pedrinhas é essencial para as suculentas, pois tem o objetivo de reter a umidade e prevenir  a compactação do solo.

Suculentas precisam de sol e luz indireta. A maioria prefere sol direto, mas muitas preferem luz indireta, ou apenas algumas horas de exposição ao sol. Pesquise as espécies que você escolheu e ofereça o ambiente ideal.


Tipos de suculentas

A seguir uma lista de nomes de suculentas para você basear suas buscas pela plantinha ideal .

  • Planta-jade (Crassula argentea) – suculenta de até 3 m / floresce no outono e inverno
  • Echevéria-baby (Echeveria derenbergii) – suculenta de até 10 cm / flores na primavera e verão
  • Echevéria (Echeveria glauca) – suculenta de até 20 cm / flores na primavera e verão
  • Gastéria (Gasteria verrucosa) – suculenta de até 10 cm / flores na primavera
  • Planta-fantasma, Crássula (Graptopetalum paraguayense) – suculenta pendente de até 50 cm / flores no verão
  • Aortia (Haworthia cuspidata) – suculenta de até 6 cm / flores quase o ano inteiro
  • Huernia (Huernia Keniensis) – suculenta de até 10 cm / flores quase o ano inteiro
  • Planta-pérola (Haworthia margaritifera) – suculenta de até 15 cm / flores na primavera
  • Kalanchoe, Flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana) – suculenta de até 30 cm / flores quase o ano inteiro
  • Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa ) – suculenta de até 60 cm / flores no verão
  • Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) – suculenta de até 60 cm / flores no outono e inverno
  • Carpete-dourado (Sedum acre) – suculenta de até 30 cm / flores no verão
  • Dedinho-de-moça (Sedum burrito) – suculenta pendente de até 40 cm / flores na primavera


Fotos de suculentas

Quer ver mais? Confere aí muitas plantinhas para te inspirar e veja também um outro post que falamos sobre terrários com suculentas, tem ideias maravilhosas!

suculentas-1024x768 suculentas05 suculentas03 junia_andres_w456x900 suculentas01 suculentas02 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-15 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-13 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-14 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-12

????????????????????????????????

ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-6 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-7 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-3 ideias-para-voce-usar-suculentas-na-decoracao-1 fbb835797faf87d5c6619e3c5f59c885  f41303048816c3fc170094cdcffc3e65 faddcf083597364c583f03efe16e6db2 e698d21a60eec1cd713e2e6d2e6e1440  d6da1d4bbb78a31814bb299390a73a9b c67b0089094363339766a34ad45d2cd7 bf084c56098dd3cd1559b7c8d96650ca b1745a4415dae10c13d9d7f91fba33a4 58316944858358604d4cd340b9706ef8 b1ac506c22466a1e27304ecf7441a41b b509109cff2943f704c6f4fa66f7c3c5 ba5ef14d99fd54d8dcfa733901ce0fc4 b1cd743eb17c6fea796d38c10acfec78 7830714a718784c844d532bdf1e30ddc 4389102dddcc9bae31757d42cf24eca2 482147b875a3d8880eed3959bc4f5130 41170f3b8bd4db78f6f37d4548a74728 2985c714c6ebd0db4d68f651b36f3685 3212b0c2b4e7b98b403695599673a98e 68111b2878f4ac974c6c94fd672720ad 4401e9b888efca9eb1fefeefff61ac31 333029c2b454c5e2021fbed2d4fc0f42 340e6b53e3136a5bce39e3b1a75f4fcc 165b33b3191e0ce5c0c4672167846566 97e15986c00eac6afa149a20690cf80a 88c0b00d33f98d5091d6681ecb5f2d8f 86adf7471e9d9944eb8d3a74c3fb3cc1 18b491424b4ad824b84a46cfe57b2a1c 40fb2a379c3f9c1c6fd3fec79da92ef6 77af28ded894545dbab6f89cfa587c91 9ed07357dc85c896d1499a71620afd2f 7d59b1a48274f60bfd20b742b4afcf46 6e261e6e423b9d7ceb4da8557a188159 5c6c8ae64a8d1ab662ff92c475af7d37 5dcdf6230265766a0e9dbf35b36e4e98 6cd19daa32a22bbf54c352d085abe187 5ab46c22c69747218d3a6326fc7c14c8 4d80ecc7df3c274db86a4c34c29cd185 2e2b3790770bd0ad940829f4805b1ab9 0fe19abd3dded6cc3cf0fc4addddf7cc

Recomendados para você: