O post de hoje é  sobre uma tendência forte no mundo da decoração infantil que já ganhou muito espaço no exterior e cresce a cada dia por aqui, o quarto infantil preto e branco.

O que você acha sobre essa tendência? Muitos arquitetos e mães ( e até arquitetas que são mães, haha! )  acham que essa combinação pode resultar um  visual pesado, outra acham que é sério ou adulto demais para quartos de crianças, mas o fato é que, assim como na moda, o preto e branco é uma combinação clássica, sinônimo de elegância. Ainda para alguns ele é minimalista e charmoso, para outros, as cores não combinam com criança.

Sabemos que essa ideia pode soar meio esquisita, e a primeira vista soou por aqui pela edição do Muito Chique também, afinal estamos muito acostumados com esse cômodo em cores clarinhas, né? Mas ao ir olhando detalhe por detalhe das fotos  que a gente separou pra você colocar essa ideia da cabeça. De quebra, ainda têm algumas dicas pra te ajudar a pensar elementos que tenham tudo a ver com sua criança.

Mas afinal qual o segredo e a medida certa para que fique bonito, classudo e ao mesmo tempo infantil. O segredo para se decorar com este estilo é abusar do branco e pontuar os elementos em preto, assim é certo o resultado esperado. Ou seja, o preto é o elemento surpresa, o destaque, o que ” faz a graça do ambiente” .

Diferencial no quarto Preto e branco infantil

Outro item importante neste tipo de composição – Preto e branco –  é que o uso da madeira na cor natural é restrito, quase ornamental, utilizado apenas nos móveis em que se deseja dar destaque ou ênfase. E a mistura com elementos naturais complementa bem este tipo de decoração. Use e abuse do branco mas pegue leve na madeira que se faz presente na maior parte dos quartos comuns ( não decorados ou com temas mais livres como ” quarto cores “, por exemplo ) .

Atenção aos detalhes na hora da decoração

A parte mais importante na hora de montar um quarto infantil preto e branco é você lembrar que os detalhes fazem toda a diferença. Tire um tempo para pensar em pinturas diferenciadas, texturas que podem animar seu pequeno, estilos de cadeiras e/ou móveis que podem fazer com que sua pequena se sinta mais especial
Acrescente a cor cinza

Se quiser manter tons monocromáticos, mas incrementar um pouco a decoração acrescente a cor cinza. Ela gera um efeito degradê muito bacana ao ser combinado com o preto e o branco.

Estampas no quarto preto e branco infantil

Algo muito divertido no tema preto e branco é que as estampas não precisam coordenar, pode-se usar estampas geométricas com estampas mais orgânicas sem nenhum medo.

Quarto Preto e Branco para Bebês

E quem disse que não dá para usar preto e branco no quarto dos bebês? Dá sim! E de uma forma delicada e minimalista, a decoração dá um ar moderno.

Berços brancos abrem a possibilidade de peças pretas para a decoração, já os berços pretos, são o destaque do quarto.

Investir em tapetes com as cores também pode ser uma opção bem legal e que não poluirá tanto o ambiente.O segredo é  usar objetos que conversem com esse universo lúdico, como o pôster de coelhinho e os bichinhos fofinhos (que, claro, não podem faltar em nenhum quarto de criança .

Como aumentar o espaço no quarto preto e banco infantil

Em espaços menores, evite o preto de modo predominante, como uma parede inteira nessa cor. Isso cria um contraste forte e reduz a percepção do espaço. Por isso, ao optar em fazer um  quadro negro sempre marque um retângulo, sem que o mesmo encoste no teto ou no chão; assim, ficará lindo sem causar a sensação de visual pesado.

O toque neon faz toda a diferença no quarto preto e banco infantil

Se não quiser ficar com um  resultado tão monocromático, mas mantendo a tendência “Black and White”, cores com um  toque neon dão o complemento certo à composição, tais como o amarelo neon ( a cominação ideal para meninos ), o pink ( a preferida das meninas e bem fácil de capta elementos ) , ou até o verde-água.

Supervantagem do quarto preto e banco infantil

Economia! Essa combinação pode acompanhar o desenvolvimento da criança, e combinando com a faixa etária, apenas mudando os objetos de decoração. Ou seja, o mesmo quarto – e a me$ma obra – serve desde bebê até a adolescência apenas mudando itens de decoração.

O berço branco pode dar lugar a uma cama infantil preta. Depois os ares infantil com bichinhos podem se transformar em elementos infantis de desenhos animados e por fim toda a graça da adolescência sendo simplificada em elementos dessas duas cores.

Vantagens da parede preta no quarto preto e branco infantil
Quer ver um outro motivo pra você aceitar a parede preta? Se a tinta usada for fosca, ela pode virar um quadro negro! Isso significa que os filhotes vão poder deixar a imaginação voar solta e, quando quiser limpar, é só passar um pano úmido (e a parede do corredor vai estar a salvo!).

Tudo bem, continuou achando a ideia demais pro seu gosto? E que tal se a parede for pintada só até uma certa altura. Uma outra ideia é pintar a borda em chevron (o bom e velho zig-zag). Diz se não fica parecendo que o quarto está cercado por uma cadeia de montanhas?

Usando papel de parede no quarto preto e branco infantil


Outra maneira de trazer a cor para as paredes sem pintá-las completamente é contando com a ajuda do nosso queridinho: o papel de parede. Você pode comprar um pronto ou simplesmente fazer você mesmo, como a gente bem gosta. Saca só um jeito bem facinho de fazer seu próprio estêncil 😉 Uma dica é apostar em formas mais simples e infantis, como nuvens, gotas, estrelas e montanhas.

Caso não curta as paredes pretas : Vá de branco!


Se nenhuma dessas ideias te convenceu muito e você continua achando que preto deve ficar longe das paredes, mas gostou da ideia de montar um quarto nessas cores, você pode deixar as paredes branquinhas. O preto pode entrar nos objetos que também dá certo.

A maioria das pessoas acredita na máxima de que quarto infantil precisa se extremamente colorido. Embora algumas pesquisas defendam que as cores estimulam o olhar da criança, despertando interesse e atenção, nós acreditamos que o mesmo efeito pode ser criado com um pouco de texturas, formas e brincadeiras na decoração.

Espere a criança se adaptar às mudanças

Mudanças não são fáceis para ninguém. Ainda que sejam boas, todo mundo precisa de um tempinho para se acostumar e adaptar a nova fase que a vida reserva.

O quarto vai ficar lindo e te deixo com uma galeria maravilhosa e absoluta de quartos preto e branco infantis pra você se inspirar e sair anotando tudo!

????