Como ter um quarto lindo gastando pouco? Nós ensinamos tudo neste post! Veja algumas ideias que você pode fazer aí na sua casa e da um up no visual do quarto!

Amo escrever sobre decoração e criar os posts desse assunto aqui no blog mas confesso que as vezes vejo que as ideias não são para todos, principalmente por conta dos valores que envolvem os projetos e a obra. O post de hoje é para quem quer ideias práticas e realistas de mudanças no quarto. Coisas que qualquer pessoa poderia fazer com um orçamento razoável e usando pouca ou nenhuma mão de obra. Vou chamar esse texto de dicas práticas para mudar a cara do seu quarto mas poderiam ser dicas econômicas também. Espero que você goste e aproveite!

Parede de Fotografias

Se você vive tirando fotos com seu celular vai ter um canto especial para colocar sua coleção e o melhor, como está sempre registrando novos momentos, terá uma parede que mudará com frequência e será sempre novidade. Acabamos não tendo o hábito de imprimir as fotos que postamos no Instagram mas isso pode mudar.

Providencie algumas molduras bonitas e ache um lugar que imprima fotos com qualidade na sua cidade. Depois disso é só ir trocando quando cansar. Pode presentear as pessoas que gostarem das fotos e elogiarem a sua parede, que tal? Fotografias de que? De tudo! Paisagens, pessoas, animais – tudo será importante e especial para juntar à sua galeria de fotos, assim, as inspirações estarão sempre renovadas e atualizadas.


Combinações de cores

Saia do padrãozinho e ouse pintar as paredes com diferentes cores deixará o seu quarto mais criativo. É claro que esta escolha pode variar dependendo da opção: mais sóbrias, alegres ou modernas, dependendo da composição. Isso também vale para o quarto das crianças que pedem cores alegre que têm a ver com o espírito delas. Se a ideia, por exemplo, é deixar o quarto mais amplo, as cores claras serão perfeitas para esse efeito. Se o intuito é trazer vibração, contrastes com cores vivas como laranja e vermelho,  serão ótimas opções.

Você também vai amar estas ideias:


Papel de parede

O brasileiro ainda pega leve no papel de parede mas ele já é a realidade de quem usa os serviços de decoração de ambientes e no exterior. Os estampados dos papéis de parede encontram-se em inúmeros temas e  algum atenderá as suas preferências. Cores, efeitos, desenhos e outras boas opções podem ser escolhidas para deixar o seu quarto ainda mais interessante. Eu amo listras e venho adiando a ideia de colocar listas na parede da minha cabeceira. Quem sabe não me animo depois desse post?


Parede de tijolos

Os tijolos em argila trazem a característica de tornar os ambientes mais aconchegantes e acolhedores. Não estou dizendo que a sua casa precisa ficar com cara de cantina italiana mas este efeito rústico é  perfeito para quem prefere decorações simples somadas a pequenos elementos modernos.

Os tijolos aparentes combinados com luminárias modernas em aço escovado compõem de forma muito eficiente o ambiente. Fica roots e chique ao mesmo tempo. Eu adoro!


Espelho emoldurado

Quartos pequenos? Sai metendo espelho pra ampliar. Eles são ótimos acessórios para espaços pequenos. Com eles, o quarto ganhará a sensação de maior profundidade e a iluminação ficará melhor distribuída. Além disto, a escolha por uma peça emoldurada valorizará a elegância na decoração do espaço.

A gente ama espelhos, não ama? Essa peça cai muito bem como elemento decorativo, funcional e que ainda ilumina.


Estive trabalhando junto com uma arquiteta recentemente e ela faz quartos infantis temáticos. Surf, espacial, cores, alfabeto. Para cada criança ela escolheu um mundo rico em detalhes que deixam a criança encantada. Não só a criança, eu também fiquei. Porque não escolher um tema para o seu quarto e ir criando em cima dele? Fica mais fácil encontrar elementos se você souber bem o que busca.

As ideias podem variar bastante segundo o dono do quarto mas pode ter a ver com a personalidade, com o esporte que pratica, profissão, país que gosta mais ou até temas abstratos como listras. Quando um novo período surgir, basta renovar facilmente o tema explorado. Gostaram?


Adesivos em vinil

Essa moda chegou há alguns anos e ficou. Que bom, afinal os adesivos são baratos, fáceis de limpar resistentes a umidade e personalizáveis. Os adesivos de vinil são, sem dúvida, excelentes alternativas para decorar as suas paredes.  Escolha algo que tem a ver com você e encomende em uma loja que produza o material de boa qualidade. Facilmente achamos nos shoppings.


Cor pastel

Elas também têm vez! As cores pastéis são excelentes para a composição de um espaço que respire tranquilidade e relaxamento. Não incomum é a escolha destes tons para quartos infantis, por exemplo. Escolha os tons com que mais se identifique e adicione personalidade ao seu ambiente.


Invista em arte

Quadros e peças de arte como esculturas,  são muito comuns  na decoração de salas de estar. Contudo, não é preciso restringir estas escolhas a um único ambiente. Explore possibilidades que ofereçam criatividade e personalidade ao seu quarto. Certamente, ele será um espaço ainda mais interessante. Um quadro bacana que você gostou ou uma gravura maravilhosa por um bom preço? Leve pro quarto.


Toque rústico

Elementos rústicos, como pedra e madeira são ótimos para deixar o quarto mais aconchegante. Escolha entre revestimentos naturais ou imitações com textura para renovar o seu quarto e deixá-lo ainda mais incrível. Eu particularmente sou muito fã de decoração rústica para sala mas pro quarto também orna e fica maravilhoso. Caso você more em um apê de um cômodo conjugado fica mais incrível ainda.


Cimento aparente

O cimento aparente tem ganho cada vez mais espaço nas decorações contemporâneas. O ar fica moderno e o conceito é maravilhoso: simplicidade. Com esta opção, os ambientes ganham características rústicas e industriais, o que pode ser interessante para reforçar a personalidade do morador. A principal dica é adicionar elementos de cores diferentes, como preto, branco ou toques coloridos para que o quarto não fique visualmente muito frio.


Jogos de luz

Utilize luminárias  de mesa ou de chão com lâmpadas direcionadas para criar efeitos ou valorizar a textura nos revestimentos do seu quarto. A mesma ideia será ótima também para valorizar objetos de decoração nas paredes. Inove sem medo porque fica show.


Uso de cores vivas

Cores, muitas cores! Cores vibrantes são ótimas para deixar os ambientes mais criativos e interessantes. Adicionar pequenos contrastes ou adesivos será perfeito para um quarto mais charmoso e cativante. Tinta vicia, viu? Quando você sai do branco começa a vivenciar a possibilidade das cores no quarto e não para nunca mais.


Jardim vertical

A notícia é boa, as plantas filtram o ar de ambientes fechados. Além disto, são ótimas para proporcionar conforto acústico e térmico nestes espaços. A opção por um jardim vertical, utilizando as paredes será sem dúvida, uma escolha da qual você não se arrependerá. Se jardinagem e arte não são muito a sua praia, peça ajuda.


Uma cabeceira diferente

Se não tiver uma cabeceira de cama e não tiver disponibilidade financeira para comprar uma, faça você mesmo a cabeceira da sua cama! Pode fazê-la de mil e uma maneiras, uma delas é fixar à parede umas tiras de madeira e pouco mais. É fácil, rápido e super econômico. Além disso, dará ao seu quarto imensa personalidade.


Uma prateleira com quadros

As prateleiras são amigas da decoração, de qualquer divisão (cozinha, casa de banho, quarto, sala de estar e de jantar). São bastante acessíveis e existem em diversos tamanhos e cores. Opte por colocar uma prateleiras, numas das paredes do seu quarto, tanto pode ser por cima da cama ou noutra parede. Pode enfeitá-la  quadros, molduras com fotografias suas, santinhos, velas ou flores, por exemplo.

E aí, curtiram as dicas do post?

Recomendados para você: