Hoje em dia, ou falamos com saudosismo do passado ou exaltamos as maravilhas da modernidade, não é mesmo? Mas a verdade é que cada época tem as suas coisas boas. O tema desse post seria completamente estranho há alguns anos, quando escritórios eram com paredes brancas com decoração sóbria, para que passasse seriedade. Era isso ou aquelas antiquadas decorações em madeira de cima à baixo. No mundo da decoração especializada em escritórios existe atualmente uma infinidade de possibilidades, e quem disse que é mais fácil escolher quando temos muitas opções?  Busquei algumas dicas de quem entende do assunto para te ajudar nessa escolha.

Papel de parede para escritório

Escolher uma cor, tema ou estampa para o papel de parede para o escritório, tem que partir do seu ramo de atividade. Se você tem uma empresa que trabalha com confeitaria, convenhamos, será bem diferente de um escritório de engenharia civil. Comece delimitando o que tem a ver com você e seus clientes. Pense em algumas questões específicas como:

  • Recebo clientes pessoalmente no meu escritório?
  • Qual o perfil e idade desses clientes?
  • Como é a minha equipe de trabalho?
  • Trabalho mais com criatividade ou preciso estimular a concentração?
  • Meu escritório é na minha casa ?
  • E mais, o que eu quero sentir nesse ambiente que estou decorando?

Com essas respostas na mão podemos passar para o próximo passo que é:

Como escolher o papel de parede para escritório?

Sabendo os sentimentos, sabendo o perfil de quem vai estar no ambiente eu posso agora, de fato, olhar as estampas e cores já com uma ideia mais definida do que escolher.

Profissionais especialistas em emoções e cores têm definidos padrões que combinam com determinados estados de humor.

Por exemplo, se você é uma nutricionista e trabalha basicamente prescrevendo dietas para pessoas que querem emagrecer, não deveria jamais escolher papéis de parede ( nem elementos decorativos ) nas cores vermelho e amarelo combinadas.  Essa combinação, segundo pesquisas científicas do ramo, estimulam o apetite, sendo essas as cores escolhidas pela rede McDonald´s, por exemplo. Então como acertar e não cometer nenhuma gafe? Como escolher ?

Veja a paleta de cores que tem a ver com o seu negócio, com seu gosto pessoal e parta dessas cores para a escolha da estampa e textura. Peça ajuda se não se sentir confortável. Mostre as fotos que selecionar para possíveis clientes seus, amigos, parentes e pergunte sobre o que sentem ao olhar para aquele ambiente. Se sentem seguros? Confortáveis? Criativos?

Dicas para escolher o papel de parede para escritório

Como já decidimos no primeiro passo sobre o ramo de atividade  e quem vai passar por ele, chegou o momento de falarmos do tamanho da parede que receberá o papel decorado. Quantas paredes? Todas? Uma parede de fundo? Uma parede lateral? A parede da entrada? Como é a iluminação do ambiente?

Depois de pensar e analisar todas as situações anteriores saiba que não é uma decisão tão fácil. Uma análise nas medidas do ambiente pode ajudar a clarear as suas ideias. Se o ambiente é pequeno, use e abuse das estampas pequenas, elas dão a impressão de amplitude. Caso o ambiente tenha pouca iluminação natural, opte por cores claras. Caso não abra mão de estampas em preto – muito comum em ambientes de trabalho – combine com outras cores mais claras, uma opção P&B pode ser uma excelente opção.

Papel de parede ideal para escritório

Parece que já estamos bem avançados na escolha, afinal já sabemos para quem, quais sentimentos despertar com a escolha das cores,  decidimos a paleta, qual o tamanho do ambiente e qual o número de paredes iremos aplicar o papel. O que falta? A estampa! Pequenas e delicadas combinam com ambientes menores, com uma parede apenas, com equipes de trabalho e clientes majoritariamente femininos. Flores, folhas, ramalhetes e estampas que remetam à elementos da natureza combinam muito bem com as ideias que levantamos aqui.

Listras em duas cores, como P&B, dão ideia de espaço delimitado, seriedade, justiça e retidão. Combina com seu negócio? Então escolha as cores e saiba que nunca sai de moda.

Seu ramo de atividade tem a ver com sustentabilidade? Que tal um papel de parede que imita madeira. Fica lindo, complementa sua ideia de trabalho e de quebra não derrubou nenhuma árvore. Consciência tranquila e decoração harmônica em uma só escolha, não é? Falando em imitações, chegamos ao meu estilo de estampa em papel de parede preferida: os tijolos aparentes.  Elas aliam a ideia de decoração industrial – onde muitos elementos podem ser combinados com facilidade, adequados à todos os bolsos – ao conforto. As estampas de tijolos aparentes já existem em várias cores e ficam maravilhosas nas paredes de vários segmentos de atividade.  Pode seu escritório de administração, pode ser em um home office charmoso e muitos outros.

Ideias em estampas para papel de parede de escritório

  • Ondas – criam a ideia de movimento e isso é excelente para o ambiente de trabalho. Energia, circular ideias, não estagnar! Tem a ver com você? Essa pode ser a sua opção.
  • Desenhos grandes – escolhendo uma forma harmônica de dispor os móveis, essa opção pode ser uma atração do seu escritório. Uma torre, aviões, paisagens, rostos e o que mais você escolher para se tornar o centro do seu escritório. Essa decisão é difícil de ser tomara mas existem muitos escritórios super bonitos que acertaram em cheio nessa opção.
  • Mapas – tanto coloridos ou preto e brancos, fica muito moderno e bacana.
  • Letras e palavras – Jogue com ousadia nessa ideia de decoração.

Onde comprar papel de parede para escritório

Escolha o papel de uma marca de confiança. Acabamentos e qualidade são tão importantes quanto tudo que já falamos acima. Quando for aplicar não economize na escolha do profissional ou empresa. É onde a ideia, a escolha e todos os outros passos serão realmente realizados.