Os lofts são uma demonstração bem clara de como somos adaptáveis quando a questão é moradia. Vocês já se mudaram muito na vida, como eu? Já perdi as contas. Também demonstra como os ocidentais prezam pelo espaço e acabam se tornando muito criativos quando o assunto é esse. A verdade é que inicialmente esse tipo de espaço era uma gambiarra residencial. “Não temos espaço para construir uma casa enorme? Sem problemas, vamos adaptar esse galpão, fazer ajustes na planta e morar nele da melhor maneira possível.” Claro que esse é um diálogo imaginário mas que pode ter acontecido quando alguém precisou morar e só tinha mesmo um depósito, sótão ou galpão disponível.

O que significa loft?

O nome loft vem daí mesmo, a palavra em inglês significa ” sótão ou depósito “. Essas adaptações começaram em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e é por isso, que mesmo em português ficou sendo loft. Loft é loft em qualquer lugar do  mundo. A localização deles também era mais afastada do que as áreas residenciais consideradas ” bacanas ” e isso também foi sendo adaptado junto com a história desse tipo de residência.

Quais as vantagens de morar em um loft?

Mas Lara,  quem ia querer trocar um apê pequeno bem localizado por um loft em um local afastado? Aí é que entra todo o charme da coisa. Esse surgimento, dos depósitos e galpões afastados transformando-se em sinônimo de maravilhosos lofts que temos hoje, se deu basicamente porque quem optou por sair dos centros movimentados e fazer esse movimento de saída, foi uma galera muito interessante.  Jovens artistas em busca de espaço para seus estúdios, para apresentar sua arte, para receber clientes; Intelectuais descolados, com pouca grana e muito estilo; estilistas que precisavam começar suas grifes e modelagens; e mais um monte de gente legal e bacana que foi adaptando tão bem a ideia do espaço livre, sem paredes que se tornou o sucesso que é hoje.

O que esperar de um loft hoje em dia?

E como são os lofts hoje em dia e, principalmente, no Brasil? A ideia inicial não é mais essa. Atualmente os lofts são moradias caracterizadas pelo espaço livre de paredes sim, porém as particularidades de baixo custo operacional e afastado dos grandes centros, com aluguéis super baratos e cheio de improviso, ficou lá em Nova Iorque na época desse surgimento. Esse foi o preço do sucesso! As construtoras foram vendo que o tipo de imóvel já estava com um referencial de modernidade bem arraigado, e começou a produzir unidades desse tipo para vender.


Público alvo dos lofts

O público alvo dos lofts é formado por pessoas solteiras, que moram sozinhas, bem sucedidas, que gostam de receber alguns amigos em casa. Os casais jovens, que não tem filhos e não pensam no assunto por enquanto, também são aqueles que mais investem nesse modelo de unidades residenciais. Dessa forma vai se delineando tanto o entorno quanto as plantas. Onde e para quem? Geralmente os lofts ficam nos centros e bairros mais populares entre os jovens. Vida noturna, universidades e parques fazem parte do que essa galera busca junto com os lofts.

Onde encontrar lofts?

Cidades grandes, como São Paulo, têm muitas unidades de apartamentos estilo loft disponíveis. A venda e a locação estão sempre aquecidas no mercado imobiliário. Mesmo em tempos de crise, os lofts são um bom investimento pois são direcionados a um público bem seleto de profissionais, executivos e famílias pequenas.

Quais as características de um loft?

Uma das características mais marcantes é o pé direito alto, ainda resquício dos grandes galpões nova-iorquinos. Outro aspecto que não mudou, são as paredes livres, os ambientes bem estruturados no quesito espaço. A inspiração do estilo industrial faz como que ele não tenha colunas, os ambientes são integrados, não existem paredes ou qualquer separação de um cômodo ao outro. Além disso, os canos das fiações podem ficar expostos sem problema nenhum.

Decoração de loft

Como tudo fica muito à mostra, o ideal é que você siga alguns truques para que o ambiente não fique bagunçado – e  nem dá pra esconder a bagunça. Para que fique mais arrumadinho, pense na planta de uma casa com paredes e use os móveis como separação para fazer esse desenho imaginário. Super funciona! O que usar? Seja criativa  e use balcões, desses super úteis para colocar tudo; estantes, onde você organiza livros, fotos e ainda usa as gavetas para esconder o que não é tão bonito assim; e, claro, os armários de vários tipos. Um armário que abra as portas para um ambiente, pode ter a parte de trás usada como porta-quadros, para apoiar algo, para servir de apoio. Dessa forma, os ambientes ficarão integrados e bem decorados.

Lofts decorados pequenos e simples

Há quem busque os lofts como uma alternativa de praticidade e economia, exemplo disso são os jovens que mudam de cidade para estudar, este público busca uma opção de moradia bem simples e pequena, afinal de contas, param muito pouco em casa e passam boa parte do dia fora. Vejam algumas opções de lofts bem simplesinhos mesmo:

Dicas de planejamento de espaços de lofts

Outra dica para quem está assinando um contrato de loft é usar tapetes como delimitantes dos espaços. Defina seus quadrantes e aposte em cores e texturas que combinem muito com o resto do ambiente. Outras formas de dividir espaços sem ter paredes é através do uso de portas de correr, paredes de vidro e biombos.

As últimas dicas são : Não use móveis grandes demais, instale um exaustor de boa marca, para que os cheiros da cozinha não interfiram nos outros ambientes, invista em móveis com baús ( como camas, por exemplo ), use o mesmo piso para toda a casa e mantenha a unidade das cores. No mais, é só curtir a liberdade de todo o seu espaço.

Preço de lofts

Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar lofts à venda nas principais cidades do país na média de 240 mil reais à 500 mil, os mais tops, mobiliados e em lugares privilegiados. Esta é apenas uma média, mas se você pesquisar mais à fundo, pode encontrar bons lofts por preços mais atrativos e dentro de suas condições. Uma boa dica para quem tem “tempo” para esperar, é investir em imóveis que ainda estão na planta, sendo construídos, desta forma é possível comprar bem mais barato do que depois de pronto. Dá uma olhadinha aqui no site da Zap Imóveis.

Fotos de Lofts decorados

Na sequência muitas fotos de lofts decorados para se inspirar.