A decoração com Matrioskas faz o maior sucesso e não é de hoje! As bonequinhas russas são muito usadas para dar um tchãm em diferentes cômodos da casa. Veja como elas podem ficar lindas em alguns cantinhos da casa e como podem fazer toda a diferença na decoração!

Se você pensa que as Matrioskas foram inventadas na Rússia fique sabendo que temos muita coisa pra aprender e conhecer nesse post. As bonequinhas russas, como são conhecidas popularmente, foram inventadas por um japonês ( eles são demais! ) para dar de presente a uma família russa e por isso a inspiração e o nome. Elas, que são um símbolo cultural do país, podem ser encontradas em todos os tamanhos em vários lugares do mundo e estão por aqui também. Mas, afinal, o que significam essas bonequinhas fofas uma dentro da outra?

matrioskas


Significado das Matrioskas

Como falei ali no início elas foram criadas para presentear uma família e foi esse o significado original que se perpetua até hoje. Uma bonequinha dentro da outra significando uma mãe e seu filhos que saem de dentro dela mas que mantém o espaço dentro da mãe. Ela significa a família unida e traz sorte e harmonia tê-la por perto.


História sobre as Matrioskas

Uma outra história da origem das bonequinhas russas é a de um artesão que esculpiu-a em madeira, mas ficou tão bonita que ficou com pena de vender. Colocou nela o nome o de Matrioshka e a deixou ao lado de sua cama. Em uma noite, a boneca lhe pediu um bebê. Então, o artesão esculpiu outra bonequinha, serrou a maior e colocou a menor dentro dela. Deu a essa nova boneca o nome de Trioshka. Uma outra noite, Trioshka pediu também um bebê. O artesão repetiu o ato e deu à nova bonequinha o nome de Oshka. Quando a história se repetiu, ele esculpiu um outro bebê, entretanto, o recém-nascido Ka recebeu um bigode, para que não pedisse mais bebês.

O tema agrada em cheio as crianças, sobretudo as meninas, o encantamento é tão grande que as Matrioskas estão presentes como tema da decoração de festas infantis rendendo um tema maravilhoso para criar festas de sonhos.


Matrioskas na decoração

Se você curtiu o significado e a história delas saiba que é bem fácil encontrar as bonequinhas para usar na decoração dos ambientes da sua casa. A estampa está bem popularizada e pode ser encontrada em vários lugares para confeccionar almofadas, cortinas e colchas personalizadas. Em geral ao usar o tema das Matrioskas as cores vermelho e preta se sobressaem mas é possível encontrar em muitas outras tonalidades.

Como criar Matrioskas – Passo a passo

Se você não quer as Matrioskas nas cores vermelho e preto existe um tutorial para as leitoras habilidosas criarem suas Matrioskas com tons de rosa, lilás e amarelo. Podem ser usados tanto na decoração como para festas infantis, o uso vai de encontro á sua necessidade porque elas não variam muito. Saiba também que com a prática a perfeição vai chegando e como são várias bonequinhas para pintar é possível que as últimas fiquem melhores.

Os materiais são fáceis de encontrar e quem está procurando uma decoração do tipo DIY vai ter uma base para reproduzir as Matrioskas em almofadinhas de vários tamanhos. Podendo fazer a ideia da mãe e filhas com os tamanhos das almofadas também. Acho que ficaria lindo! Quem trabalha com artesanato pode reproduzir em caixas para presentes, panos de prato, bandejas ou fundo de bandejas, ecobags, camisetas e outras bases mesmo em 2D.


Material para fazer as Matrioskas ( passo a passo )

  • Peças de madeira
  • Tinta acrílica nas cores: branco, amarelo, roxo, azul claro, vermelho, verde claro, cor-de-rosa, pele clara, preto e siena tostada
  • Pincéis: plano de 1 pol, redondo n.° 3 e filete n.º 1
  • Verniz à base de água, brilhante

Aqui nesse link você encontra um molde para usar na hora de criar suas Matrioskas. Veio do site Bem Simples e mesmo não tendo traços muito finos pode te facilitar. Imprima e tenha à mão  para relembrar todos os detalhes das suas bonequinhas.

Passo a passo pra fazer Matrioskas

Siga os passos:

Matrioska passo a passo 1

Comece executando bases coloridas, planas, utilizando tinta acrílica roxa para o lenço, cor-de-rosa para o vestido e amarelo para a base do vestido. Pinte o rosto na cor de pele clara. Deixe secar e faça pontos em todo o lenço. Comece a delinear os olhos com tinta acrílica siena tostada.


Matrioska passo a passo 2

Continue pintando a íris com tinta acrílica azul clara e a seguir pinte a pupila com um tom mais escuro. Deixe secar e pinte os cílios utilizando pincel filete e tinta acrílica siena tostada.


Matrioska passo a passo 3

Pinte os lábios com tinta acrílica vermelha e a seguir pinte as bochechas com a mesma cor, utilizando técnica de pincel seco. Contorne as bordas do lenço com tinta acrílica branca e azul clara.


Matrioska passo a passo 4

Pinte margaridas no vestido executando contornos, delineie os talos das flores com tinta acrílica lavanda e finalize pintando pequenas folhas matizadas.


Matrioska passo a passo 5

Assim que o trabalho secar, finalize com verniz à base de água, brilhante. E estarão prontas suas Matrioskas feitas por você mesma.  Para quem curte fortes simbolismos criar uma matrioska para presentear alguém, ou uma família que você gosta muito é algo bem valioso e significativo. Eu adoraria ganhar.


Matrioskas modernas

A ideia de várias bonequinhas iguais não ficou só nesses tracinhos clássicos russos não, quem acompanha moda e as publicações do segmento vai lembrar que em  2010, em comemoração ao aniversário de 10 anos, a revista Vogue Rússia convidou estilistas como MarcJacobs, Dolce & Gabbana, Miuccia Prada, Moschino, entre outros, para criar suas versões da boneca. Claro que foi um arraso total e muita coisa linda foi criada em cima desse tema que aparentemente é simples. Trouxe a foto pra vocês verem e se inspirarem também.


Ideias para Matrioskas na decoração

Nas versões adesivo de parede, madeira e até pano, a boneca típica da cultura russa faz bonito na decoração. Como são várias bonequinhas você pode criar  varal com as bonequinhas de pano, que ficariam penduradas em um cabideiro de metal. Uma boa ideia é usar a peça para decorar a cabeceira em um quarto de criança.

Já para uma decoração legal e fofa  da sala podem ser colocadas lado a lado, por ordem de tamanho, enfeitando a estante. Veja outras sugestões de decoração para a sala.


Onde comprar decoração de Matrioskas

Achei alguns objetos interessantes nessa loja virtual com entrega para o Brasil

1- Capa para chaves
2- Moringa de vidro matrioska Fred & Friends
3- Copos de vidro matrioskas Fred & Friends
4- Potes matrioskas Fred & Friends


Uma loja que eu recomendo porque já comprei lá é a Westwing que tem uma seção só de Matrioskas e você acessa através desse link tudo com a estampa que estiver disponível no momento. A dica para quem curtir a loja é: Como são muitas lojas dentro desse portal saiba que cada uma delas cobra um frete diferente ( algumas cobram fretes caríssimos e outras simplesmente não cobram frete nenhum, atenção! ) e têm prazos de entregas muito diferentes também.  Sabendo disso pode caprichar no seu carrinho de compras com Matrioskas na Westwind porque tudo lá tem uma qualidade excelente.

Itens de decoração com Matrioskas

Se você curte acessórios para cozinha com estampas vai adorar essa luva de cozinha com Matrioskas lindinhas e decorativas.


Matrioskas de feltro

Taí uma boa opção para presentear aquela amiga especial, que tal dar a ela uma matrioska em feltro? Além de ser algo artesanal, elas conferem um brilho extra à qualquer ambiente. Seja para colocar no criado mudo, na mesa do escritório, enfim, infinitas possibilidades. No Elo7 tem muuuuitas artesãs que vendem seus produtos, muita coisa linda mesmo, vale a visita no site. Muito se usa também como lembrancinhas de maternidade ou de chá de fralda. Dá uma olhadinha nos modelos:

Fotos com decoração de Matriokas

Na galeria do post muitas ideias inspiradoras para usar as bonequinhas russas nos vários ambientes da sua casa aliando bom gosto ao sentimento de família unida que elas despertam. Tem coisa mais linda?

Recomendados para você: