Escolher  o tema da festa é uma das partes mais divertidas e emocionantes de quem prepara uma festa de aniversário para o seu filho, afinal muitas coisas são levadas em consideração nessa hora: Qual personagem ele mais gosta? Se o tema tem bastante itens a serem explorados na decoração? Quais cores predominam? E o bolo, como vai ser?  Mas, do outro lado da festa, nas cadeiras dos convidados a emoção vem  naquela hora super esperada quando as lembrancinhas são distribuídas, não é verdade?

Lembrancinhas: o momento mais esperado pelos convidados

Há quem colecione as lembrancinhas mas a maioria das crianças espera ansiosa a distribuição sempre curiosas sobre o que vai ser o presente. Desde quando eu era pequena e frequentava como convidada as festinhas infantis do prédio esse também era a hora mais aguardada mas as lembrancinhas mudaram muito de lá pra cá. Era comum o uso de saquinhos de lembrancinhas comprados prontos e dentro algumas guloseimas variadas e brinquedinhos de plástico.

Lembrancinhas: porque oferecer

As lembrancinhas são presentinhos preparados com todo carinho pelos anfitriões da festa com o objetivo de que os convidados levem um pouco da festa com eles quando forem pra casa. Pode ser algo decorativo, podem ser doces especiais mas o que agrada mais são os brinquedos, que mesmo simples, alegram demais os pequenos. Também é uma forma cortês de agradecer aos amiguinhos que saíram de casa para brincar juntos e abrilhantar o evento, afinal a festa se faz de convidados.

Dicas para escolher lindas lembrancinhas

As dicas do post de hoje são para todos os tipos de eventos que envolvam convidados em alguma comemoração oferecida por um anfitrião que queira presenteá-las de forma gentil. Não precisa ser apenas em momentos de comemoração de aniversário dos filhos. Temos muitas dicas em forma de fotos que tem a ver mais com reuniões em casa, como as tradicionais e cada vez mais frequentes festinhas do pijama.

Como começar a pensar nas lembrancinhas

O foco deve ser levar um pouco do evento para casa, certo? Então já pense no seu tema e em como fazer isso sem desconsiderá-lo. Pode ter adesivos do tema e ser algo mais geral ou pode ser realmente personalizado. Não deixe o tema de lado na hora das lembrancinhas

Depois disso saiba a quantidade exata de convidados e se você fica na dúvida peça a confirmação até um dia estipulado por você nos convites. Pode até mesmo afirmar que é  para a quantidade de lembrancinhas ser exata. Não adianta encomendar lembrancinhas incríveis e caras e não ter pra todo mundo – vai ter choradeira certa no final do evento, e não adianta comprar algo mais simples para ter várias e sobrar um monte de coisas. Sabendo quantas pessoas estarão presentes em seu evento fica mais fácil saber a quantidade de lembrancinhas necessária.

Quantas lembrancinhas devo fazer no total

Tenha uma margem de sobra e ela não precisa ser muito grande se todo mundo manda r a confirmação como você pediu. A margem extra normalmente é de 10% a mais de lembrancinhas. Ela é necessária, pois você pode ter se esquecido de alguém, algum convidado pode acabar pegando mais de uma, algum amigo pode levar um convidado que não era esperado, entre outros casos.

É sempre bom trabalhar com uma reserva. Além de ser constrangedor quando as lembrancinhas acabam antes da hora, você não vai querer que nenhum convidado fique sem o presente você planejou com tanto carinho!

Para quem devo oferecer lembrancinhas?

Se você acha que tem que ser pra todo mundo até pra quem não foi ( Posso levar pro meu primo? Pro primo do meu primo? ) saiba que a etiqueta não é bem assim. Cada tipo de lembrancinha deve ser entregue a um certo público apenas, não tendo necessidade de contemplar todos os convidados.  Pode ficar aliviada que está fazendo tudo certinho ao querer saber pra quem dar cada tipo de lembrancinha. Aqui abaixo algumas dicas bem comuns para facilitar a distribuição sem correr o risco de fazer feio no final de uma festa tão linda:

– Se for uma festa de criança e a lembrancinha for feita apenas com foco nos amiguinhos do seu filho(a), calcule o número de acordo com a quantidade de crianças.

– Se a lembrancinha for algum objeto de decoração, como flores, molduras, velas, dentre outros mimos, é comum entregar apenas para as mulheres.

– Se for comestível, como caixinha de doces, cupcakes, balas e outros, todos os convidados deverão receber, inclusive as crianças.

– Se for diferente para homens e mulheres, faça a conta separadamente e calcule uma margem extra para cada uma delas.

Como distribuir as lembrancinhas?

Nessa hora quem manda é você. Se você quer se despedir de todos os convidados e ver o rostinho deles recebendo e abrindo a lembrancinhas pode deixar como regra para esse evento que elas sejam entregues pelo dono da festa se certificando que fará isso com todas as crianças sendo que nenhuma será tratada de forma diferente.

Se entregar pessoalmente para uma terá que entregar para todas, se despedir, agradecer a presença e dar um abraço na hora da saída. É a forma mais bonita e eficiente de distribuir as lembrancinhas, mas pode ser que tenha muitos convidados e inviabiliza essa despedida pessoal.

Outra forma comum em eventos bem maiores, ou quando a mãe faz a festa toda sozinha, o bebê é pequeno e é tudo para gente de casa mesmo, elas podem ficar dispostas em uma mesa próxima à saída e os próprios convidados pegarem.Mas tem aquilo, né, essa opção não é muito aconselhável, pois alguns podem ficar intimidados  e não pegar nenhuma e outros podem pegar pra família toda. Então, se optar por deixar em uma mesa próximo à saída, contrate uma pessoa para ficar responsável por distribuí-las. Alguém do buffet pode fazer essa gentileza e se despedir de todos dando a lembrancinha. Minha afilhada optou por essa forma de distribuição e achei uma graça porque as gurias do buffet infantil era atenciosas, se despediam como se a gente fosse realmente fazer falta naquele lugar e por fim ganhei a lembrancinha.

Nada tem impede também de no caso de não ter ninguém para te auxiliar é deixar as lembrancinhas em cima das mesas dos convidados antes da festa começar. Nesse caso elas também decoram e viram um dois em um. Uma opção econômica porque não usa ninguém para distribuir, fica a conta certinha das mesas e decora também.

Mas  se a ocasião for um casamento com lembrancinhas, mas sem festa, o ideal é contratar alguém para distribuir o mimo à medida que os convidados forem saindo.

Outras dicas para lembrancinhas

Tente sempre padronizar suas lembrancinhas, pois quanto mais cores, artes personalizadas, sabores ou objetos diferentes, mais os convidados vão querer mais unidades. Isso acaba pesando no orçamento e aumenta a chance de alguns saírem com muitos e outros sem nada.

Padronize para não ter um irmão querendo a azul, o outro querendo a verde e no final tem que dar uma azul e uma verde pra cada um e o chororô está formado. Ou se você optar por fazer lembrancinhas diferentes, lembre-se de aumentar o número de unidades por pessoa.

Agora uma galeria de fotos de lindas lembrancinhas para você distribuir para seus convidados e deixá-los pensando na sua maravilhosa festinha por muito tempo .



mermaid cake boxes