Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 8

As ideias de mesa de jantar para ambientes pequenos prometem tirar proveito dos cômodos com pouco espaço. O móvel precisa ser escolhido pensando no conforto dos moradores e também no tamanho da área decorada.

A sala de jantar é um espaço de convivência, onde as pessoas se reúnem para fazer as refeições, recepcionar as visitas e colocar a conversa em dia. Para que o cômodo se torne mais agradável, é importante incluir uma mesa na decoração. Ela será perfeita para acomodar confortavelmente os amigos e familiares.

A mesa não deve interferir na circulação. (Foto: Divulgação)
A mesa não deve interferir na circulação. (Foto: Divulgação)

Como escolher mesa de jantar para ambientes pequenos?

Na hora de escolher uma mesa de jantar, um dos maiores obstáculos enfrentados é o tamanho do ambiente. O cômodo pequeno requer uma análise cuidadosa dos espaços disponíveis, para não acabar optando por um móvel desproporcional.

Confira a seguir algumas dicas para acertar na escolha da mesa para sala de jantar pequena:

Valorize o espaço

As medidas da mesa de jantar devem ser proporcionais ao ambiente. O comprimento mínimo para que duas pessoas se sentem lado a lado é de 1,10 m. Respeitando as medida, os convidados não vão ficar espremidos. Se você quer ganhar mais assentos, basta combinar o uso de bancos e cadeiras.

É importante saber aproveitar o espaço ao máximo. (Foto: Divulgação)
É importante saber aproveitar o espaço ao máximo. (Foto: Divulgação)

Garanta uma boa circulação

O espaço de circulação precisa ser respeitado para que as pessoas possam se deslocar ao redor da mesa sem transtornos. O conjunto de mesa e cadeiras é apropriado desde que sobre 55 cm ao redor.

Melhores formatos

A mesa redonda com quatro cadeiras é a melhor opção para economizar espaço. Os modelos retangulares e articulados também são bem-vindos em um cômodo pequeno.

A mesa redonda é ideal para ambientes pequenos. (Foto: Divulgação)
A mesa redonda é ideal para ambientes pequenos. (Foto: Divulgação)

Número de lugares

Quando a sala de jantar é pequena, os moradores devem escolher uma mesa com quatro cadeiras. Lembre-se de que o espaço entre cadeira e mesa deve ter, pelo menos, 20 cm.

O número de cadeiras nunca deve ser igual ao de moradores, ou seja, é sempre necessário somar um ou dois assentos. Essa precaução leva em conta que a família pode receber visitas para as refeições.

Pense nos outros elementos

A mesa de jantar não desempenha papel isolado na decoração. Ela divide a atenção e o espaço com outros elementos, como é o caso do aparador e da luminária pendente. Por isso, na hora de escolher o móvel principal, não deixe de levar em consideração o conjunto.

Truques para ampliar

Existem alguns truques para ampliar ambientes que não dependem apenas da mesa de jantar. Os moradores podem, por exemplo, decorar o cômodo com espelhos e trabalhar com uma pintura branca nas paredes.

Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos

Veja a seguir uma seleção de ideias de mesa de jantar para ambientes pequenos:

Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos

 

Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 6 Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 5+ Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 4 Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 3 Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 2 Ideias de Mesa de Jantar para ambientes pequenos 1

 Depois de escolher sua mesa, aproveite para fazer um  Jantar Romântico em casa.