A formatura infantil é um momento muito importante para a criança, sendo o fechamento de um ciclo e o início de outro. Não são todas as crianças que pedem uma festa de formatura, mas quando isso acontece é essencial ter um bom planejamento para definir o tema e criar uma decoração.

A decoração de uma formatura infantil pode ser bem divertida e colorida, dando destaque para a foto da criança na toga, sendo essa a forma de identificar para as pessoas o tipo de festa. A seguir, confira algumas dicas para fazer uma festa de formatura infantil.

Como definir o tema

A festa de formatura é diferente de um aniversário, por isso o tema não necessariamente precisa envolver super-heróis. O tema da sua festa pode ser uma cor ou uma paleta de cores que represente o seu filho, assim como pode ser um assunto que ele gosta bastante na escola. Se o seu filho gosta de matemática, a festa de formatura pode ser inspirada na matéria.

Encontre esses pequenos detalhes que envolvem a criança, eles podem gerar ótimos temas para a festa.

Como combinar cores

Como mencionamos, você pode escolher uma paleta de cores para ser o tema da festa, assim como criar uma festa arco-íris ou aquarela. O segredo para combinar cores é pegar aquelas que combinem entre si – possuem tons parecidos – ou que são totalmente opostas, como o azul e o vermelho.

Você também pode combinar o azul com amarelo, laranja, rosa e diversas outras cores. Ainda é possível usar cores neutras de base, como o branco e o prato, e inserir mais umas duas cores diferentes.

Dicas para decorar a formatura infantil

Como mencionamos no início da matéria, você pode colocar a foto do seu filho na toga no painel atrás da mesa de doces, dando grande destaque a ele. Em volta do painel com a foto você pode inserir luzes, quadrinhos e até mesmo balões.

A mesa de doces deve possuir o bolo na parte central, mas ela pode ser enfeitada com flores e diversos outros enfeites que combinem com as cores definidas. Você também pode colocar na mesa ou no painel o nome do seu filho em letras de EVA ou em algum material mais duro. Use bastante balões para enfeitar ao redor, assim como banquetas, mesinhas, entre outros acessórios.

O que servir em uma formatura infantil

Aqui a formatura infantil pode se assemelhar bastante a uma festa de aniversário, entretanto grande parte dos coleguinhas da criança terão suas próprias festas, sendo necessário convidar outros amigos e também familiares, o que indica que é preciso ter pratos para adultos.

A boa notícia é que grande parte dos adultos adoram as comidas de festas infantis, por isso você pode preparar cachorro quente, pastéis, salgadinhos em geral e até mesmo preparar pratos caseiros para servir. Doces também são uma boa pedida, desde os mais tradicionais aos mais modernos e diferentes. O importante é ter pratos que agradem a maioria e sejam diversos.

Músicas para Formatura Infantil

Confira algumas dicas de músicas para formatura infantil que vão marcar o momento para sempre:

Oração Pela Família – Paula Fernandes

Sonhos Para Quem Quiser – Carrossel

Crianças – Carrossel

Pai, Mãe – Michel Teló

O Caderno – Toquinho

No Meu Coração Você Vai Sempre Estar – Tarzan.

Agora que você tem todas as dicas para fazer a decoração da festa de formatura do seu filho, poderá fazer uma linda festa.

Depois nos envie as fotos e nos conte como ficou, vamos adorar participar desse momento com você.