Antes de existir toda essa indústria das festas infantis existia uma coisa maravilhosa chamada ” Festa de aniversário infantil em casa “. Elas eram feitas pelas mães que enrolavam brigadeiros e criavam decorações feitas com papel crepom, criatividade e muito amor. Hoje em dia essas festas do “tipo raiz” deram lugar às ” festas Nutella ” onde tudo é lindo, perfeitinho e comprado pronto. A mãe e a criança são praticamente convidadas do evento e o cartão é passado ao final do evento. Presentes são recolhidos e as fotos chegam por e-mail alguns dias depois.

Caso você esteja querendo dicas, ideias e inspiração para fazer a festa do seu filho em casa, veio ao lugar certo. Recolhemos dicas de mães, de sites especializados em festas, de organizadoras de eventos e até da minha mãe, a maior fazedora de festas da galáxia!

Tema de festa de aniversário infantil em casa

A primeira coisa a se pensar é o tema da festa. Com a definição do tema você pode ir atrás das cores que vão predominar na festa, checar se existem elementos de decoração prontos e fáceis para comprar ou fazer etc. Escolha um tema bastante adaptável: nas festas infantis, o tema diz muito sobre as outras escolhas na decoração, portanto escolher um tema que te permita criar em cima dele pode ser uma boa pedida. Cores, animais e elementos com tom lúdico, como cogumelos e guarda-chuvas, são inspirações que se encaixam nessa linha.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

Como organizar festa de aniversário infantil em casa

Fazer a festa em casa ou no salão de festas do prédio, por mais trabalhoso que seja, também tem seu lado bom: não há um limite de horário nem uma ordem rígida para as atividades.

Se você mora em apartamento, mas seu prédio não tem um salão de festas bom, combine com alguma amiga ou um parente que tenha e que possa alugar para você. E, claro, não se esqueça de garantir que todos os preparativos e a limpeza sejam por sua conta. Conseguir um lugar que já seja bacana sem decoração nenhuma é uma ótima maneira de economizar. Na hora de escolher considere a quantidade de convidados e, como a festa é infantil, procure lugares em que os pequenos possam brincar livremente e com segurança.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa


Ideias para festa de aniversário infantil em casa

Envie convites virtuais e também aproveite os diversos temas grátis para imprimir e deixar a festa toda personalizada. Inclusive, também há convites para imprimir sem custo algum!

festa-de-aniversário-infantil-em-casa


Decoração de festa de aniversário infantil em casa

Esse item pode gerar muitos gastos dependendo do tipo escolhido, porém a decoração pode ganhar um toque especial e ser mais acessível ao investir em enfeites feitos artesanalmente. A infinidade de ideias e tutoriais disponíveis na internet é enorme!

festa-de-aniversário-infantil-em-casa


Como economizar fazendo uma festa de aniversário infantil em casa

Uma outra alternativa para economizar com a decoração é verificar se alguma amiga ou amigo seu tem itens de decoração para emprestar. Muitas vezes as crianças da mesma faixa etária têm um gosto parecido, portanto você pode reaproveitar decorações de outras festas e até comprar os enfeites em conjunto com as amigas.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

A festa é da criança

Certamente é um erro planejar  todos os detalhes da festa do seu pequeno sem ouvir o que ele quer e na hora ele não curtir o que foi feito. Você pode até ser a pessoa que mais conhece o seu filho, mas não custa compartilhar o processo com ele e ouvi-lo.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa


Decoração da mesa de festa infantil em casa

Hora de pensar na mesa do bolo. Para esta existem duas opções: a que eu costumo chamar de “comercial”, que é alugar uma mesa completa por um preço “x” com uma empresa que já tem os personagens com o tema da festa, os totens, as bexigas. E tem a opção de fazer uma mesa personalizada, com itens diferentes, em estilo “self-service” no final. Brigadeiros, tubetes, pipocas ganham uma personalização de acordo com o tema da festa.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

Engaje a família na força-tarefa

Peça ajuda da família nessa hora, tenha ela a configuração que for. Isso vai desde as primeiras decisões do planejamento, até na hora de acertar os últimos detalhes antes da festa. Fazer isso em família é uma forma de tornar a celebração ainda mais especial.

Peça ajuda de outras mães

Saiba que contar com ajuda extra é sempre bom, desde que haja boa vontade e respeito. Pensando nisso, convoque pessoas de sua confiança (amigos e parentes) para dividir as tarefas e complementar as ideias. Além de mais leve, o trabalho ficará mais divertido!

Mais dicas legais de aniversário para inspirar:


Cardápio para festa de aniversário infantil em casa

Se tem como combinar as comidas com o tema fica bem mais legal.Todas as crianças gostam do  bom e velho cachorro-quente, a pipoca, milho cozido… Na hora de definir o cardápio, tente pensar em quitutes acessíveis, fáceis de fazer e comer e que agradem tanto as crianças quanto os adultos.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

Como servir os convidados

Você pode fazer a festa no estilo “americano”, deixando as comidas e bebidas de fácil acesso, onde cada um se serve à vontade. Mas é bacana deixar isso bem claro pros convidados.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa


Brincadeiras para festa de aniversário infantil em casa

Mesmo sem equipe de recreadores a festinha pode sair tão divertida como se tivesse com o próprio Mickey em pessoa. Peça para alguém bem animado organizar e puxar as brincadeiras abaixo. As crianças amam e se divertem muito:

Dança da cadeira

A brincadeira é clássica, mas todos amam – até adultos, diga-se. Geralmente crianças a partir dos 3 anos já conseguem entender e fazer parte da diversão. Conte quantas crianças participarão e coloque, lado a lado, um número a menos de cadeiras. Por exemplo, se participarem 5 pessoas, coloque apenas 4 cadeiras para a brincadeira. Ligue uma música, enquanto as crianças dão voltas ao redor dos assentos. Quando a música parar, todos devem se sentar. Quem ficar sem cadeira sai do jogo. Na vez seguinte, elimine uma cadeira até que restem apenas dois concorrentes. Ganha quem sentar primeiro na última rodada.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

Caça a objetos

Essa brincadeira faz com que todo mundo se divirta, pois as crianças vão pedir ajuda aos adultos. A ideia é solicitar um objeto e a garotada tem de procurá-lo entre os convidados. Você pode dividir a turminha em times para ver qual é o mais rápido em conseguir os itens.

Oficina de cupcake e brigadeiro

Criança adora brincar de “ser adulta”, então que tal ensiná-las a preparar algumas guloseimas? Disponha cupcakes prontos, mas sem confeitar, e cada criança decora com o que quiser: confetes, jujubas, granulados, chantili, brigadeiro… Na hora do ‘Parabéns’, cada um tem seu bolinho. Os pequenos “mestre-cucas” também podem se divertir preparando brigadeiros. Com a massa pronta, eles enrolam no formato que desejam e decoram como preferir. Servem como lembrancinhas também, já que dá para disponibilizar caixinhas pequenas para eles customizarem.

Estátua

Brincar de estátua também é sucesso. Alguém de fora da brincadeira precisa ficar responsável pela música e saber a hora de dar um ‘pause’. Todos dançam e, quando a música cessar, todo mundo precisa parar de se mexer. O último a parar de dançar perde e está fora da brincadeira até restar uma só criança.

Pinturas faciais

A ideia é colocar a imaginação da criançada para trabalhar. Mesmo que você não consiga contratar um especialista em pinturas faciais, é possível fazer de um jeito mais econômico e caseiro. Compre tintas que possam ser usadas em pele de crianças (atenção para alergias, hein?) e disponibilize pincéis. Busque na internet algumas referências de desenhos legais, imprima e disponibilize-os como inspiração para a turma mirim copiar.

Teatrinhos com tema da festa

Essa brincadeira vai fazer com que a criatividade floresça ainda mais. Aposte  em teatros com fantoches ou até mesmo improvisar um palco para os personagens que serão criados. Deixe papéis e canetas disponíveis para que as crianças preparem o roteiro. E sabe aquelas roupas no armário que estão lá sem uso? Coloque tudo em um cesto e deixe que os pequenos as usem como figurino. Vale até encenar um teatro baseado no tema da festinha.

festa-de-aniversário-infantil-em-casa


Inspirações para festa de aniversário infantil em casa

Que tal algumas outras ideias para inspirar e copiar aí na sua casa? Veja que legal estas dicas abaixo, fotos ilustrativas com sugestões bem interessantes que você pode fazer. Algumas ideias são lindas e bem econômicas!

festa-de-aniversário-infantil-em-casa festa-de-aniversário-infantil-em-casa festa-de-aniversário-infantil-em-casa festa-de-aniversário-infantil-em-casa festa-de-aniversário-infantil-em-casa festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

festa-de-aniversário-infantil-em-casa

Recomendados para você: