Procurando ideias incríveis de como criar um espaço gourmet simples e charmoso para a sua casa? Vem com a gente!

A vida é curta, minha gente, precisamos entender isso e aproveitá-la da melhor maneira possível. Cada um sabe do que gosta. Uns curtem a vida escalando montanhas, outros mergulhando em águas profundas, eu gosto mesmo é de estar em terra firme, ao lado dos amigos e comendo coisas bem gostosas. Como sei que muita gente pensa como eu, as áreas gourmet das casas estão cada dia mais em alta. Espaços pequenos, grandes, varandas, terraços e quintais, todos voltados para aquela comidinha gostosa e a integração familiar e amigos. Se você é um de nós, veja como transformar esse espaço sobrando na sua casa em uma área gourmet. Já mostramos aqui no blog algumas inspirações de varanda gourmet que também vale super a pena dar uma espiadinha.

Espaço Gourmet

Cada um vai gostar ( e combinar com o resto dos ambientes da casa ) de um tipo de espaço gourmet porém alguns elementos são características dele mesmo. Os acabamentos deixam o espaço com um jeito mais aconchegante e receptivo. Pensando assim na hora de escolher dê prioridade para a madeira, para o cimento queimado, ladrilhos hidráulicos, pedras, entre outros. Todos esses materiais conseguem agregar muito valor para o espaço, mesmo com detalhes mínimos.

Você não precisa utilizar todos os materiais em um único espaço ou mantê-los em peças de destaque. Lembre-se que a simplicidade, por muitas vezes, traz muito mais destaque e faz você alcançar o seu objetivo mais facilmente. Manter um único estilo também faz muita diferença, como utilizar apenas peças de madeira, ou revestimentos de ladrilhos, ou ainda mesclar o moderno com apenas algumas peças rústicas.


Estilos de espaço gourmet

Nada melhor do que aproveitar com a família e amigos, aquela hora de folga saboreando um delicioso churrasco com aquela comidinha caseira em um ambiente que foi pensado e criado para você e para eles também. Uma das coisas legais dessa área da casa ( sítio, casa de praia … ) é que ele pode ser rústico, não ter um ar sofisticado e continuar sendo o lugar mais frequentado da casa. Se você curte essa ideia mais simples saiba que eles nem sempre precisarão de equipamentos eletrônicos muito avançados.

Você pode até utilizar alguns equipamentos modernos que já tenha, mas esses não será prioridade na decoração. Podemos citar como exemplo uma churrasqueira. Dá para criar um ambiente com churrasqueiras artesanais, utilizando tijolos e os ladrilhos certos, em vez de uma automatizada. O churrasquinho ficará bom do mesmo jeito, não é?

Fuja das pegadinhas do espaço gourmet

No hora de projetar móveis e colocar os eletrodomésticos, é preciso ficar bastante atento. Um erro bastante comum, é colocar a geladeira próxima à churrasqueira, o que acaba prejudicando bastante o aproveitamento do eletro. Pense também que a churrasqueira, se for do tipo  artesanal, precisa ser acesa manualmente, por exemplo. Isso pode, inclusive, se transformar em mais uma atividade divertida em grupo. Como TODA obra o projeto é importante para que não fique uma obra pouco funcional, com aquelas gambiarras para consertar probleminhas eternos depois. Veja algumas dicas de móveis para áreas gourmet e cozinhas planejadas.


Espaço Gourmet Simples

Se a ideia é criar um espaço bonito, agradável, bacana, mas sem investir muito dinheiro nisso, você pode colocar a mão na massa e deixar a criatividade falar mais alto. Umas boas latas de tintas, algumas plantinhas, quadrinhos legais e algumas almofadas coloridas são capazes de transformar qualquer espaço. Veja algumas ideias de espaços gourmet simples, mas muito, muuuuito charmosinhos:

 


Espaço gourmet Rústico

Quem gosta de uma pegada mais rústica e um ambiente bem mais à vontade, pode apostar neste estilo de decoração para o espaço gourmet. Veja alguns modelinhos que encontramos na web:


Espaço Gourmet Chique

Se a ideia é investir um pouco mais de grana em uma decoração pra lá de bacana, ideias é o que não faltam! Veja algumas possibilidades com um pouquinho mais de investimento, o resultado são decorações incríveis e com muito charme e luxo!


Objetos para decoração da área gourmet

Se você não está nem pensando, nem podendo comprar todos os móveis novos saiba que uma área com ares vintage está com tudo. Esse tipo de mobiliário  agrega valor emocional ao espaço, principalmente se for uma peça que já está na família – em caso de decorações de espaços pessoais – há alguns anos. Veja tudo que você já tem que adoraria realocar na sua casa. Alguma coisa que possa ser restaurada, pintada e ganhar uma cor diferente pode entrar nesse novo ambiente sem gerar grandes custos.

Espaço gourmet aberta ou fechada?

Como será a sua área? O espaço é aberto ou fechado? Nesse caso existem outros aspectos para levarmos em conta. Caso seu espaço gourmet seja um ambiente aberto, lembre-se de optar por acessórios que não se desgastam muito com a luz do sol ou com a chuva. Madeira de demolição, peças em ferro ou pedras como  o mármore sempre ajudam a finalizar bem a decoração e apresenta uma durabilidade atrativa.

Outro aspecto a ser considerado para que o ambiente seja efetivamente aproveitado ao máximo é que esse local tenha cobertura para casos de chuva. Pensando também que o ambiente terá móveis e eletrodomésticos, para que não danifiquem e você tenha prejuízo ao invés de ter um espaço pra relaxar. Caso você queira um ambiente aberto, lembre-se de ter uma proteção para que consiga fechar.


Como projetar um espaço gourmet

E na hora de organizar o projeto, o que deve ser levado em consideração? Sei que você já deve estar querendo fazer as contas de quanto custa cada peça, o que deve se comprado e o que pode ser aproveitado. Mas vamos por partes. É aconselhado que a área seja divida em 3  – área quente, onde terá a churrasqueira, fogão e forno; área molhada, onde ficará a pia e torneira, e a área gelada, onde teremos a geladeira e congelador, lembrando que a 1ª e a última deverão ficar o mais afastado possível uma da outra.

Bancada para espaço gourmet

A reunião em torno da preparação dos alimentos é o foco do espaço ou cozinha gourmet, por isso é preciso pensar em elementos que propiciem essa integração. Deve -se que lembrar ainda que o intuito de uma área dessa, é a aproximação e o bate-papo, então é bom que o projeto inclua uma mesa grande ( de acordo com o número de pessoas que você costuma convidar) , além disso não podemos esquecer da bancada de trabalho ou balcão, dependendo do estilo e do tamanho do projeto, devem estar integrados, com cadeiras e bancos confortáveis para a degustação enquanto os quitutes saem quentinhos. Veja mais opções de bancadas com aquele estilo de cozinha americana.

Como escolher acessórios para um espaço gourmet?

E para terminarmos não tem como falar de decoração de qualquer ambiente que seja sem falar os acessórios. Vocês sabem que eu amo decoração e estou sempre revirando sites e lojas on line para mostrar o que há de mais bacana nesse segmento aqui no blog. Para essa área eu indico quadros com molduras de madeira ou azulejos, plantas com vasos entalhados  formando um pequeno jardim vertical – principalmente se você não tiver espaço para construir um horizontal -, entre outros detalhes dão o toque final e diferenciado ao seu espaço gourmet. Finalizando o post, agora de verdade, saiba que a essência dessa área é o que importa. Acolher, conversar, trocar e, claro, comer bem!

     


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer mais inspirações? Dá uma olhadinha no site Tua Casa e veja mais outras excelentes ideias!

Recomendados para você: