Os enfeites de Natal e ideias para decorar precisam ser capazes de incorporar o espírito natalino. A ornamentação, que toma conta da casa no mês de dezembro, fica por conta da árvore decorada, da guirlanda e também das peças artesanais, que deixam os móveis com mais cor e vida.

 Muitas pessoas deixam de decorar a casa no natal porque não possuem condições financeiras para comprar os enfeites. No entanto, é possível elaborar uma decoração natalina sem gastar muito. Para confeccionar os ornamentos, basta aliar a criatividade ao bom gosto, além de escolher os materiais certos.

Enfeites de Natal 2018

Neste post vamos mostrar que é possível fazer belíssimas decorações natalinas gastando bem pouco, utilizando materiais recicláveis e materiais que tem um custo bem baixinho, como por exemplo feltro e alguns materiais para artesanato. Veja ideias de árvores natalinas com reciclados, capas de cadeiras, centros de mesa, vasinhos decorativos, luminárias, ideias para a ceia, decoração de mesa e muito mais.


Luminária de natal

Se você quer deixar sua casa com a cara do natal, então nada melhor do que apostar em uma iluminação com velas. Essas peças são ótimas para enfeitar a mesa da ceia de natal e deixá-la com um toque de charme e sofisticação. Em um recipiente de vidro, fixe delicados ramos de cedrinho. Em seguida, coloque uma vela, que pode ser branca ou vermelha. A luminária de natal pode ser confeccionada com uma garrafa de vinho tinto vazia e um pisca-pisca colorido. Coloque esses elementos dentro do recipiente de vidro e você terá um lindo enfeite para iluminar a sua casa.

pisca-pisca3
Pisca-piscas iluminam as garrafas. (Foto: Divulgação)
luminaria-de-natal
Luminária charmosa de Natal. Clique na imagem e veja o passo a passo. (Foto: Madame Criativa)
Velas decoradas para o natal. (Foto: Divulgação)
Velas decoradas para o natal. (Foto: Divulgação)

Árvore de natal reciclável

A árvore de natal deixou de ser uma peça tão tradicional e passou a assumir formatos mais descontraídos. Ela pode ser montada com inúmeros tipos de materiais, como garrafa PET, cano de PVC, pedaços de madeira, caixas de ovo, rolhas e retalhos de tecido. Trabalhar com materiais que seriam jogados no lixo é uma ótima forma de colocar a reciclagem em prática e, ao mesmo tempo, decorar a casa para o natal sem gastar muito dinheiro. Confira a seguir árvores de natal confeccionadas com materiais recicláveis:

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 5

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 4

???????????????????????????????

Árvore de natal com rolo de papel higiênico

Agora aprenda o passo a passo para fazer um árvore de natal com rolos de papel higiênico:

Na galeria abaixo mais algumas ideias super econômicas para deixar a sua casa toda em clima de natal: Enfeites natalinos feitos com material reciclável.


Enfeites de natal com palito de picolé

Gente, vocês não podem nem imaginar as coisas lindas que podem ser feitas com esses palitinhos de picolé! Dá pra fazer um monte de enfeite para a árvore de natal por exemplo. Eu realmente fiquei espantada com a lindeza desses enfeitezinhos, você só precisa ter aí na sua casa uma pistola de cola quente, alguns botões coloridos, pedrinhas coloridas e pedacinhos de E.V.A. com brilho. Só com isso já dá pra fazer um monte de coisa! Ah e para pendurar, uma fitinha ou cordãozinho.

Enfeites de Natal com feltro

Se você quer deixar a sua decoração de natal com um ar mais delicado, então aposte nos enfeites de feltro. As peças são simples e valorizam os principais personagens do natal, como Papai Noel, pinheiro decorado, biscoitos e renas. O artesanato com feltro pode ser usado para enfeitar a árvore de natal ou decorar a porta.

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 6

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 7

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 10

Como fazer um papai noel de feltro

Assista ao vídeo abaixo e aprenda o passo a passo do Papai Noel de feltro:


Bolas de natal criativas e diferentes

Além de decorar a árvore, as bolas natalinas podem ser usadas para montar guirlandas e centros de mesa. Uma ideia interessante é colocá-las dentro de um recipiente transparente, junto com algumas pinhas. Também é possível confeccionar as bolas de natal usando bolas de isopor e retalhos de tecido.

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 11


Enfeites de natal com frutas decoradas

A decoração de natal econômica pode ser elaborada com frutas. Os moranguinhos, por exemplo, são ótimos para estruturar uma pequena árvore natalina e enfeitar o centro da mesa da ceia. Também é possível trabalhar com vários tipos de frutas para fazer um enfeite, como é o caso das uvas, kiwis e mangas. A árvore de natal não é a única opção de enfeite com frutas. Existe ainda a possibilidade de fazer pequenas réplicas de Papai Noel usando morango e chantilly.

arvores-de-natal-com-frutas
Petiscos deliciosos e decorativos. (Foto:Divulgação)

Enfeites de Natal com galhos secos

Os galhos secos são ótimos para incrementar a decoração de natal, deixando-a mais bonita, charmosa e sofisticada. Eles podem ser usados para fazer uma árvore de natal, basta enfeitá-los com bolas coloridas, pisca-pisca e estrelas.

arvore-de-natal-com-galhos-secos

arvore-de-natal-com-galhos-secos

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 18

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 17


Decoração da Mesa de Natal

Na hora de planejar a decoração de natal, um dos elementos mais importantes é a mesa da ceia. Ela precisa ter um ar temático e deixar os convidados bem à vontade. Na hora de decorar, procure usar recipientes de vidro, velas, bolas natalinas, gravetos, fitas e grãos. O prato de cada convidado também pode contar com um mimo, como um pequeno embrulho de presente.

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 18

Enfeites e decoração de Natal (sem gastar muito!) 22


Enfeites de natal para a porta

Se você quer inovar neste natal e decorar a sua casa com enfeites sustentáveis e alternativos, vem dar uma espiadinha nestes modelos de guirlandas e enfeites de natal para a porta que você pode confeccionar em casa! Todos lindos!


Enfeites de natal e decoração econômica

Acompanhe a seguir algumas dicas para fazer uma decoração de natal barata e bonita:

• Trabalhe com os símbolos do natal, ou seja, as figuras que conseguem representar bem a data, como é o caso do Papai Noel, das renas, dos anjos e do pinheiro decorado.

• Tenha um cuidado especial com a seleção das cores. Os tons que simbolizam o natal são vermelho e verde. Contudo, também é possível usar dourado, prata e branco na decoração natalina.

Enfeites de Natal

• Crie você mesma as peças, utilizando materiais de baixo custo. O feltro e os recicláveis são os mais indicados.

• Se você não tem habilidades artesanais, pesquise os preços dos enfeites nas lojas físicas e virtuais. Nas lojinhas da 25 de Março é possível encontrar produtos com ótimos preços.

• Reaproveite a decoração do ano anterior. Se você enjoou das bolas que foram usadas para decorar a árvore, dê uma nova finalidade a elas, montando uma guirlanda ou um centro de mesa. Evite gastar dinheiro com a compra de novos adereços.

• É importante tomar cuidado com o exagero, pois a decoração natalina corre o risco de ficar poluída.

Enfeites de Natal para a mesa

Sabia que você pode improvisar um lindo arranjo de mesa sem precisar gastar muito com isso? Veja as diversas possibilidades de enfeites natalinos que você pode fazer aí na sua própria casa, sem precisar gastar  em lojas caras. Basta um pouquinho de criatividade e pronto!


Fotos de Enfeites de Natal 2018

Veja um pouco mais de inspiração para a sua noite de Natal! Ideias incríveis para copiar e deixar a casa simplesmente incrível!

Enfeites de Natalnatal-decoração-muito-fácildecoração-fácil-para-o-natal-3Natal-ideias-decoração-fácil-1

decoração-para-natal-barata-faça-em-casa-3

Enfeites de Natal

Enfeites de Natal

Enfeites de Natal

Enfeites de Natal