A decoração e enfeites de mesa para o casamento é uma parte que envolve muitos detalhes e que deixa a festa com o clima escolhido pelos noivos. Os mínimos detalhes que fazem a diferença, além de ser o local aonde seus convidados passarão mais tempo. Aonde vão papear, jantar e tirar muitas selfies. Planeje com calma, organize cada item em um caderno e mantenha tudo dentro do tema, orçamento e gosto do casal. Assim não terá problemas quando faltar pouco para esse dia tão especial.

O post de hoje te dará MUUUUUITAS ideias para ornamentar a sua mesa do seu jeitinho e também teremos muitas dicas de como fazer esse processo ser ao mesmo tempo lindo e barato. Vamos conversar sobre como fazer os próprios arranjos e ver arranjos profissionais inspiradores ao longo de todo nosso post. Afinal, todo mundo gosta de uma mesa bonita e no dia do seu casamento não poderia ser diferente, não é? Veja mil ideias para os preparativos de casamento!

Enfeites de mesa para casamento

Inspire-se em algumas ideias que ajudarão na hora de comprar tudo sem desperdiçar e sem gastar além do planejado. Decore as mesas com flores – use as flores da estação, escolha as espécies que não pesem no bolso e arrume arranjos delicados para enfeitar. Você pode comprar vasos simples de vidro e colocar arranjos pequenos ou dependendo do tamanho do vaso uns maiores e mais volumosos. Como irá usar flores para decorar outros ambientes como a igreja, o altar e vários outros locais, o preço pode ser bem negociado e não ficar tão caro.

Cuidado para não encher a mesa de arranjos altos demais que tapem a visão dos convidados entre eles e que não consigam conversar sem ter que desviar o olhar do arranjo. Evite esse constrangimento e ginástica desnecessária.

Faça você mesa os enfeites de mesa para casamento

Outra opção é de criar você mesma a sua decoração de mesas. Vamos lhe dar algumas opções de decoração de casamento para ver se você gosta e se anima. Algumas podem combinar bem com o seu estilo, com o da sua festa e com o que você sempre imaginou para sua mesa nesse grande dia.  Acredite que dá pra  fazer um casamento simples com a mesma proposta dos mais elegantes e caros. Use a sua criatividade e seu bom gosto, tudo você consegue encontrar bem mais barato e com originalidade você mesma cria seus itens de enfeite.


Envolva suas amigas na criação dos enfeites das mesas

Você mesma poderá colocar a mão na massa com essas ideias, claro,  com a ajuda das amigas. Todo mundo está fazendo isso, sabia? A decoração de casamento faça você mesmo é tendência e traz um ar de sofisticação e originalidade para os convidados.

No casamento da minha prima Suzana os enfeites das mesas foram feitos pela minha Tia Regina que, claro, é super habilidosa. O toque rústico da decoração contrastou finamente com a delicadeza das pequenas luminárias de velas ornamentadas com flores. Ficou muito bonito e deu suavidade na hora das fotos. Cada uma das ideias a seguir podem ser feitas como estão sendo sugeridas mas também podem ser adaptadas com o seu talento e criatividade. Uma outra ideia boa é deixar uma pessoa responsável pela criação e uma linha de produção de amigas fazendo o que for mais braçal, como colar pequenas flores e detalhes com cola quente.


Enfeites de mesa para casamento fáceis e criativos

 

Vamos começar a nossa sessão de D.I.Y com um vídeo super bacana que ensina a fazer arranjo para mesa.


Enfeites de mesa para casamento com pompom de seda

Fácil e barato, o pompom de papel seda tem sido bastante usado em festas, pois dependendo da cor, o efeito gerado é diferente. Pompons em rosa, deixam um toque de romantismo. Os de tons quentes (amarelo, laranja) trazem alegria e assim por diante. É só usar a criatividade e investir no modelo.

Dá pra adaptar a ideia da decoração de mesa para o espaço da festa. Podem ser tanto presos ao teto, quanto postos sobre a mesa. A quantidade de folhas seda utilizadas determinam o tamanho do pompom, quanto mais folhas, maior ele será.


Tutorial de enfeites de mesa para casamento com pompons


Enfeites de mesa para casamento com barbante

Essa não fica exatamente sobre a mesa mas conta como decoração para esse espaço. A luminária feita de barbante pode ser usada sobre mesas de festas realizadas no período da noite e até mesmo pendurada ao teto do salão ou do seu quarto. O efeito é moderno e elegante.


Enfeites de mesa de casamento com glitter

Sustentável e esteticamente eficiente, esse enfeite é feito a partir da reutilização de um pote de vidro, mas a ideia pode ser usada em garrafas e outros tipos de recipientes de vidro, portanto é uma opção barata e simples de fazer. Não deixe de testar!


Enfeites de mesa para casamento com topiaria de flores de tecido

A topiaria é um enfeite que pode ser feito com diferentes materiais. Então, apesar desse tutorial ser de topiaria de flores de tecido, você pode testar com outros itens seguindo mais ou menos os mesmos passos (caso queira preencher a topiaria com doces substitua a cola por palitinhos).

Pode ser usada tanto em casa, quanto em festas, só é preciso se atentar ao tamanho e as cores escolhidas.


Enfeites de mesa para casamento com vasos e laços

 


Enfeites de mesa de casamento com um toque sustentável

A opção de reaproveitar materiais é extremamente vantajosa, pois é possível criar peças rústicas e elegantes, gastando menos e contribuindo com a natureza.

Se mostrar preocupado com o meio ambiente e criar uma decoração sustentável e bonita é uma forma incrível de conscientizar seus convidados e suas visitas. Recicle, reutilize e deixe sua criatividade florescer!


Dicas de decoração para casamento sem gastar muito

Aposte em algumas dessas ideias abaixo para deixar mais criativa e cheia de vida:

  • Use luzes pisca-pisca na decoração;
  • Faça um varal de barbante com borboletas brancas e pendure nas laterais da cadeira na igreja e na festa também;
  • Poderá usar um tapete feito de lona com estampas coladas escolhidas por você e seu noivo.
  • Os arranjos de flores artificiais suspensas também estão dentro dos enfeites. Use objetos que simbolizem o amor de vocês, as cores que mais gostam, divirtam-se e sejam muito felizes.

Dicas para organizar os convidados nas mesas

Como nós estamos cientes que as noivas já têm muito que pensar e decidir, resolvemos dar uma ajudinha nesse quesito. Confira agora dicas indispensáveis de como organizar a mesa dos convidados.

  1. A regra de ouro é: quanto mais perto dos noivos, mais “importante” é o convidado (no sentido de intimidade, proximidade e afeição com o casal).
  2. Não é necessário manter núcleos familiares na mesma mesa (pai, mãe e filhos). Pode organizar as mesas por média de idade e/ou afinidades. Mas não separe os casais.
  3. Não é preciso separar todos os familiares e convidados do noivo dos da noiva. Tente promover a integração entre eles.
  4. Em mesas redondas ou ovais grandes, os casais ficam lado a lado, alternando homens e mulheres.
  5. As crianças podem ficar numa mesa para elas, em espaço reservado e supervisionado, ou junto dos pais, em cadeirinhas altas, de acordo com a idade.
  6. Pais divorciados e que não se relacionam bem devem ficar em mesas separadas, principalmente se tiverem constituído novas famílias.
  7. Evite montar a “mesa de solteiros”. Os solteiros e desacompanhados podem ser colocados juntos com casais, para que não fiquem isolados ou constrangidos.
  8. Por último, tenha sempre mesas extras para convidados de última hora ou para pessoas que precisem ou desejem se separar do grupo durante o evento.

Fotos de enfeites de mesa para casamento

Veja mais algumas ideias e inspirações bem legais que podem ser exatamente aquilo que você estava procurando, confere aí!

    

 

 

 

 

Recomendados para você: