Um dos elementos mais interessantes da decoração do momento são os revestimento de paredes. Para destacae e valorizar uma parede normalmente pensamos no uso de tintas ou revestimento de azulejo, mas existem outras opções bem interessantes para deixar seu canto mais bonito. E uma das ideias mais interessantes são as paredes revestidas com pedras.

Embora não seja uma ideia das mais usuais em termos de decoração, é algo que fica super bem dependendo do seu estilo e tem uma aparência versátil o suficiente para agradar a todos os gostos.

Paredes revestidas com pedras: como planejar?

Parede-revestida-com-pedra-010

Escolher o revestimento para as paredes exige planejamento, e se a ideia for utilizar pedras, isso exige ainda mais cuidado. Isso porque é preciso pensar no seu projeto, nos cômodos em que você pretende usar esse revestimento e também na decoração. Além disso é preciso levar em conta os fatores como preço e tempo a ser gasto com a manutenção e os cuidados com tal material. Afinal, não estamos falando de algo tão simples quanto a costumeira tinta ou dos quadros que podemos dispor como for de nossa vontade.

Vantagens:

Parede-revestida-com-pedra-001

Revestimentos em pedra são lindos, não é mesmo? Mas além de bonito, esse material oferece algumas vantagens. Entenda agora quais são:

Durabilidade: Em comparação com outros tipos de revestimento, as pedras tem uma boa durabilidade, o que dá o status de ser algo para a ‘vida toda’, tendo os devidos cuidados com limpeza e manutenção.

Manutenção prática: A manutenção desse revestimento é relativamente prática é prática, não requerendo maiores cuidados dependendo do local onde será aplicado. Por exemplo, se a aplicação for realizada em uma área externa, a recomendação é utilizar produto impermeabilizante para garantir durabilidade. Claro que a limpeza, embora dificilmente utilize produtos específicos, deve ser feita com regularidade para evitar aparecimento e acúmulo de teias, porém é um material que preza pela praticidade de todo modo.

Conforto térmico para ambientes quentes: O conforto térmico também é uma questão interessante: se o imóvel está localizado em locais com temperatura alta, a tendência é que o ambiente fique mais fresco.

Versatilidade: As paredes revestidas em pedra são muito versáteis para os projetos de decoração, sem contar que agrada aos mais diversos gostos, o que torna a tarefa de pensar o ambiente algo bem mais simples.

Desvantagens:

Parede-revestida-com-pedra-033

Nem sempre a beleza de um revestimento compensa o valor investido. Claro que isso vai depender de uma série de fatores. Veja alguns:

Alto custo: A instalação de pedras como revestimento de parede requer mão de obra especializada e uma preparação prévia da parede onde ela será instalada, que vai depender do tipo de pedra e da forma escolhida. Pedras cortadas em placas são instaladas em paredes rebocadas e com prumo verificado, enquanto as rústicas não requerem maiores cuidados anteriores. Porém é possível diminuir muito as despesas com a utilização de sobras de pedras, cujo valor é bem inferior em comparação a outros materiais semelhantes no mercado. Porém, um material mais caro pode adicionar valor ao preço da casa em caso de venda ou a beleza do seu projeto de decoração.

Falta de conforto térmico em ambientes frios: Outra desvantagem associada ao material é o conforto térmico. Conforme mencionamos acima o ambiente pode ficar mais frio. Então o inverso pode ser incômodo: portanto se o imóvel estiver localizado em lugar com quedas bruscas de temperatura, o conforto térmico talvez não seja o mais adequado.

Pedras mais utilizadas em revestimento de paredes:

Parede-revestida-com-pedra-015

As pedras mais populares na decoração são mármore, granito, pedra madeira, pedra portuguesa, caxambu, são tomé, goiás, miracema, pedra ferro (topázio), ardósia, seixos e outros. Parecem poucas opções, mas elas podem ter diferentes formas de acabamento: pedras polidas, aflamadas, apicoada, em filetes, placas, tijolos, palitos e outros menos frequentes, tudo isso nos mais inusitados formatos. Tudo vai depender de qual o projeto previsto.

Como escolher as pedras para revestimento?

Parede-revestida-com-pedra-025

Tudo vai depender do seu gosto e do projeto que está pensando e também da orientação de um profissional. Mas claro que algumas dicas podem ajudar aqueles que ainda estão se programando para pensar no assunto:

Cores: Do mesmo modo como as tintas, as cores das pedras também exercem efeito sobre a decoração em si. Cores claras deixam o ambiente mais suave e leve enquanto as mais escuras podem exigir atenção quanto a iluminação. O efeito de contraste é interessante em ambos os casos, seja para oferecer um ambiente mais caloroso ou mais delicado. Esse contraste é obtido tanto por meio das cores dos demais itens, quanto pelo material dos objetos em si. Um exemplo: a junção de pedra e madeira e de pedra e vidro geram efeitos diferentes entre si.

Formato: O formato e o tamanho das pedras também influenciam no efeito final então tudo vai depender dos seus planos. Caso a ideia for revestir paredes externas e você desejar algo mais rústico, as pedras maiores são indicadas, com relevo e cores mais escuras e carregadas. Em caso de suavidade e delicadeza, as pedras com cores mais claras e pouco relevo conferem a sensação desejada.

Seja como for, não deixe de consultar um profissional. Ele é a pessoa mais indicada para conferir a viabilidade do seu projeto assim como determinar o material mais adequado aos seus planos.

Fotos de paredes revestidas com pedras:

Se você precisa de inspiração, esse é o seu momento. Dá uma olhada no que preparamos:

Parede-revestida-com-pedra-002 Parede-revestida-com-pedra-003 Parede-revestida-com-pedra-004 Parede-revestida-com-pedra-005 Parede-revestida-com-pedra-006 Parede-revestida-com-pedra-007 Parede-revestida-com-pedra-008 Parede-revestida-com-pedra-009 Parede-revestida-com-pedra-010 Parede-revestida-com-pedra-011 Parede-revestida-com-pedra-012 Parede-revestida-com-pedra-013 Parede-revestida-com-pedra-014 Parede-revestida-com-pedra-016 Parede-revestida-com-pedra-017 Parede-revestida-com-pedra-018 Parede-revestida-com-pedra-019 Parede-revestida-com-pedra-020 Parede-revestida-com-pedra-021 Parede-revestida-com-pedra-022 Parede-revestida-com-pedra-023 Parede-revestida-com-pedra-024 Parede-revestida-com-pedra-026 Parede-revestida-com-pedra-027 Parede-revestida-com-pedra-028 Parede-revestida-com-pedra-029 Parede-revestida-com-pedra-030 Parede-revestida-com-pedra-031 Parede-revestida-com-pedra-032 Parede-revestida-com-pedra-034 Parede-revestida-com-pedra-035 Parede-revestida-com-pedra-036 Parede-revestida-com-pedra-037 Parede-revestida-com-pedra-038 Parede-revestida-com-pedra-039 Parede-revestida-com-pedra-041 Parede-revestida-com-pedra-042 Parede-revestida-com-pedra-043 Parede-revestida-com-pedra-044 Parede-revestida-com-pedra-045 Parede-revestida-com-pedra-046 Parede-revestida-com-pedra-047