mesa-natal-2013

Uma das  características mais lembradas dentro das festas de final de ano certamente é a boa mesa de uma ceia típica de natal e de ano novo. E claro que, além da comida, há também conta a decoração da mesa.

Tudo bem que no dia-a-dia há aquela pressa em fazer as refeições, mas em ocasiões especiais nada como pensar também em deixar as coisas bonitas e especiais.

Decoração Mesa de Natal

As cores típicas de decoração no natal são o verde escuro, vermelho, branco e dourado, mas claro que isso não é uma regra.

Estas opções são as preferidas para quem gosta de manter as tradições, porém o bege, o castanho e o prateado também surgem e compõem combinações muito interessantes, que podem estar presentes tanto na toalha de mesa quanto em acessórios como candelabros, velas estilizadas, pratos e utensílios como travessas.

Decoração de Ano Novo

O ano novo costuma ser bem mais criativo quando a intenção é a decoração de mesa da ceia. O branco e o prata são tradicionais, mas todas as outras cores são belíssimas opções a serem cogitadas – desde que seja com planejamento, óbvio.

As cores que simbolizam de alguma forma aquilo que você quer para o ano seguinte podem sim estar representadas na sua decoração.

Seguindo o mesmo significado da roupa ou da lingerie, vale acrescentar as cores em sua mesa, desde que você possa entender que a lógica da decoração no fundo é a mesma lógica usada para a moda: bom senso na hora de combinar elementos.

Basta ter isso em mente e será meio caminho andado para que tudo dê certo.

Como combinar as cores na decoração

Combinar cores é uma arte que merece respeito. E quando falamos em “combinar” a situação não é exatamente usar as cores iguais em todos os lugares. E não é tão difícil assim, basta ter o famoso bom senso.

Quando a intenção é misturar cores fortes e fracas, pense como se estivesse escolhendo o que vestir no guarda-roupa. Pense na toalha como a roupa em si e nos demais itens como acessórios. Eles devem ter a ver entre si, formar um conjunto harmonioso.

Do mesmo modo como roupas com muitos detalhes ou brilhos requerem atenção na escolha de acessórios mais simples, o mesmo vale para a decoração.

Já roupas mais simples permitem mais destaque nos acessórios. Portanto pense nessa relação como a toalha de mesa e os demais itens, como talheres e demais utensílios ou elementos.

Agora que você já viu algumas dicas de decoração para as ceias de natal e ano novo, que tal conferir as nossas dicas de Receitas de Ano Novo 2013, além de deliciosas sobremesas para Ano Novo 2013?

Prepare uma ceia incrível para receber os seus amigos e familiares, com uma decoração bonita e pratos deliciosos, suas festas de fim de ano serão inesquecíveis!