Uma sala de brinquedos é extremamente necessária em creches e escolas, mas também se faz um bom uso desse tipo de peça em casa, para divertir as crianças e assim ser possível cuidar das tarefas de casa. A decoração de uma sala de brinquedos também influencia na hora de chamar a atenção da criança. Quanto mais atrativo for o local, mais a criança ficará encantada e poderá se divertir.

Veja, a seguir, algumas ideias para decorar a sala de brinquedos e também algumas fotos para se inspirar.

Ideias para decoração de sala de brinquedos

Todas as crianças adoram brincar de cabaninha, então porque não colocar uma no centro da sala para que possam brincar de casinha, de acampamento e de várias outras coisas? Você pode montar a cabana e enfeitá-la com tecidos de várias cores, deixando bem colorido. Na parte interna, decore com um tapete, travesseiros e almofadas, deixando o ambiente bem confortável e aconchegante.

Você também pode colocar um balanço, acompanhado de uma mesinha com cadeiras para que a criança possa sentar, descansar e até mesmo colorir seus livros preferidos. Outra opção que pode ser benéfica é optar por sofás laváveis, principalmente no caso de crianças que adoram riscar as coisas. Você também pode criar uma mesa em um canto com vários brinquedos dispostos para que a criança use o restante do espaço da sala para se divertir como quiser.

Dicas para criar a decoração

A criação da decoração irá depender muito do ambiente e da quantidade de crianças. Se for em uma creche ou escola, o mais indicado é investir em um ambiente que atenda a todas as necessidades: de crianças menores e também maiores. Tenha um espaço para descanso onde seja possível colorir ou realizar alguma atividade, assim como disponibilize brinquedos variados para que todos possam brincar. Você pode criar um espaço na sala com um tapete e almofadas ao redor, sendo o local onde todos se reúnem no início/final da aula.

Se a sala de brinquedos for em sua própria casa, você pode definir as cores e os brinquedos de acordo com os gostos da criança: anote sua cor preferida, veja o que ela mais gosta de fazer e o que costuma entretê-la por bastante tempo. Com isso será possível criar uma decoração que a agrade.

Brinquedos indicados

Os brinquedos dependem muito da idade da criança. Você pode disponibilizar vários livros de colorir e materiais para preenche-los (crianças de todas as idades tendem a gostar deles), pode disponibilizar alguma mini bicicleta ou moto, uma casinha de boneca, caminhões, carrinhos, pianos de brinquedo e vários outros tipos de automóveis e equipamentos.

Se você deseja ensinar algo junto, pode fazer uma pequena horta ou disponibilizar plantas para serem regadas diariamente e assim estimular a criança ao contato com o meio ambiente. A sala de brinquedos pode ter também um quadro negro onde a criança pode desenhar/escrever o que quiser. Bonecos de pelúcia, de madeira e de todos os tipos também são indicados.

Confira mais algumas imagens de decoração abaixo: