Você curte o estilo de decoração feng shui pela casa? Conheça mais sobre esta técnica de organização no post de hoje!

Eu conheci o feng shui ainda na minha adolescência quando ganhei um Ba-guá de aniversário. Como não sabia o que era, agradeci o presente e fui procurar saber depois. Não recomendo esse tipo de presente, viu? Afinal a pessoa tem que ter interesse específico nesse tipo de informação para curtir o mimo.

Recomendo uma coisa mais impessoal no caso de ser uma colega do faculdade como foi a minha. Mas voltando ao assunto do Feng shui, no post de hoje vamos dar uma iniciação geral para quem está decorando sua casa e quer equilibrar os ambientes ou apenas quem tem curiosidade sobre o assunto. Ou pra quem ganhou um Ba-guá como eu e não sabe o que fazer com ele!

decoração feng shui

Decoração Feng Shui

Não sou especialista portanto as dicas do post não superariam a expectativa de quem quer conselhos profissionais de decoração. A ideia nesse caso é contratar um profissional mesmo, combinado? Vamos ao começo do Feng shui?


O que é Feng shui

decoração feng shui

Essa é uma técnica milenar criada na China que vai além da simples decoração: ela visa equilibrar as energias dos ambientes (seja apenas um cômodo ou um apartamento inteiro) de acordo com as características da sua utilização, trazendo, assim, mais felicidade, harmonia e satisfação para os moradores.

Isso acontece através da organização dos ambientes e espaços, da indicação de cores e materiais específicos para cada ambiente/energia, da organização e limpeza dos cômodos, disposição de plantas, entre outros aspectos.

Essa técnica visa atrair energias positivas, de acordo com o perfil de cada ambiente, e se baseia em oito áreas da vida: espiritualidade, trabalho, prosperidade, família, relacionamentos, criatividade, sucesso e amigos.


Decoração feng shui para o quarto do casal

Acerte a posição dos móveis

A cama não deve estar posicionada em frente à porta, pois a energia que entra no ambiente interfere no sono dos moradores. É interessante inclusive posicionar o móvel em uma parede ‘cega’, para que eles vejam quem entra e sai do quarto. E lembre-se ainda de que a cama precisa de cabeceira. A peça deve ser inteiriça e firme, aquecendo o local e trazendo segurança para a vida do casal.

decoração feng shui


Mantenha o ambiente arejado

Deixar luz natural e ventilação entrar é essencial para haver um bom fluxo de energia no quarto. A claridade não apenas atrai como também estimula a energia positiva no ambiente. Mas não é só isso. É recomendado usar também cores claras nos móveis e nas paredes, para a decoração não ficar muito escura e afetar o astral energético.

Aposte na simetria

O quarto do casal deve sempre ter a simetria como ponto de destaque, afinal, os moradores são uma dupla. O indicado pelas consultoras é repetir móveis e itens decorativos nos dois lados da cama. Abuse da ideia dos pares. Instale quadros, esculturas e até mesmo almofadas em dobro. E cuide para não deixar o local atulhado de peças ou repleto de móveis quebrados e sem função.

Evite cores fortes

decoração feng shui

O espaço de dormir precisa ter um astral harmônico. Evite cores brilhantes e tonalidades fortes como roxo e vermelho. E cuide de reforçar a espiritualidade e a energia da família com as cores azul e verde na decoração do quarto. Outra possibilidade interessante é usar o dourado nos detalhes para atrair riqueza e prosperidade. Mas se a ideia for estimular a comunicação entre o casal, invista no poder do amarelo.


Espalhe bons aromas

decoração feng shui

Os perfumes interferem no relacionamento do casal. As essências de rosas, por exemplo, estimulam o romance e a paz, enquanto as essências âmbar estão relacionadas à sexualidade. Quando o casal estiver distante, uma boa dica para resolver o problema é utilizar a essência de lavanda. Outra fragrância poderosa é a baunilha, já que aguça a sensualidade.


Dicas de decoração feng shui para a casa

Organização

Esse é um ponto fundamental quando se quer aplicar o Feng Shui em um ambiente (ou mais de um). É muito importante que haja ordem e organização, tanto na disposição dos móveis – evite deixar os ambientes “atravancados” -, quanto na quantidade dos elementos decorativos.

decoração feng shui


Iluminação (natural ou artificial)

Especialmente na porta de entrada – região em que os convidados serão recepcionados -, é muito importante maximizar a iluminação para, assim, atrair boas energias. Essa fonte de luz deve, preferencialmente, ser natural (tenha espelhos, cortinas leves e cores mais claras, especialmente em ambientes compactos), mas também pode ser artificial. O fundamental é garantir que os ambientes sejam iluminados de forma satisfatória e confortável, trazendo mais tranquilidade e aconchego.

decoração feng shui


Decoração feng shui para a sala

De acordo com o que se quer transmitir em cada ambiente, você pode optar por certos elementos decorativos e materiais específicos. Por exemplo, logo na entrada do seu apartamento, tenha quadros na parede ou mesmo um espelho, pois assim você atrai energias que passam a sensação de conforto e boas-vindas.

O  objetivo deve ser fortalecer aquelas energias que evocam família e amigos. Para isso, aposte em vasos de plantas, esculturas de cerâmica e objetos com formato quadrado e retangular (porta-retratos são uma ótima dica). Com relação às cores desse ambiente, dê prioridade para tons quentes e fortes, que trazem energias de sociabilidade. Opções interessantes são o laranja e o azul vibrante, que também inspiram criatividade.

Dicas de decoração Feng shui para o banheiro

O banheiro deve estar bastante limpo, por ser um local que recebe as impurezas do corpo. Cubra os ralos e deixe a tampa sempre abaixada. Coloque um vasinho de flores para atrair coisas boas. Este cômodo também deve estar arrumado assim como o quarto ou outros lugares que você costuma se arrumar.


Dicas de decoração feng shui para o escritório

Em primeiro lugar, organize seu escritório

  • Faça uma faxina no seu escritório de tempos em tempos, eliminando papéis e objetos em desuso.
  • Mantenha esse espaço e os itens que o compõem sempre organizados e limpos, evitando o acúmulo de lixo e poeira.
  • Procure sempre que possível verificar as suas gavetas, retirando tudo que de fato for desnecessário.
  • Coloque documentos organizados em arquivos, para facilitar a sua busca.

Decore sua mesa, para melhorar seu rendimento e atrair boa energia

  • No centro da mesa, deixe o computador ou notebook, para que a sua carreira seja o foco principal de suas atividades nesse local. Nesse caso, você também pode colocar frases ou notas que lhe inspiram.
  • Para atrair o sucesso, coloque atrás do computador um objeto de cor vermelha, de preferência uma luminária. Há diversas opções modernas e com preço que cabe no seu bolso.
  • No canto direito, o ideal é utilizar um porta-retratos de você e seu par romântico ou objetos que formem um par, uma vez que esse lugar representa os relacionamentos. É também interessante colocar aqui o telefone, para adquirir mais clientes. Além disso, é bom utilizar um objeto de metal ou constituído de muitas cores, como pequenas esculturas.

feng shui

  • O lado esquerdo está interligado à prosperidade. Logo, para atingir esse objetivo coloque sobre a mesa um cristal em esfera multifacetada, ou seus principais projetos em desenvolvimento. Você também pode usar itens de cor dourada, como uma caneta ou um quadro.
  • O centro esquerdo é o ponto relacionado à família. Para mantê-la em harmonia, nada melhor do que um pequeno vaso de planta; pode ser um cacto ou uma suculenta. Aqui você pode usar cores, como azul, vermelho ou púrpura. À frente desse objeto, está o canto da sabedoria, onde é importante colocar livros de referência em sua área de atuação.
  • Evite manter tesouras ou qualquer material cortante em cima da mesa, pois esses itens podem “cortar” as boas energias. A lixeira também merece atenção e deve ficar longe do seu lado esquerdo.

Fique ligado na disposição dos móveis

Coloque a mesa de escritório, de preferência, ao lado da porta de entrada para atrair mais prosperidade. Nunca a deixe de costas, pois assim você não verá o que entra nesse ambiente e poderá evitar acontecimentos ruins.

Sua cadeira deverá ser um pouco mais alta do que a do visitante. Assim, será possível gerar uma ideia de segurança, atraindo melhores negociações. Se houver uma janela com vistas para um jardim, é interessante colocar a sua mesa de forma que você possa visualizar esse local. Caso isso não seja possível, coloque quadros com paisagens verdes.


Decoração feng shui para a cozinha

Limpeza é indispensável

Um local limpo é sempre uma das primeiras ordens do Feng Shui. O primeiro passo sempre será fazer aquela faxina, limpar tudo e deixar a cozinha com aspecto de nova.

Mais importante ainda é manter essa ação regularmente para não deixar que energias negativas se acumulem. Pelo menos uma vez por semana limpe o local e uma vez a cada 15 dias faça aquela faxina geral. Isso sem contar, claro, na limpeza diária como lavar louças, limpar o fogão, tirar o lixo da pia, etc.


Eletrodomésticos sempre funcionando

Nada de ficar com seus eletrodomésticos, ou qualquer aparelho semelhante, que não esteja funcionando completamente. Eles evitam que as energias fluam corretamente e acabam acumulando ou deixando energias paradas por muito tempo, transformando-se em negatividade para o seu ambiente.

Livre-se do que não tiver uso

Qualquer energia parada não é benéfica. Então mesmo que tenha algo funcionando ou que não esteja quebrado, mas que você não usa mais, faça uma doação ou venda. Dessa forma abre espaço para novos itens de utilidade em sua cozinha.

Deixe os alimentos sempre organizados

Se você tiver uma despensa, esta precisa ficar em ordem, nada de entulhar os alimentos de qualquer maneira. Nos armários, tente utilizar separadores ou um armário para cada tipo de alimento. Além de ajudar no fluxo de energias, também deixará bem prático você pegar cada alimento na hora do preparo ou no servir.

Curtiram as dicas? Veja outro post especial sobre decoração e idéias com material reciclável, mude o visual de sua casa gastando pouco e com objetos que você não usa mais.

Recomendados para você: