decoracao-de-sotao

Um lugar infelizmente pouco aproveitado na decoração, o sótão, localizado no ponto mais alto da casa, por vezes é esquecido e deixado de lado na decoração de interiores. Muitas pessoas focam toda a atenção nos quartos, sala, cozinha e banheiro, esquecendo-se do sótão. Quando bem decorado, ele pode se tornar um dos seus espaços favorito na casa. Aprenda abaixo como aproveitar e dar uma cara nova ao seu sótão!

Ideias legais para o Sotão

Para não fazer mais do seu sótão um verdadeiro baú de antiguidade, onde são estocados todos os objetos da casa que não servem mais, a primeira coisa a fazer é definir qual sua real intenção com esse espaço.

decoracao-de-sotao decoracao-de-sotao decoracao-de-sotao

Quer transformar o sótão em um ambiente aconchegante para relaxar, sala de leitura, ou mesmo em mais um quarto da casa? Fazer dele um descolado e bonito closet para guardar suas roupas, sapatos e acessórios? Ou que tal um escritório ou sala de cinema e jogos, para receber os amigos e parentes mais chegados nos fins de semana? Seja qual for sua escolha, antes de partir de fato para a decoração, é preciso já ter em mente o que se quer obter do lugar.

Após decidir a finalidade do ambiente, o próximo passo é começar a transformação do sótão no que você deseja que ele se torne! Para isso, limpe o lugar, remova todos os móveis velhos, objetos e demais utensílios guardados (e que não deseja mais) e deixe o sótão totalmente vazio. Isso vai dar maior clareza de ideias e mostrar a verdadeira dimensão do espaço com o qual você está trabalhando. Muitas vezes, maior do que realmente parece. Mas como está quase sempre cheio de peças sem utilidade, isso acaba passando despercebido.

decoracao-de-sotao

decoracao-de-sotao

decoracao-de-sotao

Na hora de decorar, uma ótima dica é começar pelas paredes. O sótão costuma ser um local escuro, para iluminá-lo e criar sensação de amplitude ao ambiente, você pode pintá-los com cores neutras, ou tons mais claros de azul, verde, rosa, por exemplo. Depois é só ir dispondo os móveis novos da maneira que desejar.

Como o sótão é, em geral, um lugar pequeno, na nova decoração opte por poucos móveis, de tamanho e largura menores. Mas que, ao mesmo tempo, sejam multifuncionais (contenham gavetas, suportes, etc), que podem ser usados de diferentes formas. Outra excelente dica é investir na decoração das paredes, com quadros, pôsters e demais obras à sua escolha, que trazem mais estilo ao ambiente, mas sem interferir na sua mobilidade. Isso não vai sobrecarregar a decoração, deixando-a exagerada, e reaproveitar melhor o espaço do sótão.