parede-de-tijolo-aparente

Procurando ideias modernas e tendências para decoração de sala pequena? A decoração precisa ser pensada com muito cuidado e planejamento, afinal, as dimensões são limitadas e não há “espaço” para cometer erros.  É fundamental que o ambiente fique bonito, receptivo, confortável e harmonioso. Nessa matéria você vai conferir diversas dicas para decorar o mais importante espaço de convivência do seu lar. A sala de estar se destaca como uma das divisões mais movimentadas da casa. Ela é multifacetada, portanto, serve para descansar após um dia cansativo de trabalho, oferece conforto para assistir a um filme em família e também tem potencial para sediar um bate-papo entre amigos.

Decoração de Sala de Estar Pequena 36
Deixe a sua sala pequena belíssima. (Foto: Divulgação)

Até alguns anos atrás, a sala de estar era um grande espaço de convívio, marcado pelo luxo e pelo conforto. A cômodo continua apresentando a mesma proposta, só que agora a arquitetura está diferente: com ambientes cada vez menores e integrados. As metragens das salas foram reduzidas na medida em que as casas e os apartamentos se tornaram menores. Para lidar com as dimensões limitadas, os arquitetos derrubaram algumas paredes e também passaram a adotar estratégias para aproveitar ao máximo o espaço.


Decoração de sala pequena

Separamos algumas soluções para decorar a sala de estar pequena. Confira:

Integração de ambientes

Decoração de Sala de Estar Pequena 35

Como já foi dito anteriormente, a integração de ambientes vem sendo a principal solução para aproveitar espaço dentro de casa. Desta forma, algumas paredes deixam de existir e cria-se um grande espaço de convivência, que reúne sala de estar, sala de jantar e cozinha. Ao adotar a estratégia de integração, é muito importante tomar alguns cuidados para não prejudicar o bem-estar dos moradores e visitantes. A cozinha, por exemplo, deve ganhar uma coifa, pois somente dessa forma é possível evitar que o cheiro de gordura tome conta da área social.


Sala Minimalista

Decoração de Sala de Estar Pequena 25

Quando o desafio é decorar uma sala pequena, todo o projeto deve ser embasado nos conceitos do minimalismo. Para quem não sabe, esse movimento artístico tomou conta do mundo da arquitetura no século XX, com o conceito de que o empregar menos elementos é a melhor solução estética. Em outras palavras: menos é mais! Tendo em mente o princípio do minimalismo, faça um check-list com tudo o que é necessário para compor uma sala de estar. Reforçando: tudo o que é REALMENTE necessário, ou seja, nada de incluir itens meramente decorativos e que apenas tomam o “precioso” espaço. Para facilitar a sua vida como decoradora amadora, já definimos a lista de itens básicos: móveis (sofá, painel de TV, puff e mesa de centro), acessórios (cortina e tapete) e eletrônicos (TV, DVD e home theater).

Decoração de Sala de Estar Pequena 22

Quanto menor o número de itens utilizados para compor a decoração, mais clean e espaçosa ficará a sua sala de estar.


Elimine o excesso

Com o objetivo de complementar a dica anterior, vale reforçar: elimine o excesso. Isso mesmo! Todas aquelas coisas desnecessárias devem ficar de fora do projeto de decoração, inclusive os móveis de família corroídos pelo tempo e os objetos decorativos ultrapassado. A lei do desapego será muito útil para se desfazer dos elementos que só poluem a identidade visual e não possuem funcionalidade.


O melhor estilo para o petit salon

O estilo de decoração da sala de estar pequena faz toda a diferença, afinal, ele determina todas as características estéticas do ambiente. Em geral, é preciso dar preferência aos estilos que abusam de linhas retas e simplicidade, como é o caso do contemporâneo e do oriental.

Estilo contemporâneo

Decoração de Sala de Estar Pequena 27

O estilo contemporâneo é perfeito para quem busca uma sala moderna e autêntica. A decoração que segue essa proposta tem a simplicidade como principal característica, portanto, abusa de elementos clean e cores claras.


 

Estilo Oriental

Decoração de Sala de Estar Pequena 46

Quem procura uma decoração com mais charme e aconchego deve apostar no estilo oriental. Nesse caso, a estética é inspirada nas composições dos países do Oriente, como é o caso da China, Japão, Índia, Turquia e Tailândia. Os móveis e objetos decorativos são combinados de forma harmoniosa, a fim de proporcionar a sensação de paz e tranquilidade. Se nenhum dos estilos citados acima agradou, não se preocupe. Você pode escolher um outro conceito de decoração, desde que não haja rebuscamento e excesso de informação.


Cores para sala de estar

Decoração de Sala de Estar Pequena 28

Quem entende de decoração sabe o quanto as cores influenciam os sentimentos e as sensações das pessoas. No caso de um cômodo pequeno, o ideal é trabalhar com tons claros e neutros, pois assim fica mais fácil transmitir amplitude. Os móveis escuros costumam deixar a sala pesada e carregada, por isso devem ficar de fora da decoração. O ideal é escolher as peças modernas, que abusam de tons claros e leves. Pense também nas paredes: a pintura com branco é, de longe, a sua escolha mais inteligente. Algumas pessoas consideram o branco como uma escolha tediosa e monótona para decorar a sala. Nesse caso, é recomendado trabalhar com outros tons claros, como bege, salmão, amarelo pastel, azul pastel, gelo e cinza claro.


Você vai amar:


Decoração de Sala com cores vibrantes

Decoração de Sala de Estar Pequena 40

O ideal é que as cores claras e neutras prevaleçam na sala pequena, mas isso não significa que você está proibido de usar cores vivas e fortes na decoração. O ideal é “colorir” o espaço através dos pequenos detalhes, ou seja, com os objetos que enfeitam os móveis, como os vasos, as almofadas e luminárias.


Móveis para sala de estar

Ao escolher os melhores móveis para a sala de estar, é muito importante considerar o quesito proporção. O ambiente pequeno não deve ser decorado com itens grandes, robustos e que atrapalham a circulação. Ao pensar na mobília, é fundamental liberar espaço e deixar áreas vazias.

Decoração de Sala de Estar Pequena 30

Existem alguns itens mobiliários que contribuem muito com a sala pequena, como é o caso das peças com pernas expostas. Essa característica consegue enganar os olhos e transmite a sensação de amplitude. Outra “coisa” que funciona é usar móveis rasos, como é o caso do painel de TV, que substitui perfeitamente a rack e quase não tem profundidade. O ideal é substituir a tradicional rack por um painel de TV. No entanto, se mesmo assim você quiser usar um móvel, então dê preferência àqueles com menos profundidade e portas de correr. Esses compartimentos podem se transformar em ótimos espaços para guardar revistas, álbuns de fotos e mantas.

Móveis multifuncionais

Se o grande desafio é mobilizar uma sala pequena, então experimente apostar em móveis multifuncionais. Essas peças são vantajosas porque podem desempenhar mais de uma função: um puff quadrado que ao mesmo tempo serve de baú, acomodação e mesa de apoio.


Sofá para sala pequena

Decoração de Sala de Estar Pequena 34

Na hora de decorar a sala de estar, é muito importante se preocupar com a escolha do sofá ideal. Não dá simplesmente para comprar uma peça grande e colocá-la no ambiente. É preciso ter bom senso e respeitar as proporções. Um sofá não pode ser grande demais, pois acaba prejudicando a circulação das pessoas no espaço. Ele também não deve ser tão pequeno, pois essa escolha acaba desvalorizando uma divisão tão importante na residência.


Qual o modelo ideal?

Decoração de Sala de Estar Pequena 24

Em geral, uma sala pequena pede um sofá com menos profundidade e linhas retas. Também é recomendado dar preferência ao estofado liso, clean e sem estampas. Se o modelo escolhido não tiver braços, melhor ainda! Afinal, essa característica contribui com a sensação de amplitude. Muitas pessoas insistem na ideia de que a sala de estar precisa, obrigatoriamente, ser decorada com um conjunto de sofás com 2 e 3 lugares. Ledo engano. O ideal é apostar em um estofado com dois lugares e criar mais acomodações com pufes e poltronas pequenas. Antes de comprar um sofá, vale à pena tomar nota das medidas da sala. Dessa forma, você tem condições de escolher um modelo perfeito para o espaço. O próprio vendedor vai te ajudar nesse sentido.

Posso ficar sem sofá?

Quando a sala de estar é muito pequena (muito mesmo) e você não tem o costume de receber um grande número de visitas em casa, o sofá pode ficar de fora da decoração. Na verdade, você vai substituir esse móvel por duas poltronas confortáveis (de preferência que sejam giratórias). De repente adotar pufes quadrados também é algo interessante, para esticar as pernas e relaxar.


A mesa de centro

Decoração de Sala de Estar Pequena 29

Embora não seja um móvel obrigatório, a mesa de centro costuma fazer toda a diferença na decoração da sala de estar. Ela serve para apoiar os pés, colocar o controle remoto ou acomodar alguma bandeja com petiscos no momento da recepção. Em geral, a mesa de centro ideal é pequena e proporcional, portanto, não prejudica a circulação dentro do cômodo. Quanto ao posicionamento no ambiente, recomenda-se uma distância de 50 cm do sofá, pois assim haverá uma área livre para passagem. A mesa de centro transparente, fabricada em acrílico ou vidro, funciona bem em um cômodo com espaço limitado. Ela é clean, moderna e quase que “transparente”.


Distribuição dos móveis

Decoração de Sala de Estar Pequena 38

Você pode até acertar na compra dos móveis, mas se errar na hora de fazer a distribuição no espaço, terá sérios problemas. O ideal é distribuir os itens de forma inteligente, harmônica e funcional, respeitando sempre o fluxo de passagem. Lembre-se também de criar “respiros” no ambiente, ou seja, áreas livres e sem obstáculos. A sala de estar precisa ser gostosa, portanto, nada de dificultar a convivência. Lembre-se: ninguém gosta de ficar tropeçando nos móveis ou tendo que arrastar algum item para conseguir passar. Se essa for a dinâmica do seu cômodo, então você precisa mudar a disposição ou livrar-se do excesso.

Não deixe as coisas no meio do caminho

Nada pode interferir na passagem da sala de estar, portanto, evite deixar “coisas” no meio do caminho. Se o cômodo for estreito, por exemplo, não vai dar para trabalhar com uma mesa de centro, então o mais apropriado é inserir uma mesinha lateral, que servirá de apoio para copo de água, controle remoto e muitos outros objetos.


Prateleiras e nichos

Decoração de Sala de Estar Pequena 37

Como a área horizontal do cômodo é bastante limitada, o segredo para aproveitar o espaço da melhor forma possível é apostando nas prateleiras e nos nichos. Esses elementos são perfeitos para organizar os objetos decorativos ou itens colecionáveis. A escolha do modelo de prateleira ou nicho deve levar em consideração o restante dos móveis. Em todo caso, dê preferência às peças que abusam de linhas retas e cores neutras.


Você vai amar:


Decoração de sala com cortinas

Decoração de Sala de Estar Pequena 32

A cortina se destaca como um elemento fundamental para decorar a sala de estar. Ela tem a função de controlar a entrada de vendo, garante privacidade e regula a claridade que entra no ambiente. Dependendo do modelo, a cortina também agrega conforto acústico e visual à essa divisão da casa.


Qual o melhor tecido?

Existem alguns modelos de cortina que reconhecem as necessidades de uma sala de estar, ou seja, conseguem vestir as janelas sem interferir no conforto e na beleza. Em geral, os decoradores recomendam optar por peças leves e soltas, confeccionados com seda, renda de algodão, linho, voil, algodão ou outro tipo de tecido fluído. Além de observar o tecido, também é importante considerar o comprimento da peça. As cortinas compridas, que começam no teto e caem elegantemente até o piso, conseguem valorizar as medidas da sala, de forma natural e sofisticada. Uma opção bem interessante que já mostramos aqui no Muito Chique são as cortinas romanas.


Cortina estampada para a sala

Decoração de Sala de Estar Pequena 31

De preferência não. Deixe a estampa para as almofadas e escolha um modelo de cortina liso, de tom claro e suave. Normalmente a estética estampada faz com o cômodo fique apertado e com uma estética cansativa. Nem sempre é possível encontrar à venda um modelo de cortina clean e proporcional ao espaço. Nesse caso, a melhor opção é investir na instalação de persianas nas janelas. Essas peças são compactas, transmitem modernidade e só agregam coisas positivas à decoração.


O que evitar?

Na hora de comprar uma cortina nova para decorar a sala, é muito importante controlar a sua preferência pelas peças clássicas e rebuscadas. O ideal é investir nos modelos modernos, clean e que não “pesam” na decoração. Seguindo essa linha de raciocínio, é melhor evitar cortinas com xales, babados ou tecidos mais pesados. Truque: combine a cor da cortina com a parede, pois dessa forma o tecido se mescla a superfície e você terá uma linha contínua. Em outras palavras, a sala cresce.


Tapete para a decoração de sala

Para que a sala de estar pequena fique bonita e aconchegante, é fundamental incluir um tapete na decoração. Sem essa peça, o ambiente vai parecer inacabado e pouco convidativo. Há muitos modelos que são capazes de valorizar uma divisão com pouco espaço, mas é necessário tomar alguns cuidados para acertar na escolha.

Decoração de Sala de Estar Pequena 21

Na hora de comprar um tapete, é muito importante observar o estilo, o formato, as dimensões e as cores. Em geral, a peça deve ter um caimento proporcional ao tamanho do cômodo e se harmonizar com o restante da decoração. O tapete é uma ótima escolha para esconder o piso desgastado e com defeito. Ele também serve para tornar o piso frio (de cerâmica ou porcelanato) mais aconchegante. Em todo caso, uma regra não pode ser quebrada: nada de tapete grande. O modelo de tapete grande não costuma ser indicado para sala pequena, pois ele reforça a sensação de que o ambiente é apertado. O efeito “redutor de espaço” se torna ainda mais intenso quando a peça tem algum tipo de estampa ou uma cor escura.


Então qual é o tapete ideal?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O tapete ideal para sala pequena é aquele que tem um tamanho proporcional ao espaço, portanto, não tem partes sobrando embaixo do sofá ou outro móvel. Ele também aposta em tons claros e sem desenhos, pois com essa estética consegue fazer o ambiente ganhar algumas medidas. Se você quer, a todo custo, usar um tapete estampado na decoração, então aposte nos modelos com listras verticais. Essa padronagem combina com uma decoração moderna e torna o cômodo maior. Depois de escolher o tapete para a sala de estar, é muito importante que você preste atenção no posicionamento da peça no espaço. O ideal é que ela fique alinhada ao sofá principal ou poltronas.


Posso ficar sem tapete?

Mas é claro que sim! O tapete é um elemento fundamental em muitas composições, mas quando o desafio consiste em decorar uma sala pequena, ele pode ser dispensado. O piso do cômodo deve seguir um padrão único, pois assim ele transmite a sensação de continuidade e consegue ampliar. Os designers de interiores, quando são encarregados de decorar um cômodo pequeno, não cansam de afirmar: quanto mais o chão aparece, maior se torna o espaço.


TV para sala pequena

Decoração de Sala de Estar Pequena 19

As pessoas gostam de ostentar suas TVs grandes, modernas e repletas de funções. No entanto, esse equipamento nem sempre funciona bem na decoração de uma sala pequena. A lógica é bem simples de entender: se televisão for muito grande, a definição da imagem acaba prejudicada porque ela não está em uma distância suficientemente boa para assistir.


Tamanho ideal da televisão

Existe um cálculo matemático que ajuda a encontrar o tamanho perfeito da TV para a sua sala. A conta é a distância que existe entre “onde você se acomoda e o lugar onde a TV está instalada” dividido por 5. Não entendeu? Veja o exemplo prático: Juliana quer instalar uma TV em um painel situado a 200 cm da poltrona onde ela costuma se acomodar. Portanto, a tela deve ter o tamanho 40 polegadas.

Decoração de Sala de Estar Pequena 32

No que diz respeito as TVs que economizam espaço, o próprio avanço tecnológico já tem contribuído com a decoração, afinal, os modelos mais modernos eliminam os antigos “tubos” e são bem mais finos. E tudo aquilo que é “menos profundo” funciona melhor em espaços pequenos.

Altura da TV

Colocar a televisão numa altura adequada é ideal para que você e os demais moradores da casa não sintam desconforto na hora de assistir à alguma atração. Os designers de interiores recomendam posicionar a TV em uma área central, com uma altura de aproximadamente 1,20 m do chão. Assim, o campo de visão é respeitado e ninguém ficará com dores no pescoço.

Posicionamento da TV

Decoração de Sala de Estar Pequena 53

Parece óbvio: você só precisa colocar a TV bem de frente para o sofá e está tudo certo. No entanto, existem outros fatores que devem ser levados em consideração para que o posicionamento seja, de fato, perfeito. Na hora de escolher o lugar ideal para instalar a TV, evite deixar a tela de frente com as janelas ou varandas, pois a entrada de luz do sol prejudica a visualização da imagem da TV. Se não tiver como evitar os reflexos, então instale uma persiana para bloquear a entrada da claridade.


Acessórios transparentes

Decoração de Sala de Estar Pequena 33

Você pode incluir alguns objetos decorativos na sua sala de estar pequena, de preferência as peças transparentes. A transparência funciona muito bem na decoração porque transmite leveza e combina perfeitamente com um jeito mais “moderno” de decorar.


Enfeites metálicos

Decoração de Sala de Estar Pequena 44

Além das peças transparentes e dos espelhos, também é possível incluir enfeites metálicos na decoração da sala. Esses adornos conseguem iluminar e ampliar o espaço, na medida em que conseguem refletir a luz. Sem falar que o design é super moderno!


Painel de TV

Decoração de Sala de Estar Pequena 18

O painel de TV é uma solução interessante para quem tem sala pequena e não sabe como inserir uma televisão no espaço. Esse móvel tem pouca profundidade, por isso economiza bem a área horizontal que seria ocupada por um rack ou estante. Caso você não encontre o painel perfeito, contrate um marceneiro para fazer uma peça sob medida.


Decoração de sala com Espelhos

Quando o assunto é decoração de um ambiente pequeno, a utilização de espelhos é um truque que faz toda a diferença. Isso acontece porque o reflexo é capaz de propagar a luz e também causa a impressão de que o espaço é maior do que a realidade. Você pode abusar da criatividade na hora de fazer uma composição com espelhos. As peças podem ganhar molduras ou simplesmente serem fixadas lado a lado na parede, da mesma forma que se faz com os quadros.

Qual o melhor lugar para o espelho?

Decoração de Sala de Estar Pequena 42

A função do espelho é propagar o espaço, por isso é importante tomar alguns cuidados para esse objeto de decoração não acabe refletindo um cômodo da casa pouco atraente, como é o caso da lavanderia ou do banheiro. Lembre-se de que nada pode interferir no bem-estar e no conforto da sala. Há diversos pontos nas paredes que podem ser ocupados com espelhos, basta tomar cuidado para não gerar uma sensação de desconforto. A peça não pode ser instalada, por exemplo, na área que fica bem em frente ao sofá. Já a parede que fica atrás do móvel estofado é um lugar ótimo para espelhos.


Quadros para a decoração de sala

Decoração de Sala de Estar Pequena 26

Em alguns casos, por mais que as paredes sejam preenchidas com prateleiras e espelhos, ainda sobra espaço vazio. Algumas pessoas gostam de preservar a área livre, afinal, é um “respiro” na decoração. No entanto, também existe a possibilidade de instalar um belo quadro, com medidas proporcionais e estilo condizente com a proposta de decoração. Por mais que você seja um apaixonado por obras de arte, é importante ter cuidado. Fixar muitos quadros na parede pode transmitir a sensação de que o ambiente é ainda menor e apertado. Sem falar que a variedade de cores e desenhos expostos podem causar poluição visual. Portanto, coloque no máximo dois quadros na sua sala pequena.


Você vai amar:


O teto da sua sala

Na hora de planejar a decoração de uma sala, dificilmente as pessoas param para pensar no teto. Essa área, no entanto, quando bem trabalhada, consegue ampliar o espaço. Em geral, recomenda-se evitar forros com sancas e detalhes rebuscados. O ideal é apostar em cores neutras, claras e numa estética mais clean.

Pode ter ventilador de teto?

Como o Brasil é um país muito quente, a maioria das salas possui um ventilador no teto. Essa é a melhor forma de refrescar o espaço quando não se tem um ar-condicionado. Na hora de escolher o modelo ideal, vale a pena dar preferência àqueles que possuem cores claras, design simples e que combinam com o estilo da decoração do cômodo. A peça deve ter, de preferência, uma luz central para iluminar.


Lustres para sala de estar

Decoração de Sala de Estar Pequena 96

Se você quer deixar a sua sala de estar com um ar mais elegante e receptivo, então com certeza já pensou em trabalhar com um lustre na decoração do espaço. É possível instalar essa peça no teto, desde que haja bom-senso e respeito às dimensões. O efeito da iluminação depende da necessidade do cômodo. Se sala é muito utilizada para trabalhar ou fazer leituras, então é importante que o ambiente seja claro, ou seja, merece uma lâmpada fluorescente. Por outro lado, se a ideia é transmitir uma sensação de aconchego, então o mais apropriado é trabalhar com uma luz amarelada. Na hora de decorar a sala de estar com lustre, tome muito cuidado com a escolha do modelo. Não se esqueça de que a peça precisa estar em harmonia com o restante da decoração e não deve comprometer a amplitude. Em geral, recomenda-se dar preferência aos lustres modernos, pequenos e com pouco rebuscamento. Se a peça tiver detalhes, prefira os transparentes.


Iluminação para a sala

Decoração de Sala de Estar Pequena 99

Em geral, a sala de estar pequena deve estar bem-iluminada para que, de fato, seja beneficiada com a sensação de amplitude. Além da luz no teto e dos abajures, também é possível adotar pontos de luz estratégicos, ou seja, que destacam um quadro na parede ou mesmo um móvel. O sistema de luz dirigida deve ser usado sem exagero, em no máximo dois pontos diferentes do espaço. Nem só com iluminação artificial se faz uma sala de estar. O ideal é aproveitar a luz natural que entra pela janela, principalmente no período da manhã e da tarde. Essa claridade tem o poder de tornar o ambiente mais fresquinho e arejado.


Decoração de sala com Vasos modernos

Decoração de Sala de Estar Pequena 100

Os vasos deixam a decoração mais bonita, alegre e receptiva. Você pode escolher um modelo pequeno e colocá-lo na mesa de centro, com ou sem flores. Esse elemento com certeza vai acabar com a monotonia do espaço.


Almofadas estilosas

Decoração de Sala de Estar Pequena 61

Como já vimos, na sala pequena você não tem tanta liberdade para trabalhar com cores fortes nas paredes e nos móveis, por isso vale à pena usar as almofadas como “pontos coloridos” no seu layout. Além de adicionarem um toque de cor ao espaço, essas peças também são responsáveis por trazer conforto e decoram sem comprometer o orçamento. Na hora de escolher as almofadas, dê preferência aos modelos que abusam de cores vivas e estampas descontraídas. Desta forma, a sua sala vai ficar muito mais alegre e agradável.


A organização é essencial!

Decoração de Sala de Estar Pequena 18

Na hora de arrumar a sala de estar pequena, é fundamental colocar em prática as regras de organização. Nada de deixar as coisas amontoadas no chão, sobre os móveis ou nas prateleiras. Se o ambiente ficar uma bagunça, a sensação de que ele é menor se torna ainda mais evidente. Preservar a sala sempre em ordem não é tarefa difícil, afinal, você só precisa reservar 10 minutos por dia para colocar as coisas no lugar e fazer uma limpeza. Dessa forma, é possível tornar o espaço funcional e deixar a estética mais apresentável.


Feng Shui na sala pequena

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, que busca a harmonia dentro de um ambiente. Para conseguir equilibrar as energias positivas e repelir os maus fluídos, os ensinamentos apostam no posicionamento dos móveis, nas cores e até mesmo em objetos místicos.

Decoração de Sala de Estar Pequena 16

A sala de estar representa o lado social dos seus moradores. Independentemente do seu tamanho, ela é o retrato de como você quer ser visto pelas pessoas. Esse mesmo cômodo pode representar a forma como vivemos e enxergamos o mundo. Quando falamos de cores para sala pequena, o mais apropriado é trabalhar com branco e outros tons claros para favorecer a amplitude. No entanto, para aplicar os conceitos do Feng Shui, vale à pena incluir alguns elementos com cores quentes nesse espaço, como é o caso do vermelho, do laranja e do amarelo.

Esses tons são reconfortantes e transmitem conforto. Você não precisa necessariamente pintar uma parede de vermelho. As cores podem aparecer no sofá, nas almofadas ou em outro acessório. A iluminação também é um ponto muito importante para o Feng Shui. Os especialistas no assunto recomendam uma luz central um pouco mais forte, que facilite a limpeza ou permita realizar uma leitura, se for necessário. Também é possível iluminar pontos específicos do cômodo com abajures e luminárias, afinal, dessa forma o ambiente fica mais agradável durante a noite.

Decoração de Sala de Estar Pequena 17

Se você estiver em dúvida sobre como decorar as prateleiras, então aqui vai uma dica poderosa do Feng Shui: aposte nos objetos que fizeram história na sua vida. De repente um porta-retrato da família ou um prêmio são meios de recordar momentos bons que já foram vividos. Objetos que são heranças de família também são ótimos para decorar a sala de estar, mas lembre-se de tomar cuidado para não deixar o visual poluído. Seguindo essa dica, com certeza a impessoalidade das cores neutras e claras será superada.

Caso exista um cantinho livre na sala de estar pequena, experimente decorá-lo com um vaso de planta. De acordo com o conceito do Feng Shui, essa aposta aumenta o contato dos moradores com a natureza e também garantem mais frescor para essa área de convivência. O Feng Shui diz que móveis não devem ficar de costas para a porta de entrada. Essa regra se aplica especialmente aos sofás e poltronas. Esse cuidado na disposição oferece mais segurança e melhora a visão de quem adentra o ambiente.


10 pontos negativos para sala pequena

Decoração de Sala de Estar Pequena 15


 

  1.  Móveis grandes
  2. Cores escuras
  3. Cortinas estampadas
  4. Muitos objetos decorativos
  5. Móveis sem utilidade
  6. Conjunto de sofá completo
  7. Estante para TV
  8. Paredes
  9. Detalhes rebuscados
  10. Desorganização

10 pontos positivos para sala pequena

Decoração de Sala de Estar Pequena 14

  1. Poltronas
  2. Cores claras e neutras
  3. Espelho
  4. Prateleiras
  5. Painel de TV
  6. Mesa de centro transparente
  7. Organização
  8. Cortinas claras
  9. Integração de ambientes
  10. Minimalismo

Mandamentos para decoração de sala

Resumindo tudo o que já foi dito até agora, temos os 5 mandamentos de uma decoração perfeita de sala pequena:

Decoração de Sala de Estar Pequena 13

1. Tome nota das medidas: Antes de comprar os móveis e acessórios para a sua sala, preocupe-se em montar uma planta, valorizando o formato do ambiente e as medidas. Depois, defina o tamanho máximo dos móveis protagonistas, de modo que as peças não interfiram na circulação.

2. Escolha bem os móveis: Se você for incluir um sofá no ambiente, dê preferência a um modelo mais “sequinho”, com dois lugares e braços finos. A falta de assentos pode ser compensada com puff quadrados (que também serve de mesa de apoio) e poltronas. Caso você queira incluir uma rack no ambiente, dê preferência a um modelo menos profundo.

3. Use cores claras: Usar cores claras e neutras na decoração da sala pequena é uma dica universal. Esses tons devem aparecer nos móveis e nas paredes. No entanto, as peças pequenas e os detalhes podem ser coloridos.

4. Aproveite as paredes: As paredes assumem papel fundamental na sala pequena, afinal, elas podem ser usadas para instalar nichos e prateleiras. Esses suportes, por sua vez, servem para expor objetos decorativos, livros e quadros.

5. Personalize: Não adianta investir dinheiro em móveis modernos se a sua sala não tem personalidade. Portanto, encontre meios de deixar o cômodo com a sua cara, mas ao mesmo tempo receptivo com as visitas. Para personalizar, você pode incluir objetos relacionados ao hobby favorito, peças cobradas em viagens, painéis de fotos, entre outros itens.


Salas pequenas decoradas

Você ainda tem dúvidas sobre como decorar a área social da sua casa? Então confira a seguir imagens inspiradoras de salas pequenas decoradas:

Decoração de Sala de Estar Pequena 43

Decoração de Sala de Estar Pequena 45

Decoração de Sala de Estar Pequena 49 Decoração de Sala de Estar Pequena 50 Decoração de Sala de Estar Pequena 51 Decoração de Sala de Estar Pequena 52

Decoração de Sala de Estar Pequena 54 Decoração de Sala de Estar Pequena 55 Decoração de Sala de Estar Pequena 56 Decoração de Sala de Estar Pequena 57

Decoração de Sala de Estar Pequena 58 Decoração de Sala de Estar Pequena 60 Decoração de Sala de Estar Pequena 59

Decoração de Sala de Estar Pequena 62 Decoração de Sala de Estar Pequena 66 Decoração de Sala de Estar Pequena 65 Decoração de Sala de Estar Pequena 64 Decoração de Sala de Estar Pequena 63

Decoração de Sala de Estar Pequena 70 Decoração de Sala de Estar Pequena 73 Decoração de Sala de Estar Pequena 72 Decoração de Sala de Estar Pequena 71 Decoração de Sala de Estar Pequena 74 Decoração de Sala de Estar Pequena 75 Decoração de Sala de Estar Pequena 76 Decoração de Sala de Estar Pequena 77

Decoração de Sala de Estar Pequena 78 Decoração de Sala de Estar Pequena 82 Decoração de Sala de Estar Pequena 81 Decoração de Sala de Estar Pequena 80 Decoração de Sala de Estar Pequena 79

Decoração de Sala de Estar Pequena 83

Decoração de Sala de Estar Pequena 85 Decoração de Sala de Estar Pequena 84 Decoração de Sala de Estar Pequena 95 Decoração de Sala de Estar Pequena 94 Decoração de Sala de Estar Pequena 93


Onde comprar coisas legais para decoração de sala

Confira a seguir algumas lojas virtuais que podem contribuir com a montagem da sala de estar perfeita:


Mobly

A loja virtual Mobly se destaca como uma das mais completas no segmento de móveis. Ela garante frete grátis para diversas localidades e comercializa os melhores itens para que você possa mobiliar cada cantinho da casa. No que diz respeito à sala de estar, é possível encontrar sofás, poltronas, puffs, racks, painéis de TV e mesas de centro. Vale destacar que todos os produtos são alinhados com o que há de mais moderno em matéria de decoração. Confira a seguir alguns itens que são encontrados à venda na loja Mobly e que podem contribuir com a sua sala pequena.

Decoração de Sala de Estar Pequena


Decoração de Sala de Estar Pequena3


Decoração de Sala de Estar Pequena 1


Decoração de Sala de Estar Pequena 2


Etna

Se você está em busca de elementos legais para decorar a sua sala de estar, então nada mais justo do que apostar nos acessórios e objetos decorativos da loja Etna. Na loja virtual é possível encontrar almofadas, esculturas, relógios, vasos decorativos, espelhos, quadros, painéis, porta-retratos, baús e muitos outros itens. Confira a seguir algumas sugestões para decorar a sua sala:

Decoração de Sala de Estar Pequena 8


Decoração de Sala de Estar Pequena 7


Decoração de Sala de Estar Pequena 6


Decoração de Sala de Estar Pequena 5


Havan

A Havan tem ótimas opções de tapetes e cortinas para decorar salas pequenas. As peças se destacam por conta da qualidade e dos preços baixos. Você pode ir até uma loja física para conhecer os modelos ou acessar a loja virtual. Veja a seguir opções para decorar o cômodo:

Decoração de Sala de Estar Pequena 9


Decoração de Sala de Estar Pequena 10


Loja KD Móveis

Quando falamos a respeito de sala pequena, uma regra é clara: aproveite os espaços livres nas paredes. Na loja KD Móveis você encontra ótimas opções de nichos e prateleiras para decorar o cômodo, com bom gosto e modernidade. A categoria de “sala de estar” também tem muitos produtos interessantes, como painéis de TV, mesas laterais e revisteiros. Confira algumas peças:

Decoração de Sala de Estar Pequena 12


Decoração de Sala de Estar Pequena 11

muitas estratégias que podem ser colocadas em prática para fazer a decoração da sala de estar pequena. Com certeza o seu cômodo vai ficar bonito, amplo e confortável, por mais simples que seja a composição. Em casos de dificuldades para desenvolver o projeto, contrate os serviços de um designer de interiores.