Procurando ideias de decoração para a mesa de natal? As festas de fim de ano estão chegando e claro, é hora de pensar em uma série de coisas. E uma das principais tarefas tem a ver com a decoração. Afinal quem não gosta de decorar a casa para essa ocasião? São várias as possibilidades para decorar e também é algo super divertido de fazer, pelo menos para quem gosta da ocasião. Na decoração para as festas temos que pensar em vários cômodos, em especial naqueles que são de uso social, como a sala de estar e sala de jantar. Para esse tipo de ambiente, é algo que devemos pensar desde o início, mas e no caso da decoração da mesa de natal? É um item que só pensamos quando estamos muito perto da ocasião, o que pode acabar sendo chato para planejar, em especial se você não tem muito em casa. Nesse caso, que tal algumas ideias e sugestões para dar uma mãozinha para seu talento de decoradora?

Decoração de mesa de natal

mesa-de-natal

A ceia de Natal não é uma ocasião na qual apenas a comida deve ser pensada, mas também a decoração, principalmente se você estiver planejando receber visitas em sua casa, o que torna a compromisso ainda mais especial. Sendo assim vale também ter aquele capricho na hora de organizar o cômodo. A verdade é que não é nada tão complicado assim. As dicas que temos a oferecer são bem parecidas com aquelas que seguimos na hora de repaginar a decoração de um ambiente ou ainda escolher um look. Os princípios são básicos e são úteis em ambas as ocasiões.


Cores para a mesa de Natal

A combinação de cores é um item importante em todo planejamento de decoração que fazemos no dia-a-dia, e a mesa de natal não será uma exceção a esse cuidado. Normalmente ao natal temos as cores vermelho e verde na combinação principal, mas ela não precisa ser uma regra. Outras combinações podem ser estabelecidas como o branco e prata, ou branco e dourado, sempre tão populares nas festas de reveillon, mas que também podem trazer o clima desejado.

Decoração-de-mesa-de-natal-040

Outras dicas de cores são: vermelho e branco; vermelho e dourado; amarelo e dourado. Peças de decoração e outros objetos nesses tons podem ser encontrados com simplicidade caso você precise comprar alguma coisa. Alguns tons queridos mas não tão usuais junto ao dourado são roxo e verde. Os tons esverdeados também funcionam bem com o branco.

A verdade é que temos diversas opções para escolher! Tudo depende das sensações que você pretende evocar: o vermelho e verde, por exemplo, tem uma sensação aconchegante e tradicional, embora rústico. Já o branco e vermelho une a tradição à sofisticação, embora um toque mais caseiro. Já branco e dourado ou prata e dourado remetem a leveza e contemporaneidade. Esses são apenas alguns exemplos úteis e que podem guiar sua escolha.


Como escolher a Toalha de Natal

Decoração-de-mesa-de-natal-042

A toalha de mesa é um item importante para a decoração. Tal como a combinação de cores, ela pode ser o item no qual você baseará todo a organização que virá depois. Seja uma toalha, jogos americanos, caminho de mesa ou simplesmente não usá-la, é importante pensar no assunto. Sendo de uma cor lisa, fica mais fácil estabelecer um equilíbrio na decoração, o que é bom especialmente se você não tiver muita experiência. Caso deseje algo estampado, vale escolher algo discreto, com padrões pequenos ou que trabalhem com a mesma cor, porém em um tom diferente.

Caso a peça escolhida tenha mais cores, vale tomar cuidado com a escolha dos demais detalhes da decoração para que não fique sobrecarregado. Uma toalha lisa deixa mais simples o trabalho de se concentrar nos detalhes. Já no caso de algo estampado, é preciso pensar em um pouco mais de discrição. Lembre-se que, nesse caso ele pode atuar como quando decoramos uma parede: a partir da cor da parede ou do padrão do papel que está aplicado ali, podemos pensar no resto de uma forma que elimine as chances de erro. Textura e tecido da toalha também são itens importantes a serem pensados. Por mais que a ocasião seja especial, vale a pena pensar em algo que não seja tão complicado de limpar em caso de manchas, e que tenha uma textura agradável ao toque.


Você também vai amar:


 

Enfeites para a mesa de Natal

Decoração-de-mesa-de-natal-043

Para quem busca planejar uma decoração simples e barata, pensar em detalhes é uma boa forma de acertar e economizar sem fazer muito esforço. Ou seja, nesse caso estamos falando em itens menores, mas que são suficientes para dar aquele charme na combinação de cores e na decoração em si.

Arranjos, pinhas, castiçais, velas coloridas, guardanapos e porta-guardanapos são exemplos de detalhes que podem fazer a diferença na hora de decorar: eles podem dar um toque de cores necessárias, assim como fornecer um clima que você deseja que seja o predominante no cômodo. Pensar nos detalhes da mesa de decoração é como decorar um ambiente – uma sala ou um quarto por exemplo – sem poder dispor de uma pintura nova para as paredes. Nesse caso, os detalhes – os objetos que compõem o arranjo – serão aqueles que darão o toque preciso. Pense no padrão de cores desejado, como aquelas combinações que postamos acima e depois avalie quais são suas melhores chances de buscar objetos que possam funcionar dessa maneira.


Louça para a mesa de Natal

Decoração-de-mesa-de-natal-044

A louça a ser utilizada para a ceia é parte importante na escolha de cores. Tal como a toalha, os tons lisos e neutros são mais simples de utilizar em uma combinação porque afinal, são tons que combinam com tudo. Nesse caso, estamos falando em pratos brancos de cerâmica ou porcelana ou ainda pratos de vidro. Também há a possibilidade de misturar a louça neutra com outras que tenham motivos natalinos, o que deixa a decoração com um excelente efeito. Caso opte pela louça com detalhes, dê preferência aquelas com desenhos pequenos e simples ou bordas decoradas. São modelos mais tradicionais e também combinam com quase tudo.


Cuidado com os exageros

Decoração-de-mesa-de-natal-005

O conforto – seja na vida, na moda ou na decoração – deve estar em primeiro lugar. Não adianta muita coisa ser belo mas não ser funcional. Portanto, pense no conforto dos convidados. Não adianta utilizar muitas peças na sua decoração, visto que o resultado final pode ser lindo, porém desconfortável para convidados que desejarem comer sentados em torno da mesa.

Apenas garanta espaço para as travessas de comida e também para que as pessoas possam fazer a refeição de maneira confortável pois nada é tão ruim quanto pessoas se esbarrando na hora de comer. Do mesmo modo, pense naquilo que for prático para você, afinal pouco adianta se esmerar na decoração se no fim você precisar se estressar, em especial após a festa, quando você vê os estragos, principalmente na toalha. Portanto, tente aliar beleza, conforto e praticidade na hora de decorar. Afinal, você pretende se divertir nas festas e não se aborrecer por coisas que deram errado.


Você também vai amar:


Enfeites de Natal artesanais

Decoração-de-mesa-de-natal-045

Se você não puder investir em compras na hora de planejar a decoração, vale a pena verificar as possibilidades de fazer alguns dos enfeites e arranjos em casa. Na verdade não é nada muito complicado. Por exemplo, você pode usar taças ou vasos de diferentes tamanhos e alturas e bolas de natal para criar enfeites simples para centro de mesa. Na falta de vasos, garrafas decoradas também são promissoras. Flores e bolas de natal também são opções viáveis e baratas para garantir beleza. Arranjos simples com frutas servem muito bem ao propósito. E quer saber qual a melhor parte? A maioria desses itens você encontra em lojas e supermercados e nem custam tão caro. Outra coisa interessante é que grande parte desses enfeites são bem fáceis de fazer, então é muito provável que não seja preciso passar por muito estresse.


Decoração-de-mesa-de-natal-046

Ainda dentro da categoria de enfeites caseiros, uma boa opção é utilizar laços para servir de anéis aos guardanapos ou estando junto a eles. Dão um toque e tanto. Os laços também servem nos arranjos caseiros, sendo bonitos e econômicos. Velas coloridas (e não aromáticas) também ajudam a dar aquele toque de glamour. Enfeites caseiros e simples também vão muito bem quando colocados sobre os pratos, sem contar que não ocupam aquele espaço todo. Seja como for, em todos os casos referentes aos enfeites, não se esqueça de prestar atenção nas cores. Isso é necessário para que eles tenham uma aparência harmônica com a os demais itens e evitar que o visual fique sobrecarregado no final das contas.


Não deixe para última hora

Decoração-de-mesa-de-natal-021

Ok, sabemos que a decoração da mesa de natal não é exatamente uma prioridade, mas vale a pena pensar em algumas dessas dicas de planejamento com alguns dias de antecedência. Desse modo você pode evitar vários estresses e poupar tempo, já que talvez esteja mais preocupada com a refeição a ser servida que com a decoração em si. Portanto, pense nos aspectos da decoração alguns dias antes, compre o que for necessário e tente organizar um arranjo ou outro que goste ou que tenha habilidade para fazer. A vantagem é que você vai ganhar tempo livre para curtir.


Você também vai amar:


Foto de Mesas de natal decoradas

Preparada para ter algumas ideias? Então é a sua vez de encontrar inspiração!

Decoração-de-mesa-de-natal-001 Decoração-de-mesa-de-natal-002 Decoração-de-mesa-de-natal-003 Decoração-de-mesa-de-natal-004 Decoração-de-mesa-de-natal-005 Decoração-de-mesa-de-natal-006 Decoração-de-mesa-de-natal-007 Decoração-de-mesa-de-natal-008 Decoração-de-mesa-de-natal-009 Decoração-de-mesa-de-natal-010 Decoração-de-mesa-de-natal-011 Decoração-de-mesa-de-natal-012 Decoração-de-mesa-de-natal-013 Decoração-de-mesa-de-natal-014 Decoração-de-mesa-de-natal-015 Decoração-de-mesa-de-natal-016 Decoração-de-mesa-de-natal-018Decoração-de-mesa-de-natal-017

Decoração-de-mesa-de-natal-019

Decoração-de-mesa-de-natal-020

Decoração-de-mesa-de-natal-021

Decoração-de-mesa-de-natal-022

Decoração-de-mesa-de-natal-023

Decoração-de-mesa-de-natal-024

Decoração-de-mesa-de-natal-025

Decoração-de-mesa-de-natal-026

Decoração-de-mesa-de-natal-027

Decoração-de-mesa-de-natal-028

Decoração-de-mesa-de-natal-029

Decoração-de-mesa-de-natal-030

Decoração-de-mesa-de-natal-031

Decoração-de-mesa-de-natal-032

Decoração-de-mesa-de-natal-033

Decoração-de-mesa-de-natal-034

Decoração-de-mesa-de-natal-036

Decoração-de-mesa-de-natal-037

Decoração-de-mesa-de-natal-038

Decoração-de-mesa-de-natal-039

Decoração-de-mesa-de-natal-043
Decoração-de-mesa-de-natal-048

Decoração-de-mesa-de-natal-049

Decoração-de-mesa-de-natal-050

Decoração-de-mesa-de-natal-051

Decoração-de-mesa-de-natal-052

Decoração-de-mesa-de-natal-053

Decoração-de-mesa-de-natal-054

Decoração-de-mesa-de-natal-055

Decoração-de-mesa-de-natal-056

Decoração-de-mesa-de-natal-057

Decoração-de-mesa-de-natal-058

Decoração-de-mesa-de-natal-059

Decoração-de-mesa-de-natal-060

Decoração-de-mesa-de-natal-061

Decoração-de-mesa-de-natal-062

Decoração-de-mesa-de-natal-063

Decoração-de-mesa-de-natal-064

Decoração-de-mesa-de-natal-065

Recomendados para você: