Veja as dicas mais legais de decoração de mesa de jantar simples ou mais requintada! Seja para o dia a dia ou para receber os amigos em um jantar, a decoração da mesa acaba sendo uma dúvida: Como fazer uma decoração que não fique demais nem de menos? Vamos ver hoje nesse post várias dicas que vão deixar sua mesa super bonita e bem decorada. Comer é um ato que mesmo diário é sagrado e saborear a refeição é muito prazeroso, portanto, ter uma mesa devidamente arrumada aumenta a satisfação do ato. Geralmente costumamos arrumar uma bela mesa somente em ocasiões especiais, mas porque não arrumá-la no dia a dia para manter a família ainda mais unida. Certamente funcionará na sua casa e você vai receber muitos elogios.

Mesmo as casas mais simples podem ficar muito mais bonitas com uma decoração também simples. Para ilustrar o post escolhemos imagens variadas desde casas maravilhosas e de onde pode partir a nossa inspiração até decorações muito baratas e triviais. Claro, sempre tudo com muito bom gosto!

Decoração de mesa de jantar

Se você quer começar mas não sabe por onde, saiba que com poucos elementos combinados, fica fácil de conseguir. Basicamente é só ter os acessórios corretos e usar a criatividade para combiná-los em formatos diferentes.

Saiba a quantidade de pessoas se for receber para um jantar ( ou almoço, chá, o importante é juntar os amigos em volta da sua bela mesa ) , verifique se dispõe de louça suficiente para servir todos os convidados, procure referências em sites e revistas caso precise de inspiração, teste as combinações que mais gostar, assim como a montagem de arranjos caso se interesse por enfeites caseiros. Além disso verifique o espaço disponível entre os enfeites e travessas caso você não conte com um buffet ou aparador e também o espaço que cada convidado ocupará, verificando assim como deixá-los mais confortáveis. Assim será possível ajustar seus planos de acordo com os resultados.

Use souplats ou  jogos americanos

O nome é engraçado mas o efeito desse elemento é divino e funciona como um item decorativo perfeito. Sejam sousplat ou jogos americanos, eles darão todo o charme da mesa. Aqui você tem duas opções: ou investe em jogos americanos bem coloridos e ousados com louças lisas e poucos arranjos na mesa todos os dias ou faz exatamente o contrário, investindo em jogos americanos ou sousplat neutros e destacando acessórios e arranjos coloridos.

Seja qual for a sua opção, lembre-se de garantir a alegria da mesa mesclando e equilibrando as cores. Caso queira pode esticar uma toalha de mesa de tom neutro antes de colocar os jogos americanos ou sousplats. Eu uso jogos americanos e acho prático pois posso guardar enrolados.


Como organizar os itens para a decoração de mesa de jantar

Uma dica importante é descrever tudo que se pretende fazer em forma de check-list para não faltar nenhuma peça importante na hora da montagem. Fazendo isso é possível testar algumas composições com antecedência. A forma de organizar mais comum é essa abaixo:

  • Prato no centro,
  • Garfo à esquerda
  • Faca à direita com cerdas voltadas para dentro
  • Colher de sobremesa na frente do prato, acima.
  • Copo acima à direita
  • Guardanapo de tecido ou papel de boa qualidade, dentro do prato ou ao lado do garfo.Você também pode deixar o guardanapo de papel no porta guardanapo.


Decoração de mesa de jantar com velas

Apostar em velas deixa a decoração de mesa de jantar mais sofisticada em vários sentidos. Coloridas ou brancas, misturadas a flores ou a outros elementos em ocasiões especiais (pinhas, colocadas dentro de taças e outros) como natal e ano novo, elas deixam o clima bastante charmoso, mas lembre-se que elas só devem ser utilizadas na decoração para a noite, e nunca durante o dia. Para a decoração de uma mesa para refeições diurnas apele para outros elementos como arranjos de flores, frutas, vasos e outros objetos a sua escolha, mas retire as velas do ambiente.


Organize os copos e taças

Você costuma usar taças diariamente? Se sim, lembre-se que elas vão ao lado direito, seguindo a sequência: taça de vinho, taça de água. Mesma regrinha serve para os copos.

Defina o estilo da decoração

A primeira etapa que se deve pensar na hora de arrumar a mesa perfeita é definir o estilo do jantar. O formato da recepção como jantar formal ou despojado deve dar o tom para a escolha da decoração. O cardápio que será servido também interfere na escolha das peças. Alguns pratos pedem louça mais requintada e determinam a disposição dos utensílios na mesa.


Como enfeitar o centro da mesa de jantar

O toque importantíssimo é o centro. Nele, você deve investir em um arranjo mais trabalhado. Mesmo sendo para o dia a dia, tenha sempre em casa um jarro de flores bem cuidadas que darão um charme especial que toda mesa pede. Só atenção para não usar flores com cheiros muito fortes, afinal elas podem atrapalhar o paladar e causar alergias momentâneas.

A escolha de cada peça é muito importante no contexto, pois a harmonia precisa dar o tom do todo. A toalha precisa estar alinhada ao guardanapo, bem como aos pratos, talheres, taças. Com o menu definido, se providencia a louça correta, como travessas específicas para caldos, talheres para servir peixe e taças para o tipo certo de bebida que vai harmonizar adequadamente com o cardápio.

Alguns elementos elegantes podem e devem ser utilizados para embelezar a decoração, como candelabros, marcadores de lugar, talheres diferenciados, porta-talher, dobradura ou porta guardanapo, trilhos de mesa, sousplats e vasos diferenciados.


Use flores para decorar a mesa de jantar

As flores são sempre lindas e  alegram qualquer ambiente. Além disso estão disponíveis para decoração de mesa de jantar de todos os estilos, dependendo apenas do tema e da criatividade. É uma forma de decorar na qual vale a pena investir na maior parte do tempo porque é extremamente versátil além de acessível ao orçamento.

Ideias para decoração com flores: Flores e frutas fatiadas dispostas em um jarro, flores e pedras dispostas em copos de tamanhos variados, em canecas ou demais louças que você não usa, mas tem pena de jogar fora, colocadas em taças ou garrafinhas coloridas… são várias as formas de incluí-las na decoração da sua mesa. O importante é que não seja um arranjo alto demais a ponto de impedir que as pessoas se vejam enquanto estiverem compartilhando a refeição.

Fotos de decoração de mesa de jantar

Com essas dicas tenha certeza que sua mesa vai ficar maravilhosa! Veja fotos lindas e inspiradoras abaixo! Independentemente do estilo que se escolha  leve sempre em conta  o conforto do convidado que é fundamental.  Não precisa sem nem convidado, pode ser a sua família mesmo. Mimar as pessoas que estão perto da gente é sempre muito bom!

Recomendados para você: