pequenos-espaços-decorados

Procurando dicas e ideias de decoração de espaços pequenos? A decoração quase sempre é algo que gostamos muito de fazer, não é mesmo? O problema é quando os espaços a nossa disposição são muito pequenos e tornam o que deveria ser algo agradável em um grande desafio para unir beleza, praticidade e logística.

Por sorte há diversas dicas e truques para facilitar a vida de quem precisa decorar um ambiente pequeno. A maior parte deles é algo simples e ao alcance do orçamento minguado que muitas vezes temos à mão para fazer esse milagre. Ou seja: o que parece um problemão, na verdade está longe de ser um bicho de sete cabeças. Quer saber como deixar o apê a sua cara e ainda conseguir circular normalmente sem tropeçar em nada? Então esse post foi escrito especialmente para você.

Decoração de espaços pequenos


Decoração de espaços pequenos

Decorar um ambiente pequeno tem lá suas manhas e segredos, e vamos revelar agora alguns deles. Seja quarto, sala, cozinha ou banheiro, há solução para tudo! Se você precisa decorar um ambiente pequeno, a palavra de ordem é “planejamento”. É preciso pensar na função de cada cômodo, pensar nas medidas possíveis para o melhor aproveitamento do espaço e ao mesmo tempo preservar a circulação. Esse planejamento vai nortear todas as suas compras daqui por diante.

Use cores claras

Decoração de espaços pequenos

O uso de cores claras proporciona sensação de espaço e amplitude em locais pequenos. Ok, não precisa ser tudo branco, mas a escolha por uma paleta de cores suaves faz toda a diferença.


Invista em espelhos ou superfícies espelhadas

Decoração de espaços pequenos

Assim como as cores claras, os espelhos e superfícies espelhadas em geral também são recomendadas por refletirem a luz e criar a impressão de que há mais espaço. Espelhos, transparências e vidros são itens muito interessantes para uma boa decoração nesse caso.


Busque móveis compactos e funcionais:

Decoração de espaços pequenos

O uso de móveis funcionais e que economizam espaço é a grande pedida para quem precisa economizar. As camas box, sofás-cama, pufes, ottomans e similares representam grandes possibilidades na hora de decorar. E se esses móveis forem entre medianos e grandes, melhor ainda.  Na prática, isso se deve ao fato de que: quanto mais itens e móveis você tiver, mais riscos de bagunça e desorganização. Já com poucos móveis grandes e estruturados, você consegue um ambiente devidamente organizado.


Pratique o desapego

Decoração de espaços pequenos

Praticar o desapego será algo inevitável, portanto não tenha dó de doar ou vender seus móveis ou coisas que não usa mais. Acredite: você precisará de espaço e muito provavelmente essa sensação pode apenas piorar. Quanto antes partir para o sacrifício, melhor.


Decoração nas paredes

Decoração de espaços pequenos

Se um dos ambientes pequenos para decorar for a cozinha ou a sala, você certamente precisará usar ganchos, cubas e prateleiras para aproveitar melhor os espaços. Nesse tipo de arrumação você pode organizar livros, utensílios domésticos e outros itens.


Não exagere nos quadros e pôsteres

Decoração de espaços pequenos

Excessos nas paredes podem roubar o espaço, ou a sensação de que ele existe. Portanto, não entulhe suas paredes de quadros e pôsteres. Por mais bonitos que eles possam ser, a poluição visual pode arruinar seu esforço na decoração.


Evite tapetes e cortinas

Decoração-espaços-pequenos-tapete

Tapetes atrapalham a circulação de pessoas no ambiente e as cortinas podem tirar a impressão de amplitude do espaço, como é o caso do excesso de quadros.


Fotos de decoração de ambientes pequenos

Agora é a hora da inspiração! Vamos ver algumas fotos de decoração de salas e outros ambientes bem criativos para inspirar e copiar!

Decoração-espaços-pequenos-001

Decoração-espaços-pequenos-002

Decoração-espaços-pequenos-003

Decoração-espaços-pequenos-004

Decoração-espaços-pequenos-005

Decoração-espaços-pequenos-006

Decoração-espaços-pequenos-007

Decoração-espaços-pequenos-008

Decoração-espaços-pequenos-009

Decoração-espaços-pequenos-010

Decoração-espaços-pequenos-011

Decoração-espaços-pequenos-012

Decoração-espaços-pequenos-013

Decoração-espaços-pequenos-014

Decoração-espaços-pequenos-015

Decoração-espaços-pequenos-016

Decoração-espaços-pequenos-017

Decoração-espaços-pequenos-018

Decoração-espaços-pequenos-019

Decoração-espaços-pequenos-020

Decoração-espaços-pequenos-021

Decoração-espaços-pequenos-022

Decoração-espaços-pequenos-023

Decoração-espaços-pequenos-024

Decoração-espaços-pequenos-025

Decoração-espaços-pequenos-026

Decoração-espaços-pequenos-027

Decoração-espaços-pequenos-028

Decoração-espaços-pequenos-029

Decoração-espaços-pequenos-030

Decoração-espaços-pequenos-031

Decoração-espaços-pequenos-032

Decoração-espaços-pequenos-033

Decoração-espaços-pequenos-034

Decoração-espaços-pequenos-035

Decoração-espaços-pequenos-036

Decoração-espaços-pequenos-037

Decoração-espaços-pequenos-038

Decoração-espaços-pequenos-039

Decoração-espaços-pequenos-040

Decoração-espaços-pequenos-041

Decoração-espaços-pequenos-042

Decoração-espaços-pequenos-043

Decoração-espaços-pequenos-044

Decoração-espaços-pequenos-045

Decoração-espaços-pequenos-046