Hoje vamos mostrar mostrar alguns ideias de decoração de casamento rústico e chique. Confira as melhores ideias!

O maior desafio de todo evento do casamento em si – depois de conseguir um noivo – é  escolher um tema ou um estilo para a festa. A  dica para vocês é reunir um conjunto de coisas que façam os convidados lembrarem para sempre desse dia de vocês, ou seja, preparar uma decoração que tem a ver com o casal e com seus gostos particulares. Você pode se inspirar em um filme, uma música e até mesmo algo que lembrou o primeiro encontro de vocês ou todos os outros. Converse  com o seu noivo e faça uma lista bem bacana de tudo que vem a cabeça a respeito dos dois. Vale pensar a respeito dos gostos musicais, filmes, lugares inspiradores, experiências que viveram e tudo que tem a ver como vocês e com sua história. Confira neste post as melhores ideias de decoração de casamento para quem deseja fazer alguma coisa mais rústica e de muito bom gosto! Tem ideias para todos os gostos e bolsos!

Decoração de casamento rústico

Se depois disso tudo, com tema escolhido, papo com o noivo sobre a festa bem alinhado, vocês decidiram por um evento do tipo rústico, ótimo! Vou te ajudar hoje com tudo que você precisa saber e quais são os principais preparativos para a festa de casamento. A decoração rústica é marcada por elementos mais simples, e até mesmo decorações fáceis que vão te ajudar economizar bastante, mas lembrando que decorações feitas por você são econômicas, entretanto trabalhosas. É a hora de recrutar aliados para te ajudar nessa tarefa. Mãe, primas, amigas, colegas de trabalho, todo mundo envolvido nesse grande mutirão que é a decoração rústica para casamentos.


Como fazer uma decoração de casamento rústico

Quando a gente pensa em casamento rústico logo vem a mente uma festa linda que conquista pelo seu clima leve e descontraído e, claro, muito romântico. Quem escolhe o rústico tem a certeza de que quer a natureza a sua volta e dos seus convidados. Do seu buquê de flores até nos elementos do bolo de casamento. Tudo fica lindo e charmoso.  Para isso, é preciso que todos os itens se integrem de forma harmoniosa com esse entorno. Essa combinação pode parecer fácil para uns, já para outros, na hora da escolha dos objetos, faltam ideias de opções. O exagero e a simplicidade extrema podem ser os maiores inimigos desse tipo de decoração, não vamos deixar que isso aconteça, não é?

 


Objetos handmade na decoração de casamento rústico

Os detalhes de uma festa rústica são o charme desse estilo. Sim, dá pra economizar muito fazendo você mesma, com ajuda da sua família e amigas mas saiba que a opção por objetos handmade traz mais personalidade e originalidade à festa. A gente conclui isso simplesmente porque no final tudo  foi feito sob medida e exclusivamente para o evento. Aprenda, crie, invista tempo e paciência. Sua festa será a mais inesquecível de todas.


Lembrancinhas de casamento rústico

Se a ideia é economia mesmo, veja só que lindas estas lembrancinhas de casamento chiquezinhas e rústicas, tem aí alguns vasinhos de suculentas, potinhos com doces, saquinho com suspiros e um monte de outras coisinhas legais que você pode produzir em casa mesmo. Fica um mimo, super delicado e não custa caro. Veja algumas ideias abaixo:


Decoração de casamento rústico com toco de madeira nas mesas

Esse tipo de centro de mesa é uma super tendência na decoração de casamento rústico, e veja bem, não é algo tão difícil assim de fazer. Se a ideia é fazer uma decoração rústica, chique e simples, você pode pedir o auxílio de alguém que trabalhe com madeiras, para que faça o corte dos tocos pra você na medida que desejar e fazer a sua própria decoração. Aí vale investir em vasinhos bonitinhos e algumas flores delicadas para compor o centro de mesa. Esta é uma opção que não sai cara e tem um poder incrível para decorar cada mesa, deixando o ambiente super lindo e delicado. Veja um post recheado de ideias sobre centro de mesa para casamento.


Decoração de casamento rústico ao ar livre

É o estilo perfeito para os noivos amantes da natureza já que essa é a principal característica do rústico. Por isso o tema é ideal para as festas que acontecem ao ar livre, mas nada te impede aderir a esse estilo se sua festa vai acontecer em um ambiente fechado, basta conferir as próximas dicas.Veja um post especial sobre casamentos ao ar livre.


Decoração de casamento rústico simples

Se você quer apenas celebrar junto das pessoas mais chegadas e fazer um casamento realmente simples, apenas para oficializar o casamento, sem grandes luxos, mas com muito amor, encontramos alguns modelos de decoração de casamento rústico e simples que podem inspirar você. Estas ideias são simples e podem ser feitas por você mesmo!

Fotografia: Vini Brandini


Decoração de casamento rústico com Chalkboards

Os quadrinhos de giz chegaram com tudo e deixam qualquer foto, canto e ideia linda.  Você pode aproveitar o espaço do casamento de várias maneiras. Para o menu, para identificar a mesa de doces, marcadores de mesa, escrever frases românticas e o que mais a sua imaginação desejar. Uma opção super em conta! Veja ideias e modelos de chalkboards incríveis!


Decoração de casamento rústico chique

Se você quer fazer algo mais elaborado e não está muuuuuito, muito preocupada com as despesas, dá pra fazer coisas maravilhosas. Veja algumas ideias de decorações mais requintadas e chiques que você pode fazer no seu casamento:


Clima descontraído no casamento rústico

Uma das grandes vantagens de fazer um casamento rústico é poder fugir um pouco das regras tradicionais e trazer um clima mais intimista e casual para o grande dia. Esqueça os saltos e use sapatos confortáveis e libere para as  madrinhas também. Que tal suspensórios para noivos e padrinhos? Além de exótico, único,  isso pode caracterizar bem o estilo no altar se vocês são casais que gostam de inovar. Combine também um ambiente inusitado, com pufes e tapetes confortáveis que farão qualquer um se sentir acolhido. Não é tudo que você mais quer nesse dia?


Decoração de casamento rústico com flores e plantas

Nesse caso  a ideia principal é criar um ambiente que se aproxime mais da natureza, nada melhor que usar plantas e flores na decoração: elas podem estar em todos os cantinhos da sua festa, desde a mesa dos doces até a nos banheiros. Os tipos de flores mais usados nos ambientes de estilo rústico são flores silvestres nas cores marfim, gérberas ou crisântemos. Os girassóis também sempre funcionam muito bem!


Decoração de casamento rústico com elementos naturais

A madeira é o material “tem que ter” em um casamento que optou pela decoração rústica. São sinônimos! Elementos decorativos com aparência de “inacabados” dão um super efeito com um corte muito natural em cadeiras, mesas, ou mesmo pequenos pedaços de tronco nos centros de mesas ou como mesa de doces.Na hora de eleger os materiais que farão a base da decoração, opte sempre pelos naturais, como as plaquinhas de madeira com frases curtas de amor espalhadas pelos cantinhos mais românticos, bandeirinhas de juta ou pallets decorativos. Além de trazerem a imagem da natureza por todos os ambientes, a combinação entre eles cria o cenário perfeito para abrigar as plantas que compõem super bem esse tipo de decoração.

Decoração de casamento rústico e iluminação

Os casamentos rústicos são a oportunidade mais incrível para aproveitar o que a natureza tem a oferecer. O ideal é que seja celebrado durante o dia, mas esteja preparado para quando chegue a noite, com uma iluminação que siga a mesma proposta. O contraste do meio ambiente com as texturas usadas na decoração vai dar um toque muito criativo e original.

Você perdeu muitas horas escolhendo todos os detalhes da sua linda festa com decoração rústica,  mas de nada adiantará se pecar na iluminação e ninguém conseguir admirar. Esse é um tema importante na hora de criar qualquer ambiente e não seria diferente na decoração rústica. Para trazer um clima mais intimista e use uma iluminação mais suave e indireta. Para isso, inclua velas (protegidas sempre para não correr nenhum risco de acidentes) que aquecem o ambiente, abajures vintage e o famoso “varal de luzinhas”, que além de proporcionar uma iluminação balanceada, por ser bem distribuída, garantem um visual despojado. Soluções perfeitas para criar uma cena mais descontraída.


Decoração de casamento rústico com objetos reutilizados

Use e abuse de uma ideia barata e maravilhosa que é a  reutilização de objetos usados dando-lhes novas utilidades. Essa é a maneira mais original de incorporar o tema. Uma gaveta pode servir de bandeja, um livro de apoio para os docinhos, garrafas de vidro podem substituir os vasos tradicionais e etc. Manter esses itens com um aspecto de usado e desgastado traz ainda mais charme para a decoração rústica.

Use muitas garrafas e potinhos de vidro, nesse tipo de decoração eles adquirem um papel fundamental dentro desse estilo. Você poderá utilizá-los como vasos ou marcadores de mesas. Os vidros podem ser lisos ou pintados – lembre-se da força tarefa criada pelos seus convidados lá do início do post,  de várias formas e tamanhos e decorados com retalhos de tecido. Outra ideia bacana e ecologicamente correta, é usar para a lembrancinha como compota de doces


Ideias para decoração de casamento rústico

Agora é hora de usar todas as ideias que já dei nesse post! As mesas são o maior destaque  na decoração de casamentos, sempre surpreendem por soluções simples e charmosas. Eliminar os itens excedentes como a toalha de mesa e vasos de flores, substituindo-os por soluções mais simples, como jogos americanos e caminhos de folhas pela mesa podem ser alternativas para deixá-la mais rústica e romântica. Você vai ter uma festa maravilhosa, conte tudo pra gente depois!


Quer mais inspirações sobre este assunto? Veja no blog Casar é um Barato um post especial sobre este assunto.

Recomendados para você: