Veja como fazer uma linda decoração com frutas para a ceia de natal, sua mesa vai ficar linda e pra lá de charmosa!

Cada família tem seus rituais para as festas de final de ano. Quando começamos a namorar é que acabamos, vez ou outra, conhecendo o natal de outras famílias e reparamos como somos apegadas às tradições. Pelo menos foi isso que aconteceu comigo. Na minha família passamos a data da véspera e do dia de natal sempre juntos, com muitos presentes e comida.  A Dona Margot e minhas tias têm seus pratos que são hits de sucesso e não tem como mudar. Uma ou outra novidade surge mas o forte da ceia é sempre o mesmo e, no fundo, adoramos isso!

Natal é uma festa tradicional e, aqui no Brasil, a mesa repleta de frutas da estação é uma das tradições que todas as famílias que podem gostam de manter. No natal da minha família temos uma mesa na varanda onde ficar apenas as frutas e eu que organizo sempre. Tento fazer o meu melhor e deixá-las bem bonitas para que todos peguem, inclusive as crianças menores. Porém existem algumas formas de deixar a mesa de frutas ainda mais bela enfeitando-as de formas diferentes como os profissionais de bufês fazem. Esse post de hoje é para mim e para todas que gostam de deixar o seu natal ainda mais bonito aprendendo coisas novas para alegrar sua família.

Decoração com frutas

Como o natal brasileiro acontece no verão nós temos uma infinidade de frutas que são cultivadas e colhidas nessa estação.  A manga é um exemplo clássico de fruta que só fica bem gostosa quando o tempo está quente. As mangas rosadas são muito perfumadas e combinam demais com uma mesa de natal arrumada e cheia de alegria. Minha fruta preferida é, de longe, a ameixa. Não só no natal elas estão mais vermelhinhas e gostosas como, por conta da safra, elas estão mais em conta. Aqui perto de casa tem ameixa o ano inteiro para vender porém com o preço que o supermercado cobra é como se não tivesse.  A ameixa é uma fruta maravilhosa para a saúde e já vou te contar todos os benefícios dela que aprendi.

Como fazer a decoração com frutas

A noite é de beleza e celebração por isso deixe as frutas que comemos todos os dias na geladeira para o dia a dia. As bananas, laranjas e maçãs podem ficar guardadinhas dando protagonismo aos belos cachos de uvas de diversos tipos. Na nossa festa gostamos de umas três variedades de uvas, verdes e rosadas, preferencialmente sem caroço para que as crianças possam pegar a todo momento que tenham vontade e consumi-las livremente. As crianças adoram uvinhas por isso coloco sempre á frente da bandeja para que alcancem com as mãozinhas pequenas.


Sobre o Natal aqui no blog:

Melhores opções para decoração com frutas

Outra frutinha linda é a cereja, como o volume de cereja é pequeno – não dá para comparar com as mangas por exemplo – procuro salpicar as bolinhas vermelhas por cima das outras frutas decorando pontualmente as bandejas. Os pêssegos são muito aguardados no natal, tem gosto de festa e de reunião familiar. Dificilmente eu como pêssegos no resto do ano e acho que é por isso que faço sempre essa associação. A nectarina, que é o pêssego com a casca lisa e sabor mais marcante, é uma delícia e decora muito bem sem ter que ficar por cima das bandejas como o pêssego e sua pele sensível. Qualquer coisa que encoste no pêssego já deixa a fruta feia e escurecida.

Vídeos tutoriais de árvore de frutas


Decoração com frutas grandes e pequenas

As frutas maiores que costumam aparecer nas bandejas natalinas são o abacaxi – que em algum momento da festa precisa de alguém com atitude e uma faca para abrir e sair oferecendo os pedaços pela festa, porque senão ele fica ali apenas decorando mesmo – a melancia, que pode estar fatiada, fechada ou decorada. Também entra  aí o melão amarelo e cantalupo. Os dois fazem sucesso após os pratos quentes pois são leves e doces.  Eu prefiro os pedaços gelados mas pode-se retirar da mesa direto para a pia da cozinha com o objetivo de fatiar e oferecer. As frutas estarão mais quentes do que o normal pensando que a temperatura ambiente do verão em algumas capitais do país é altíssima no natal. Sabe o que cai bem no calor? Isso mesmo, frutas! Elas vão garantir a hidratação de todos os convidados e não pesa no estômago sendo a melhor opção em dias de calor.

Ideias para a decoração com frutas

Você que gosta de usa suas habilidades artísticas na cozinha encontrará no final desse post algumas sugestões especiais para que comece a treinar para a ceia de natal. Como a maior parte das pessoas tem habilidades moderadas escolhemos algumas formas de disposição de frutas que deixam a mesa harmoniosa e bonita. Vamos às sugestões:

Melancia com espetinhos de frutas

Essa melancia aberta com espetinhos de frutas espetados fará sucesso em todas as ceias. Os espetinhos podem ser feitos até mesmo com a ajuda das crianças que amam se envolver nas atividades de natal especialmente na cozinha. Frutas picadas e uvas caem muito bem nessa combinação. São espetadas de forma alternada em espetinhos de madeira vendidos em supermercados. São baratinhos e causam um efeito muito bacana. Se a sua família mais observa a mesa do come as frutas, em forma de espetinhos isso vai mudar!


Esculturas de frutas

Essas esculturas mais simples, sem formas concretas, não são tão difíceis. Alguns tutoriais em vídeo e certo treino – e, claro, uma boa faca afiada e comprida – podem deixar o efeito visual sensacional.

Frutas picadas dentro da melancia

Não só para segurar os espetinhos serve a melancia. Essa fruta é grande e tem grande apelo visual na mesa. Experimento parti-la ao meio e colocar frutas picadas prontas para o consumo. Na foto temos os kiwis, mas pode ser abacaxi, por exemplo, que dá trabalho de servir e as vezes as pessoas não comem para não ter que descascar. As uvas lavadinhas são sempre um sucesso nas mesas natalinas.

Flores e formas com frutas

Se a sua habilidade permite criar flores com frutas descascadas o faça. na foto temos a combinação das cores das frutas ornando a mesa em um lindo arranjo. De bom gosto e super bonito. Fica difícil não querer provar o arranjo, não?


Como servir frutas picadas

Uma das formas legais de servir frutas picadas é em potes descartáveis, comprados em lojas de artigos para festas, que combinem com a cor delas mesmas. Na foto temos uma ilustração bem bonita do que é possível fazer.


Decoração com frutas no gelo

Outra é usando as frutas congeladas com Sprite. Isso é muito útil para que as frutas não estraguem e possam ser consumidas desde o natal até o ano novo caso a sua família viaje junta para a casa de praia ou sítio da família. São feitos gelinhos com frutas e podem ser colocados no copo. Fica uma delícia!


Ideias de frutas decoradas para o natal

Nas imagens abaixo, divirta-se com diversas inspirações e ideias bem legais para decorar a sua mesa na noite da ceia de natal!

 

????????????????????????????????????

Recomendados para você: