Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 14

A decoração em 2016 está repleta de novidades e cheia de tendências bem interessantes. Com novas opções de estilos e cores para imprimir personalidade nos ambientes residenciais.  Se você está pensando em mudar o visual da casa no próximo ano, então vale a pena conhecer essas tendências. O ano de 2016 está repleto de novidades no que diz respeito à decoração. As pessoas podem transformar os cômodos com cores suaves ou apostar na mistura de cores vivas e muitas estampas. Sem falar que alguns elementos, que ditaram tendências em outras épocas, estão voltando com força total.

Fique por dentro das últimas tendências de decoração para 2016. (Foto: Divulgação)
Fique por dentro das últimas tendências de decoração para 2016. (Foto: Divulgação)

Decoração para 2016

O Muito Chique garimpou na internet algumas tendências de decoração para 2016, que já influenciam na escolha das cores, estilos, móveis, acabamentos e acessórios.


Cor Rose Quartz

A Pantone, referência mundial em matéria de cores, revelou que o tom Rose Quartz é a cor escolhida para ditar tendências no ano de 2016. Essa tonalidade delicada e retrô de rosa promete influenciar moda, arte e decoração.

img-3

O Rosa Quartz veio para acabar de vez com o sucesso do Marsala. Essa cor é capaz de transmitir calma, leveza e romantismo, combinando com diferentes propostas de decoração. Na hora de decorar os ambientes, o quartz pode aparecer nas paredes, nos móveis ou objetos decorativos. De acordo com informações do Instituto Pantone, o Rose Quartz é capaz de invocar a natureza, mais precisamente lugares ensolarados e felizes, que proporcionam profundo autoconhecimento e liberdade de sentimentos.


Tendências de cores para 2016

Além de apostar no Rosa Quartz, a Pantone fez questão de montar uma paleta com tons suaves, vibrantes e naturais. Essas cores são capazes de valorizar o design e deixar os espaços com uma pegada mais criativa.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 3

Todas as tonalidades que compõem a paleta Pantone 2016 procuram inspirar um clima otimista para 2016. Elas transcendem gêneros e culturas, além do que propõem que as pessoas se desconectem um pouco da tecnologia. As cores que também estarão em alta no próximo ano são: Peach Echo, Green Flash, Blue, Buttercup, Limpet Shell, Lilac Gray, Serenity, Snorkel, Fiesta e Iced Coffee.


Decoração divertida

Se você está em busca de inspirações para decorar a casa em 2016, então vá logo pensando em ideias divertidas para compor os ambientes. O bom-humor deve estar presente nas estampas, nas cores, nos móveis e objetos.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 4

Para criar uma decoração divertida e cheia de personalidade, vale à pena apostar em paredes coloridas, adesivos, almofadas estampadas e cores alegres, como amarelo ou azul royal.


Estampas multicoloridas e grafismos

Tudo que é tendência no mundo da moda acaba impactando, de alguma forma, o design de interiores. As estampas coloridas e com diversos grafismos, que tomaram conta das passarelas, também devem aparecer nos móveis, objetos e papéis de parede em 2016.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 5


Peças rústicas

Alguns arquitetos afirmam que os elementos rústicos estarão em alta no ano de 2016. As peças arranhadas, desgastadas e velhas prometem invadir os lares, através dos móveis ou acabamento das paredes. A madeira de demolição é um bom exemplo!

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 6


Estilo marroquino na decoração

Aconchegante e alegre, o estilo marroquino está ditando tendências na decoração das casas. A proposta faz uma verdadeira viagem ao Marrocos, apostando em móveis detalhados, cores vibrantes e peças decorativas um tanto exóticas.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 7

Algumas peças são fundamentais para deixar a decoração com estilo marroquino, como é o caso dos tapetes com estampas rebuscadas, das mantas coloridas, das lanternas elegantes e das cortinas que delimitam os espaços. As cores recorrentes são: vermelho, rosa, marrom e laranja.


O retrô está com tudo

O antigo nunca esteve tão na moda. Isso mesmo! As pessoas podem se sentir à vontade para incorporar elementos retrô à decoração, como é o caso do aparelho telefone, da geladeira e dos móveis com perna palito. Essas peças que resgatam tendências de outras décadas são capazes de criar uma estética charmosa e nostálgica.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 8


Paredes cinzentas

O cinza segue firme como uma das cores mais cotadas para 2016. O tom, neutro e escuro, é ótimo para valorizar uma decoração urbana e moderna. As paredes cinzentas ganham destaque em diferentes cômodos, como é o caso da sala de estar e do quarto. Elas valorizam a estética do “concreto” e dividem espaço com tons vibrantes, como o amarelo.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 9


Luminárias grandes e modernas

Na hora de decorar a casa, você não pode se esquecer da iluminação. Vale a pena, por exemplo, apostar em luminárias grandes, charmosas e modernas. De madeira, aço ou papel, elas ganham destaque em qualquer ambiente, principalmente na sala de jantar.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 10


Listras na decoração

A estampa listrada é uma excelente opção para incrementar a decoração da casa. Ela cria efeitos incríveis nos ambientes e chama a atenção para pontos estratégicos, como paredes, almofadas ou cortinas. O listrado, ao ser usado nas paredes, é capaz de enganar a percepção humana. Quando maior o cômodo, mais largas devem ser as listras. As faixas verticais criam a ilusão de mais altura nos ambientes, enquanto as faixas horizontais tornam o local mais baixo e longo.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 11

Uma boa dica para usar listras na decoração é apostar em almofadas listradas e combiná-las com outras estampas, como é o caso do floral delicado.


Você também vai curtir:


O retorno da copa

A copa andava meio sumida dos layouts residenciais, no entanto, alguns projetos arquitetônicos estão apostando no retorno dessa divisão. O cômodo, que antigamente servia para fazer as refeições, aparece com o mesmo charme do passado.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 12


Estilo escandinavo

Na contramão do estilo marroquino temos o estilo escandinavo. A proposta é perfeita para quem procura uma decoração mais simples, minimalista, confortável e alegre.

Decoração em 2016 Cores e ideias que vão estar em alta 13

Os cômodos que valorizam o estilo escandinavo apostam em cores claras e neutras, como é o caso do branco. As plantas e os materiais orgânicos são muito bem-vindos, assim como os elementos que otimizam a entrada de luz natural.


E aí? Gostou das tendências de decoração 2016 que antecipamos para você? Lembre-se de que é possível fazer diferentes combinações, valorizando a sua própria personalidade.