paredes-coloridas

Descubra a cor indicada para cada ambiente e veja como trabalhar com diferentes tons na decoração. Pouca gente sabe, mas as cores são capazes de despertar emoções, estimular sentimentos e aguçar os sentidos. Uma combinação errada pode afetar, e muito, o bem-estar e a harmonia de um determinado espaço.

A escolha das cores certas é critério fundamental para atrair energias positivas na residência. Elas influenciam tudo o que existe ao nosso redor, deixando os cômodos mais alegres, tranquilos e até mesmo com a capacidade de estimular o apetite.

As cores estimulam sentimentos e sensações. (Foto: Divulgação)
As cores estimulam sentimentos e sensações. (Foto: Divulgação)

Em geral, as cores quentes são responsáveis por aquecer o ambiente e renovar a carga de energia dos moradores. Já as cores frias desempenham um papel tranquilizante, ou seja, conseguem acalmar as emoções e ajudam a relaxar. Temos, ainda, os tons neutros, que são perfeitos para fazer combinações.

A definição das melhores cores não depende unicamente da proposta de cada cômodo, mas também do estilo de vida dos moradores e do que eles procuram dentro de uma casa. Os tons podem marcar presença em um espaço através dos móveis, das paredes, dos têxteis, dos acessórios, entre outros elementos.

A cor indicada para cada ambiente

Escolher a cor ideal para cada ambiente pode não ser uma tarefa fácil, por isso reunimos algumas dicas de cores compatíveis com as propostas de diferentes divisões da casa. Confira:

Quarto de casal

A cor mais indicada para cada ambiente 3

O casal pode apostar em uma cor diferenciada na parede da cabeceira, como é o caso do cor-de-rosa e do vermelho terroso. Esses tons aquecem, renovam as energias e contribuem com o relacionamento.

Quarto do bebê

A cor mais indicada para cada ambiente 4

No quarto do bebê, as cores fortes devem ser evitadas para não causar agitação. O ideal é trabalhar com tons claros e tranquilos, como é o caso do azul bebê, do rosinha, do creme e de tantas outras cores pastel.

Banheiro

A cor mais indicada para cada ambiente 5

O banheiro pede cores que favorecem o relaxamento e transmitam a ideia de limpeza. Esse ambiente combina com branco, creme e outros tons clarinhos. O colorido, no entanto, pode aparecer nos detalhes.

Sala de estar

A cor mais indicada para cada ambiente 6

As cores da sala de estar devem ser trabalhadas com a finalidade de favorecer a recepção. Você pode criar um ambiente calmo e ao mesmo tempo alegre com amarelo, champagne, verde ou areia. Para combater a monotonia, vale à pena trabalhar com uma parede de cor diferente, como goiaba ou azul-royal. Já mostramos um guia super legal de decoração de sala aqui no Muito Chique, vale a pena conferir.

Sala de jantar

A cor mais indicada para cada ambiente 7

Na sala de jantar, os moradores podem apostar em cores festivas ou que estimulam o apetite. Trabalhar com amarelo, laranja ou vermelho-rubi são boas apostas.

Sala de TV

A cor mais indicada para cada ambiente 10

A sala de TV é um verdadeiro cinema dentro de casa, por isso vale a pena inserir cores que favoreçam a criação de um ambiente escuro. Tons como café, vermelho, berinjela e azul-petróleo são os mais apropriados.

Cozinha

A cor mais indicada para cada ambiente 8

A cozinha é um espaço criado para cozinhar e armazenar os alimentos, por isso as suas cores precisam transmitir a ideia de limpeza. Se o objetivo é deixar o ambiente mais amplo, use o branco e as demais cores claras na decoração. Por outro lado, se a intenção é fazer o espaço parecer menor, então tire proveito do preto, grafite e marrom.

Hall de entrada

A cor mais indicada para cada ambiente 9

No hall de entrada, aposte em cores alegres para receber as pessoas, como é o caso do amarelo ou do verde-limão. Você também pode apostar nos tonz de cinza que estão sendo super usados ultimamente. Dá uma espiadinha neste post cheio de inspirações de ambientes com parede cinza.

Todas as cores funcionam bem dentro de uma casa, desde que você consiga tirar o melhor proveito delas e faça as combinações corretamente. Coloque as nossas dicas em prática e capriche na decoração.