festa-infantil-caseira

Planejar e organizar uma festa infantil é uma das missões mais lembradas de todas as mamães e papais. E como afinal é para celebrar mais um ano de vida do seu rebento, é normal que tenhamos todos os cuidados para que saia tudo perfeito. O problema é organizar tudo para que esse dia possa ser um dos mais felizes para a criança e também para os pais.

Está precisando organizar a festinha do seu filho mas não tem a mínima ideia de por onde começar? Ok, ok! Então vamos resolver as suas dúvidas agora. Confira tudo que será preciso para fazer uma excelente festa de comemoração!

Como organizar uma festa infantil

Veja agora as etapas necessárias para programar e organizar a festa da maneira mais simples possível:

Defina o local da festa e número de convidados

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

O local é o primeiro grande item de importância a ser definido portanto quatro meses antes do evento é uma boa oportunidade de pensar no assunto. Pretende fazer a festinha em casa ou em um salão? Muita gente prefere fazer a festinha em casa para economizar ou para ter mais intimidade e mais liberdade para escolher o horário em que a festa termina. Já quem opta pelo salão normalmente tem muitos convidados e pode arcar com mais despesas desde que isso não faça bagunça pela casa.

Seja como for, uma vez com essa etapa de planejamento definida, você poderá pensar em quantidades de doces, salgados e bebidas, o que é muito importante especialmente no que diz respeito a alimentação. Lembre-se de enviar os convites neste mesmo período bem como pedir a confirmação de presença.

Tema da festa infantil

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

Festas infantis normalmente funcionam tendo um tema. Este acaba norteando toda a decoração e os demais planejamentos, portanto não é a toa que essa é a segunda etapa. Normalmente a escolha do local também ajuda muito a determinar um tema, portanto este é um caso no qual a ordem dos fatores pode ser alterada sem grandes problemas. Escolha um tema que seu filhote goste e já pense nas cores dos itens que terão de ser arranjados. Veja 75 opções de temas e decoração de festa infantil.

Organização da festa infantil

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

A organização e a limpeza – tanto para antes e depois da festa – é algo que também deve ser levado em conta com antecedência, seja ela a ser feita por você ou por profissionais contratados. Fazer tudo você mesma pode dar uma folga ao orçamento mas pode ser estressante e difícil de dar conta, portanto cogite a ideia de contratar pessoas pelo menos para servir os convidados e cuidar da preparação dos quitutes ou mesmo para ajudar a colocar as coisas em ordem. Assim você curte os seus convidados.

Decoração e lembrancinhas

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

Uma vez com o tema definido, está liberado pensar na decoração da festa. Visite lojas, verifique orçamentos, acesse sites e inspire-se. Sites como o Tumblr e o Pinterest são os melhores para isso portanto não perca tempo. Para decidir a esse respeito, pense nas cores do tema escolhido para a festinha assim como os elementos mais conhecidos.

Como a essa altura você já deve ter a sua lista de convidados em mãos e também as informações sobre quem confirmou a presença já conseguirá pensar na quantidade necessária de lembrancinhas para os convidados.

Brinquedos e recreação para festa infantil

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

Festa para crianças tem que ter diversão para a criançada, portanto caso você queira evitar que elas acabem brincando de pique bem perto da mesa do bolo, pode ser legal pensar em atividades de recreação, brinquedos alugados e brincadeiras para distraí-las. Um mágico, palhaço, recreador ou brinquedos alugados podem ser uma boa ideia dependendo de quais são as suas possibilidades.

Comidas e bebidas

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

Se algo não pode faltar em uma festa de aniversário infantil temos o famoso conjunto de bolo, doces e salgadinhos. E claro que tudo isso exige um certo planejamento. Uma vez que você tenha a lista de convidados a mãos, pensar nisso é possível.

Segundo a confeitaria Armelin, em uma festa infantil o recomendado é calcular a quantidade de 6 salgadinhos e 5 doces por convidado além de uma fatia grossa de bolo para cada um. Essa conta deve nortear as demais decisões sobre o cardápio, seja algo preparado por você em sua casa ou por um buffet. Se possível, utilize copos, talheres e pratos descartáveis para evitar acidentes e evitar muita bagunça. Quanto as bebidas, se puder evitar a presença de bebidas alcoolicas, é melhor. Afinal a festa é para as crianças, portanto não foque tanto nos adultos presentes.

Checklist de festa infantil

Festa Infantil: Como organizar a festa do seu filho

Listas e checklists são importantes para os retoques finais, especialmente aqueles durante a última semana de preparação. Desse modo você consegue visualizar melhor o que é preciso organizar e aquilo que pode ser preciso improvisar. Assim fica mais fácil controlar tudo.

Recomendados para você: