como montar a mesa perfeita

Você sabe como montar uma mesa perfeita? Confira essas dicas maravilhosas e inspire-se para receber os seus convidados!

Nesse final de semana recebi em casa uma das minhas melhores amigas e resolvi servi um licor enquanto nos arrumávamos para sair. Fui no armário da cozinha e me deparei com copos de plástico gigantes ou canecas. Achei deselegante com a visita e fui pegar copos bonitos em uma caixa que estava escondida. Me dei conta que não tocava naqueles copos há pelo menos seis anos e resolvi escrever esse post.

Como montar a mesa perfeita

Como montar a mesa perfeita?

Não vale a pena deixar coisas bonitas guardadas. Se temos, vamos usar e se não temos, ou compramos ou improvisamos. Hoje é dia de aprender algumas dicas para receber bem as visitas ou deixar a mesa mais agradável para nós mesmos. Que tal?

Como usar os pratos, talheres e copos que temos em casa?

Coloquei essa pergunta acima primeiro de propósito porque a resposta dela não é o mais importante quando falamos de " mesa perfeita ". Para surpreender seus convidados podemos usar de criatividade e não apenas de expor uma louça bonita e copos de cristal. Acredite, o capricho vai compensar quando vir  a cara de alegria deles.


Os convidados

Faça uma lista de alguns convidados íntimos ou amigos de um mesmo lugar que queira conhecer melhor. Por exemplo, ofereça um jantar para as migas da Yoga, do curso de francês ou um grupo do Facebook que você participe bastante. Pessoas que ainda não são tão chegadas mas apenas por falta de oportunidade de aprofundar os assuntos. Tenho certeza que irá fazer novas amizades se apostar nessa sugestão.

Coloque a mão na massa!

Como montar a mesa perfeita


Defina o estilo do jantar

Defina o estilo do jantar. Como você quer que seja? Mais formal? Mais despojado? Pense no que combina mais com você, com os convidados e também com o espaço que vais usar. O jantar será servido na cozinha mesmo ou na sala? Tem uma área externa? Então pode ser hora de usar.

Como montar a mesa perfeita


Pense no cardápio com carinho

O cardápio também é decidido a partir do estilo. Se for algo informal pode usar uma louça mais simples, poucos pratos e usar guardanapos de papel, Alguns pratos pedem louça mais refinada e completa, também determinam a disposição dos utensílios na mesa.

Valorize a simplicidade: menos é mais

Na hora de montar o cardápio, valorize a simplicidade, alimentos como carnes com osso, ou que levem muito molho, não são recomendados. E aí, o que você sabe preparar de melhor? Existe a opção de encomendar pratos em um buffet e também ( está super em alta ) contratar um personal chef para cozinhar para você e para os seus convidados.


Qual a cor do seu evento?

Como montar a mesa perfeita

É bom decidir uma cor para o evento. A organização dos elementos será a partir dela. Ao escolher uma tonalidade para o seu jantar vai ver que, mesmo em casa consegue separar muitos elementos decorativos que darão vida e charme à decoração. Verde? Roxo? Eu adoro laranja!

Para uma mesa impecável é preciso que haja harmonia em sua composição, por isso, utilize cores e utensílios que combinem.

Como montar a mesa perfeita

Não esqueça das velas e das flores

Se for a noite  aproveite para  utilizar velas pequenas em castiçais baixos. Em jantares sentados as velas altas atrapalham a interação e você não quer seus convidados com o rosto tapado nas fotos. Temos que pensar em tudo. Atualmente, a variedade de enfeites que podem ser usados como decoração de mesas é infinita. Além de louças, vasos, flores e acessórios, podemos criar arranjos com frutas e coisas que temos em casa que possam ser decorativas.


Toalha de mesa ou jogo americano?

A toalha de mesa não é algo necessário  mas caso escolha ela aposte em uma de tecido e que combine com o resto da decoração da mesa. Na casa da minha mãe ela praticamente começa qualquer jantar escolhendo qual toalha irá pra mesa, depois começa a pensar no cardápio. Verdade!

Quanto ao jogo americano é preciso tomar cuidado com os detalhes e em de que são feitos, prefira os de tecido, bordados e tem também os quadrados que são super elegantes.Os guardanapos devem seguir o mesmo tom. O guardanapo pode ser colocado do lado esquerdo do prato ou em cima do prato. Os anéis para colocar guardanapos são fáceis e fazer e baratos para comprar. Tenha em casa em vários tons para usar sempre.

Como montar a mesa perfeita


Para o Pãozinho de entrada

Todo mundo gosta e é uma opção elegante colocar um pequeno prato para o pãozinho e manteiga, a faca deve ser colocada em cima do prato, do lado esquerdo. Uma dica é partir o pão com a mão e nunca deixar apoiado em cima do prato grande. lembrando que o pãozinho pode te salvar caso o jantar atrase por algum motivo. Seus convidados não ficarão verdinhos de fome ( tô brincando, tá, sei que você não deixaria o jantar atrasar! ). Existem vários tipos de pães maravilhosos para servir de aperitivo e o pão australiano está entre eles.

Como montar a mesa perfeita

Arrume os talheres

A arrumação dos talheres de jantar é de acordo com a maneira que serão utilizados. O garfo fica do lado esquerdo do prato, enquanto a faca (com o lado do corte virado para dentro) e a colher, do lado direito e de fora para dentro. Já os talheres de sobremesa devem ficar na parte de cima do prato, com os cabos virados para o lado correspondente. A foto ajuda a entender a montagem como um todo. Pode parecer complicadinho mas depois do primeiro jogo montado é só repetir e fica tão bonito no final que vale o esforço.

Como montar a mesa perfeita

Ouse na escolha dos pratos

Na hora de arrumar os pratos, o sousplat ( pronuncia-se Suplá, sabia? ), que serve de apoio, fica junto à toalha. Em algumas fotos  que procurei no Pinterest e sites de decoração, vi até mesmo folhas de bananeira usadas como sousplat, ou seja, se não tem o acessório e quer uma mesa bem bonita use a criatividade! Em cima dele, vem o prato grande e raso, para alimentos quentes. Sobre ele, um prato pequeno e raso para comidas frias (como saladas).

Caso vá fazer um jantar mais social, onde será contratado um chef  e tenha alguém para servir, deixe os pratos na cozinha para que eles o tragam pronto e na mesa deixe apenas o prato principal para compor a mesa.

Copos

Esse é definitivamente o meu ponto fraco, amo copos coloridos, grandões. Taças também são incrivelmente charmosas. Para uma mesa perfeita use sempre dois copos na mesa, um maior para água e um menor. Eles devem ficar à direita do seu convidado, o maior para dentro e o menor para fora. Caso vá servir refrigerante ou suco no lugar dos vinhos, servir na taça de água.Capriche!

Como montar a mesa perfeita

Check list para uma mesa perfeita

Faça uma lista de tudo que precisa: Organizar, comprar e guardar. Assim você tem tudo sobre controle e não fica perdida. Tempo otimizado também contribui para que sua mesa seja perfeita e seu evento inesquecível. Veja mais dicas de decoração de mesas neste post especial de mesas.