como-montar-uma mesa-linda

Montar uma mesa linda é uma tarefa mais difícil do que se imagina. Seja para jantar romântico, natal, páscoa ou outra ocasião especial, é necessário escolher os itens com cuidado, buscar as combinações perfeitas e imprimir personalidade à composição.

Na hora de organizar e decorar uma mesa, vale à pena se preocupar com os detalhes para conseguir surpreender. Qual a melhor toalha? Como posicionar as louças? Quais iguarias são mais apropriadas? – estas são apenas algumas perguntas que precisam ser feitas ao pensar na montagem de uma mesa linda.

A mesa linda tem cada detalhe muito bem pensado. (Foto: Divulgação)
Montar uma mesa linda requer um cuidado com todos os detalhes. (Foto: Divulgação)

Uma mesa bem decorada rouba olhares e faz toda a diferença em uma confraternização. Não é preciso ser um expert em decoração para fazer um bom trabalho, mas algumas dicas de como montar uma mesa linda podem ser de grande ajuda.


Como montar uma mesa linda?

Confira a seguir 6 dicas para montar uma mesa linda e super chique:

1. Valorize a ocasião especial

É Dia dos Namorados? Natal? Ou só mais um almoço em família? Conhecer a ocasião é fundamental para personalizar a mesa de forma apropriada. Por exemplo, um jantar romântico pede pétalas vermelhas, papéis cortados no formato de coração e velas para compor a decoração.

Se preocupe com a organização dos elementos na mesa. (Foto: Divulgação)
Se preocupe com a organização dos elementos na mesa. (Foto: Divulgação)

2. Organize os elementos da mesa

As louças e os talheres precisam ser dispostos de forma organizada sobre a mesa. Em uma ocasião formal, a organização dos itens costuma ser mais complexa, com várias regras que tornam a refeição extremamente sofisticada. Contudo, se a confraternização for informal, então a arrumação da mesa pode ser feita a partir de uma proposta mais simples.

Algumas regras de etiqueta que são consideradas simples podem ser seguidas na hora de arrumar a mesa. Os garfos, por exemplo, ficam sempre à esquerda do prato, enquanto as facas e colheres ficam à direita. Os guardanapos devem ser dobrados cuidadosamente e colocado no interior de cada prato.

Os arranjos de flores deixam a mesa mais bonita. (Foto: Divulgação)
Os arranjos de flores deixam a mesa mais bonita. (Foto: Divulgação)

3. Invista em elementos decorativos

O primeiro elemento decorativo que não pode faltar é a toalha. Ela deve ter um caimento de 25 centímetros de cada lado. Se tratando de um jantar, vale a pena ornamentar com velas e criar um clima mais intimista. Os vasos de flores também não podem faltar na decoração de uma mesa linda.

O arranjo de mesa deve ser baixo para não atrapalhar a conversa das pessoas. Se ele for elaborado com flores, então é recomendado escolher uma espécie que não tenha perfume muito forte.


4. Tire proveito dos comes e bebes

Seja no café da manhã, almoço ou jantar, os comes e bebes podem ser usados para incrementar a decoração da mesa. Contudo, é importante que as iguarias sejam colocadas em recipientes vistosos, como é o caso das bandejas de prata e dos potinhos de porcelana.

Outra dica importante é não misturar os alimentos na hora de exibi-los na mesa. Os quitutes devem ser colocados um ao lado do outro.


5. Decore com guardanapo de tecido

O guardanapo de tecido é responsável por deixar a ocasião mais convidativa. No almoço, é recomendado usar modelos com estampas coloridas. Já no jantar, o mais apropriado é apostar em peças clássicas e lisas.

Os guardanapos de tecido deixam a mesa mais elegante. (Foto: Divulgação)
Os guardanapos de tecido deixam a mesa mais elegante. (Foto: Divulgação)

6. Não exagere na quantidade de itens

A mesa precisa de espaço para ‘respirar’, por isso é importante não exagerar na quantidade de itens. Quando há muitas peças na composição, os convidados costumam ficar desconfortáveis. Ainda tem dúvidas sobre como montar uma mesa linda? Então assista ao vídeo a seguir:

Recomendados para você: