Como fazer suas plantas durarem mais

Aprenda como fazer as plantas durarem mais, através de medidas simples e focadas nas necessidades de cada espécie. Para conseguir preservar a beleza dos seus arranjos, é importante escolher a espécie adequada, observar as características da casa e assegurar boas condições de sobrevivência.

As plantas, quando incorporadas à decoração da casa, tornam os ambientes mais receptivos, agradáveis e charmosos. Elas também contribuem com o bem-estar físico, emocional e espiritual dos moradores. No entanto, muitas pessoas deixam de apostar em arranjos de flores frescas porque murcham com facilidade e perdem a beleza em pouco tempo. Para a planta durar, algumas dicas devem ser seguidas à risca.

Descubra como cuidar corretamente das suas plantas. (Foto: Divulgação)
Descubra como cuidar corretamente das suas plantas. (Foto: Divulgação)

Dicas para fazer as plantas durarem mais

Você quer ter plantas viçosas e bonitas por até 15 dias na sua casa? Então confira a seguir algumas dicas que prometem prolongar a durabilidade das flores frescas:

Escolha plantas novas

Muitas pessoas acabam errando na escolha das plantas e por isso não conseguem elaborar um arranjo floral duradouro. O ideal é levar para casa os exemplares novos, que possuem botões prontos para desabrochar e não estão com machucados.

Proporcione boas condições

Preocupe-se em oferecer boas condições de sobrevivência. (Foto: Divulgação)
Preocupe-se em oferecer boas condições de sobrevivência. (Foto: Divulgação)

Para que a beleza do seu arranjo dure mais tempo, é fundamental proporcionar boas condições de sobrevivência. Procure colocar as plantas em um espaço agradável, que tenha a incidência de sol apropriada para a espécie. Se for possível, deixe a planta em um local com sombra, pois assim ela levará mais tempo para florescer.

Analise a sua casa

Antes de escolher a espécie de planta, procure tomar notas das condições que a sua casa oferece. É um lugar bem iluminado ou escuro? Aberto ou fechado? Frio ou quente? Úmido ou seco? Munida dessas informações, você vai conseguir montar o arranjo perfeito.

Identifique as melhores espécies

Descubra qual é a melhor espécie de planta para ter em casa. (Foto: Divulgação)
Descubra qual é a melhor espécie de planta para ter em casa. (Foto: Divulgação)

As melhores espécies de plantas para se ter em casa são aquelas que se adaptam às condições da sua residência. Em geral, as flores tropicais apresentam maior durabilidade, pois estão acostumadas com o clima brasileiro. O lisianto, a astromélia e o antúrio podem durar até 15 dias, com a aparência impecável, quando bem cuidados.

Observe a cor

Uma dica que costuma funcionar na hora de escolher arranjos resistentes e duradouros é observar a cor das flores. Em geral, os exemplares com tons mais escuros são os mais apropriados.

Corte o caule

Corte corretamente o caule. (Foto: Divulgação)
Corte corretamente o caule. (Foto: Divulgação)

Toda vez que acontecer uma troca de água é importante cortar dois centímetros da base do caule, sempre no sentido longitudinal. Lembre-se de fazer esse corte com tesoura ou faca bem amolada, para não ferir a planta.

Cuide das regas

Para que as plantas cresçam fortes e saudáveis, é fundamental que elas recebam água corretamente. As regas devem acontecer de acordo com as necessidades de cada espécie, sem exageros. Não sabe como regar? Então enfie o dedo na terra: se estiver úmida, não regue; mas se estiver seca, coloque um pouco de água.

Agora que você já sabe como fazer as plantas durarem mais, coloque as dicas em prática e com certeza os seus arranjos vão durar por muito mais tempo.