093701100609espaco_zen_email (1)

Se você anda sobrecarregada pelos afazeres diários e sente que o estresse está tomando conta da sua vida (mesmo nos momentos de lazer), que tal criar um espaço zen em casa? Esse ambiente, também chamado por alguns designers de interiores e arquitetos de home relax, é um lugar especial, projetado para promover o relaxamento e quietude do corpo e mente. Confira abaixo como montar o seu cantinho zen!

 Dicas fáceis para criar um espaço zen em casa!

O home relax é um ambiente criado para recarregar as baterias depois daquele dia estressante e corrido; fazendo com que a pessoa se sentia mais calma e renovada, fisicamente e espiritualmente falando. Ele pode ser montado tanto em casas como em apartamentos, pois não demanda grandes dimensões.

Espaco zen

Para criar o seu espaço zen, basta reservar um cantinho de qualquer tamanho na sua casa. O lugar vai servir como refúgio para práticas como meditação, yoga, fazer orações ou simplesmente para ficar em silêncio, apenas contemplando o ambiente. O que ajuda a descansar o corpo e deixar a mente mais tranquila. Além de facilitar a criatividade e mudança de pensamento, trocando as ideias pessimistas e negativas (comum em pessoas com grande tensão e estresse acumulado) por pensamentos agradáveis e otimistas.

4-duetto-zen

Na hora de criar o seu espaço zen, prefira ambientes com maior presença de luz solar ou natureza. Bons lugares, para quem mora em casa, são o quintal ou varanda. Se você mora em apartamento, opte pelos locais mais calmos do lugar, com pouca circulação de pessoas, a exemplo de um quarto, um canto da sala, dentre outras áreas onde você possa ficar alguns minutos sem ser interrompida, apenas em contato consigo mesma.

lumouracb

Boas sugestões para colocar no seu espaço zen são itens que remetam à natureza. Músicas relaxantes à sua escolha ou que tragam sons de pássaros e rios, plantas ou fontes de água corrente. O espaço zen também é indicado para quem deseja se conectar com suas crenças pessoais. Nele pode-se montar um altar, com imagens de santos, budas, fotos de pessoas queridas e demais símbolos religiosos ou não, que tenham significado espiritual e afetivo para você. Uma poltrona confortável também pode ser usada para rezar, ouvir música ou ler.

convivencia_img3

Um belo tapete ou colchonete com almofadas em volta pode fazer parte do espaço zen de quem prefere relaxar através da meditação e yoga. Ao redor, você ainda pode espalhar incensos, cristais e usar difusores com óleos essências com propriedades relaxantes e estimulantes. Para quem vai montar o espaço zen em um local com pouca luminosidade natural, pode usar velas para criar um ambiente mais aconchegante e que contribua para o bem-estar. Se elas forem aromáticas é melhor ainda. A pintura do lugar também é importante e ajuda bastante no relaxamento. Escolha sempre cores suaves, como o azul, verde claro e lavanda.