Se você chegou até esse post é porque vai casar ou está ajudando alguém a organizar seu chá de panela. Essa é uma tradição antiga e uma grande responsabilidade, afinal a noiva vai contar eternamente as histórias que rolaram no chá. É um gesto muito carinhoso de quem organiza e realmente essa pessoa é muito importante na vida da sua amiga. Preparamos um post completaço com tudo o que você precisa pra se guiar nesse dia. Faça tudo pensando nos gostos da noiva, siga as dicas e tenha certeza que será um dia cheio de boas lembranças.

Basicamente o post se dividirá em onde fazer, o que servir, como decorar os diferentes espaços possíveis para esse tipo de evento, como organizar as brincadeiras e a lista do chá que é uma das partes mais importantes. Todo mundo ama ganhar presentes e a noiva não precisa fingir que não.

Chá de Panela

Tradicionalmente o chá de panela é feito um mês antes do casamento, portanto, o ideal é começar os preparativos bem antes desse prazo. Verifique com as madrinhas uma boa data e comece os preparativos rapidamente, assim você pode comparar preços e evitar gastos desnecessários.

Como organizar o chá de panela

Escolha uma amiga, ou um grupo de amigas que te ajudarão a organizar o chá de panela. A participação delas é fundamental. Inclusive se o chá for um pouco antes do casamento, você não terá muito tempo para organizá-lo.

Diferença entre chá de panela e chá de lingerie

Sabemos que o chá de panela é um momento divertido e descontraído, no qual a noiva recebe muitos  presentes pequenos e úteis, sem os quais será impossível começar a vida numa casa nova. O recebimento desses presentes geralmente vem acompanhado de brincadeiras, prendas e “micos”… porém, vale lembrar que esta não é uma ocasião de chá de lingerie! O foco das brincadeiras não deve ser sensual… Evite ao máximo esse tipo de coisas: deixe brincadeiras que envolvam a imaginação e a sensualidade para o chá de lingerie. Se você realmente quer propor brincadeiras deste tipo, converse antes com a noiva e ouça a sua opinião, respeitando-a sempre.

Quem participa do chá de panela

Existem algumas regras sociais para o evento, mas a maior parte dos noivos modernos estão fazendo tudo bem solto e a seu jeito e isso é o mais legal. Defina se seu chá será misto ou apenas meninas. O primeiro ponto na hora de organizar um chá de panela, é listar os convidados. Existe o costume de convidar todos os presentes no casamento, mas não é obrigado. Você pode chamar só os mais íntimos e os mais próximos. Senão vira um pré casamento e uma trabalheira danada.

Decida o local e o tema do chá de panela

Essa escolha é importante porque está ligada a outras definições, como o número de convidadas e a decoração. As opções mais frequentes são casa dos pais da noiva ou salão de festas do prédio. Há noivos que fazem do chá de cozinha um pré-casamento, e por isso investem em um espaço maior e fazem um evento com festa e bebidas mesmo. Se tiver muita gente, pode ser indicado alugar um espaço mesmo.

Se não, a festa é mais íntima e pode ser feita em casa ou no máximo um salão de festa de seu condomínio se for possível. O local será determinado pela lista de convidados e como você quer organizar o evento, se mais amplo e decorado ou apenas uma reunião com os amigos.

Caso você não tenha condições de alugar um salão de festas, opte por um espaço reservado para que todos fiquem à vontade para participar das brincadeiras. Pode ser a garagem de alguém ou mesmo uma área em um parque, pois alguns deles possuem a opção de ligar para reservar a área. Peça dicas aos amigos do Face por exemplo.


Bolo para o chá de panela

Você pode fazer um bolo fake, que ajuda muito a dar aquele toque diferente na decoração. Nesse caso, você pode fazer um bolo com panos, panelas (empilhando uma na outra) ou qualquer outra ideia que te vier à cabeça. Tem algumas sugestões bem divertidas nas fotos do post.

 


Ideias para convites de chá de panela

Veja nas imagens ideias legais para chá de panela, escolha a que mais combina com o seu evento.


Decoração temática para o chá de cozinha

O legal nesse caso é usar elementos da cozinha na decoração, desde colheres até raladores, tudo pode virar um bom jeito de decorar o chá de panela. Vai da sua criatividade e ver o que mais combina com a festa toda. E não esqueça de fazer  murais de foto, muitos e por todo o lugar. Tente sempre dar um toque de personalidade deixando de uma forma que tenha a ver com a noiva.


Caderno de receitas: Um charme a mais no seu chá de panela

Ao encaminhar para os convidados a lista de presentes do chá de panela, peça que cada um mande pra você a receita de sua especialidade culinária. Vale tudo: doces, salgados, bebidas, comidas sofisticadas e petiscos… Você pode imprimir e colocar num fichário para dar de presente aos noivos no dia do Chá de Panela. Essa é uma forma super legal de permitir que cada convidado possa estar presente no cotidiano do casal.

Vídeo especial dos convidados para os noivos

Faça uma surpresa pros noivos, com um vídeo especial que contenha fotos dos dois desde pequenos, momentos marcantes do casal, fotos deles com seus melhores amigos e padrinhos ao longo do tempo, fotos dos familiares e amigos mais próximos. Vocês podem em segredo gravar depoimentos em vídeo das madrinhas e padrinhos, dos pais dos noivos e dos próprios noivos (um não saberá do depoimento do outro até o momento da reprodução do vídeo na festa). Esta é uma excelente oportunidade para parentes e padrinhos que moram longe poderem estar de certa forma “presentes” no chá. É pura emoção!!

O que servir no chá de panela

Opte por comidas que poderiam ser servidas em um lanche da tarde. Os comes e bebes deverão ser leves, por isso evite bebidas alcoólicas. Prefira sucos naturais ou até mesmo aqueles que são vendidos em caixinha. Refrigerantes também são uma opção prática.

Dependendo do horário, faça um café fresquinho! Para comer, sirva bolos, mini sanduíches, cupcakes, bolachas, alguns docinhos básicos, como brigadeiro ou beijinho, salgadinhos e o que mais achar que pode ser preparado sem grandes dificuldades.

Lembrancinhas de chá de panela

Temos algumas sugestões legais mas que também vai depender muito do estilo de festa escolhido pela anfitriã.


Brincadeiras para chá de panela

As brincadeiras SEMPRE são surpresa. Mas você pode dar aquele toque caso não queira brincadeiras que falem de sensualidade, caso a maior parte das convidadas seja evangélica e por aí vai. Nada de criar climão. Só alegria e descontração nesse dia, ok?

Essas são algumas sugestões de brincadeiras divertidas para fazer na festa mas faremos um post de brincadeiras para que você tenha muitas opções. Inclusive para chás de panela evangélicos onde você pode fazer até brincadeiras bíblicas porque todos vão curtir. Já fui em chás de panela evangélicos muito divertidos e tenho algumas ideias para contar para vocês.

Brincadeira para chá de panela : Quem pegar fica!

Coloque em uma caixa objetos engraçados como peruca, dente falso, máscara e outros, ponha uma música e deixe as convidadas em circulo passando a caixa de mão em mão, quando a música parar a pessoa que estiver com a caixa deve vestir o objeto.

Brincadeira para chá de panela:   Prato com farinha

Colocar uma aliança no prato e cobri-la com farinha, pedir para a futura esposa pegar a aliança com a boca no prato de farinha, pode-se também vendar os olhos da noiva para a brincadeira ficar mais legal.


Brincadeira para chá de panela:   Telefone sem fio

Colocar os convidados em círculo e o primeiro fala uma frase no ouvido do próximo, no final a frase deve ser dita em voz alta para todos escutarem qual foi o resultado do telefone sem fio.


Brincadeira para chá de panela:  Qual é o tempero

A noiva com os olhos vendados deve adivinhar o que tem em um prato através do paladar, caso não acerte deverá pagar um castigo definido por uma “juíza”.

Brincadeira para chá de panela:  Como é o noivo

Fazer uma lista com perguntas sobre o noivo para ver a reação da noiva, coisas do tipo, qual é o prato preferido dele, que música ele gosta e que time ele torce, caso ache conveniente coloque perguntas mais apimentadas.


Lista de presentes para chá de panela

Quem faz a lista de chá de panela completa não está pedindo presentes, está orientando e ajudando seus convidados ao que vão comprar. O próprio evento já pede um presente, nem que seja uma lembrancinha, mas muitos ficam perdidos sem saber o que levar. Uma listinha é uma forma de evitar itens demais em um setor e de menos ou em falta em outro, bem como produtos iguais.

Comece a pensar na lista assim que firmar o número de convidados. Outro dos dilemas enfrentados pelas noivas é a faixa de preço dos presentes. Varia bastante. Se todos os seus convidados são de classe média alta em diante, pedir itens baratos não é legal. Se forem todas pessoas humildes na carteira, pedir itens caros é exploração e sem noção. Uma dica é ficar no meio termo, com itens de todos os valores se seus convidados possuem saldos na conta diferenciados ou ficar no básico e baratinho se nem todo mundo pode comprar algo realmente caro.

Aqui abaixo temos uma sugestão de itens que podem ser acrescentados ou retirados conforme o desejo da noiva. Apenas um guia para o que pode ser pedido para o chá de panela.

  • escorredor de massas
  • assadeiras de diversos tamanhos
  • copos multiuso
  • jogo de panelas básico
  • toalha de mesa
  • conjunto para sobremesa
  • faqueiro
  • conjunto de talheres para quatro pessoas
  • louça para quatro pessoas
  • assadeiras para bolos e tortas
  • conjunto de copos de suco e água
  • conjunto de copos de cerveja (se o casal ingere bebidas alcoólicas)
  • conjunto de copos com jarras de suco
  • conjunto de toalhas de banho para casal
  • tapetes para cozinha
  • panos de copa
  • toalha de mão
  • toalha de mesa
  • porta papel toalha
  • porta guardanapo em cor neutra
  • conjunto com copos e jarra de suco
  • faqueiro
  • tábua de frios
  • Rolo para massas
  • Sopeiras
  • Açucareiro
  • chaleira
  • Molheiras
  • Petisqueira
  • Porta adoçante e chás
  • Porta guardanapos
  • Tela e Protetores de alimentos
  • Toalha de mesa
  • jogo de panelas básico

Espero ter te ajudado na organização desse evento tão divertido! Boa festa!

Recomendados para você: