Já ouviu falar em chá de lingerie? Hoje vamos mostrar todos os detalhes, como organizar, como cuidar de cada detalhe, decoração, atrações e brincadeiras para fazer.

Mal a noiva marca a data do casamento já está envolvida com outras datas que são super esperadas pelas amigas mais chegadas: o dia do chá de panela e o dia do chá de lingerie. Se na sua época não tinha essas comemorações saiba que elas são muito comuns no calendário de todas as noivinhas. Nessa data as melhores amigas, familiares próximas e madrinhas se reúnem para rir muito com as brincadeiras, dar aquele apoio pra noiva e, claro, encher a gaveta de calcinhas, sutiãs e o que mais a noiva achar interessante. Se você é uma noiva louca por peças íntimas ou é uma madrinha que foi intimada a organizar esse evento vou te dar um passo a passo para que seja uma festa incrível. Onde receber as amigas, já que se trata de uma comemoração íntima? O que servir? Quem convidar? Confira todas estas dicas à seguir!

O que é um chá de lingerie?

Se você tem uma mentalidade meio infantil pra trocadilhos como eu, deve ter pensado em um chá mesmo feito com calcinhas. HAHA. Não é, tá? Fiquem tranquilas que nesse evento tem de tudo e quase que nem rola de servir chá. Essa  festa que de alguns anos pra cá ganhou força, tira da lista os apetrechos domésticos e põe em cena a sensualidade do casal.

A ideia é formar um enxoval de roupas íntimas para a noiva aproveitar a noite de núpcias e apimentar o início de uma vida a dois. Essa festinha é uma reunião exclusivamente feminina e íntima, na qual a noiva deve se sentir bem à vontade com suas amigas e madrinhas. O clima é todo de Clube da Luluzinha, cujo o tema gira em torno da preparação para a noite de núpcias do casal. A ideia é trocar experiências e se divertir entre amigas. Os papos rendem, as brincadeiras são MUITO mais apimentadas do que em um chá de cozinha.

Para  organizar a festinha e não esquecer nenhum detalhe, o ideal é montar um planejamento. Para te ajudar separei algumas dicas importantes para noivas que estão planejando entrar nessa moda. Vamos lá!


Quem organiza o chá de lingerie?

A regra é clara, esse chá  fica sob o comando da primeira madrinha, já que essa costuma ser a amiga que mais conhece os gostos da noiva e sabe exatamente quem deve participar. É possível também fechar um pacote de assessoria completa com a cerimonialista e contar com sua ajuda na festa pré-casamento.De forma mais impessoal, algumas empresas especializadas já prestam esse serviço.

Existem pessoas que têm ou muitas amigas e não querer escolher uma pra organizar e se indispor com as demais e também têm quem ache chato alugar uma amiga com essa função. A opção de contratar alguém pra fazer não é nosso foco hoje, afinal a gente gosta de colocar a mão na massa e organizar tudo no capricho. Se você foi a eleita pela noiva e está à frente do chá precisa montar um roteiro de brincadeiras e escolher o local e horário ideais para a celebração. Também é preciso pensar na recepção e decoração do chá de lingerie, assim como o que servir entre outros detalhes.

Se você é a noiva a dica aqui é que seja alguém muito chegada à você,  já que uma festa com presentes tão íntimos pede pessoas que te conheçam muito bem, inclusive para saber quais são as brincadeiras que irá ou não aceitar.

Quando marcar o chá de lingerie?

Normalmente, o chá é feito com um mês de antecedência ao casamento. Mas sempre leva-se em conta a conveniência dos compromissos da noiva. Se a turma for  animada, aproveitar a ideia da despedida de solteira e reunir os dois temas em um único evento.

Onde fazer o chá de lingerie?

A noiva pode fazer a festinha onde achar melhor. Receber na casa de uma amiga ou da própria noiva é sempre mais intimista e divertido. É difícil  imaginar a noiva abrindo seus presentes e eventualmente os provando num salão de festas do prédio. Há mais privacidade para realizar as brincadeiras e dar risada. Se não for possível, há bares e restaurantes com sala privada que também podem ser uma boa opção.


Qual o melhor horário para o chá de lingerie?

Veja bem o que melhor combina com a sua festa e o clima a ser criado. O horário do seu chá de lingerie também precisa ser levado em conta. O ideal é fazê-lo à tarde ou à noite, entre 15h e 20h. Lembre-se que, fazer a festinha à noite dará um clima todo especial.

Este modelo de convite acima foi pra um chá de lingerie realizado às 18 horas e no convite sugeria-se que as convidadas fossem à caráter, no estilo pin up.


Decoração para o chá de lingerie

O chá de lingerie deve ser planejado como um verdadeiro evento. Garanta os  drinks coloridos e a trilha sonora já preparada com músicas que embalaram as noitadas da turma. Vale até relembrar as músicas da época em que os noivos se conheceram.

A ideia é deixar a criatividade fluir na hora de escolher o tema e a decoração. Se for optar pelo básico, pense em algo romântico, sensual ou picante, podendo criar desde um conto de fadas até mesmo um cabaré. Para o romantismo, use tons suaves como rosa bebê e lilás; tons pastel também ornam com essa temática.

Você pode usar balões de gás hélio em formato de coração, colocar flores em garrafinhas de vidro, ou pétalas dentro de taças e copos, ou até usar velas na entrada do local. Por exemplo, se a sua casa tiver escadas, fica muito sensual colocar as velinhas em cada degrau.

Já se a ideia for sensualizar, abuse das cores quentes, com suas respectivas combinações, a minha sugestão é combinar o preto (mistério) com o vermelho, laranja ou amarelo, mas lembre-se que o importante é se divertir, e para isso não precisa se prender aos diversos temas que vemos na internet. Busque inspirações, mas crie algo que seja realmente a sua cara (ou a cara da noiva, caso o evento esteja sendo organizado pelas madrinhas e amigas).


O que servir no chá de lingerie ?

Como a festa é mais descontraída, dá pra você preparar algumas receitas gostosas como canapés, sanduichinhos, uma sopa creme fria ou quente (dependendo da estação), frutas para banhar em chocolate e docinhos, muitos docinhos! É sempre bom ter à mão um espumante e drinks não-alcoólicos e coloridos. Mas, claro, isso também depende da preferência da turma.

Se as amigas quiserem beber algo mais forte, outra dica é colocar uma garrafa de vodka ao lado de potes de vidro com frutas em pedaços para as pessoas prepararem seus drinks. Ah, e é claro, um bom café para arrematar.


Lista de presentes do chá de lingerie

Com a ajuda da madrinha ou amiga, a noiva deve elaborar duas listas importantes: a de convidadas e também a de presentes que deseja ganhar. Já na hora de listar os presentes, é bacana pensar em peças diferentes para não receber presentes repetidos.

Entra desde o pijaminha de flanela fofo às lingeries mais ousadas, passando pela roupa de baixo do dia a dia. Muito simpático é a noiva escolher uma loja que esteja em todos os shoppings e fazer uma lista das peças de sua preferência. Isso evita que receba peças escolhidas em sex shop, onde a oferta para trocas é mais escassa. Veja algumas sugestões na lista abaixo:

  • Conjunto de Calcinha e Sutiã
  • Calcinhas
  • Sutiãs para o dia a dia – modelos mais básicos
  • Camisolas (curtas ou longas)
  • Espartilhos
  • Meias Calças
  • Baby Doll
  • Roupão de Banho
  • Robes
  • Cinta – Liga
  • Sais de Banho
  • Óleos de massagem
  • Brinquedinhos mais apimentados
  • Produtos de beleza: Maquiagem, Cremes e hidratantes para o corpo

Convites para o chá de lingerie

Os convites podem ser feitos pela própria noiva e o ideal é que sigam o mesmo estilo da decoração. Lembre de indicar em cada convite, a peça desejada e sempre com a numeração. Vea alguns modelos de convites bem legais que selecionamos e que você pode se inspirar pra fazer o seu! Se quiser comprar os convites pela internet, no site Elo7 tem inúmeros modelos por preços bem interessantes, mas é bom encomendar com antecedência sempre para evitar imprevistos.


Brincadeiras para o chá de lingerie

Brincar é sempre bom e anima o chá. Só não esqueça de deixar tudo combinado antes com a noiva para não ter problemas, hein?  Dá uma olhadinha nestas sugestões:

Bingo do Amor

Nessa brincadeira, as convidadas recebem uma cartela com números ou nomes que serão sorteados. E as prendas podem ser: cosméticos, brinquedinhos fofos (aqueles que todo mundo gosta), docinhos, etc.

Desvendando a história

Cada amiga que chegar escreve em um papelzinho uma frase curta sobre alguma situação que aconteceu entre ela e a noiva (uma situação que viveram juntas, uma coisa engraçada que presenciaram etc). A frase deve ser difícil para que a noiva não descubra rapidamente. Os bilhetes não devem ser assinados. Esses papeizinhos são dobrados e guardados em uma caixinha. A animadora da festa sorteia um papel e lê para todos. Se a noiva acertar a autora da frase, a amiga se levanta, dá o seu presente e paga uma prenda. Se a noiva errar, a pessoa que escreveu se identifica, dá o presente e a noiva paga a prenda.

Bilhetinhos conselheiros

Outra opção bacana é distribuir papeis entre as convidadas que já são casadas. Elas deverão escrever alguns conselhos amorosos para que a relação dê muito certo. Vale desde as dicas mais românticas, até dicas eróticas para não perder o fogo da paixão com o tempo de casados.

Atrações para o chá de lingerie

Além das brincadeiras tradicionais, a responsável pela organização do chá pode contratar alguns serviços para agitar a ocasião, como aulas de massagem e dança do ventre. Artistas performáticos, com drag queens, costumam animar a galera.

Mas tenha sempre cuidado com os excessos. Seja ele de qualquer tipo, é sempre uma grande gafe. Excesso de riso muito alto, de palavras que não fazem parte do seu discurso normal e, principalmente, o excesso de bebida.


Lembrancinhas para chá de lingerie

Todo chá de lingerie é divertido e marcado por momentos de muita descontração e alegria entre noiva e convidadas. Para tornar essa ocasião ainda mais única e especial, faça e distribua lembrancinhas para todas as convidadas.


Lembrancinha de chá de lingerie DYE

Veja só que amor este modelo de lembrancinha que você pode fazer em casa, sem gastar muito e veja como fica uma gracinha! Depois é só colocar uma tag de agradecimento pela presença ou algo da sua preferência e pronto!

  • Cupcakes personalizados
  • Sais de banhos
  • Sachês em formato de lingerie
  • Mini-hidratantes
  • Esmaltes personalizados com o nome da noiva e a data do chá
  • Lixas de unha com embalagem personalizada
  • Latinhas com balas

Certeza que sobraram ideias para sua festa não é? Estamos aqui na torcida para que sua festa seja incrível e que você divirta-se muito. Outras dicas legais você também pode conferir no site Papel e Estilo.

Recomendados para você: