Se você tem um banheiro pequeno e esta pensando em  mudar o visual, confira as dicas desse post! Essa semana estava rolando no Facebook um link sobre banheiros de casa de rico e eu adorei. Até porque o que vemos em revistas e fotos na internet, em geral, são fotos de salas, quartos, uma ou outra cozinha e no máximo um jardim, nenhuma artista costuma colocar fotos no banheiro. Aliás essa coisa de tirar foto no espelho do banheiro é meio complicada, mas como eu mesma tenho uma ou duas nesse estilo no meu Instagram, não posso criticar quem o faça.

Decoração de banheiro pequeno

O assunto do post de hoje é decoração de banheiros e, claro, uma galeria de banheiros incríveis e luxuosos para você se inspirar e amar. Eu sei que nem sempre a gente consegue pegar dicas de fotos luxuosas mas nosso espírito melhora, nosso humor e a vontade de dar um up no nosso banheirinho, concordam?

Como decorar um banheiro pequeno

E em plantas cada vez menores, a dificuldade de conseguir decorar esse ambiente só aumenta, já que os banheiros pequenos estão cada vez mais fazendo parte de nossas vidas. Talvez seja pelo fato de não passarmos tanto tempo ali, assim como passamos em nossos quartos ou salas, por exemplo. Ou talvez pelo fato de que ele precise ser um ambiente extremamente funcional, enfim, não temos o motivo certo, mas o fato é que não precisamos abandoná-lo por causa disso.

É certamente a peça com a menor metragem da maioria das casas. Mas aí que entra a criatividade e o empenho, justamente por causa do tamanho, qualquer mudança faz uma enorme diferença, seja na substituição do piso ou até na disposição dos móveis e acessórios. Mudou algo por menor que seja já faz uma enorme diferença e parece até que reconstruiu a peça.

Como investir na decoração do banheiro pequeno

Mesmo os banheiros pequenos – e até os micro, ainda bem não é o caso do meu mas tem muitos por aí que necessitam de movimentos acrobáticos para o uso – ganham muito com a adição de itens como cubas e pias para banheiro e revestimentos para banheiro; pastilhas de vidro, azulejo, cerâmicas, pisos de madeira e porcelanato.

Uma ida a loja de material de acabamento já vai te deixar cheia de ideias. Tenho certeza que as ideias deste post vão tornar o momento da escolha de decoração muito mais fácil e vão te ajudar a deixar seu banheiro com a sua cara.

Ideias simples de decoração de banheiro pequeno

Normalmente os banheiros são pequenos, mas isso não quer dizer que você deva ficar preso aos tons neutros. Um espaço como esse muda completamente, quando utilizamos pitadas de cores vibrantes. Os armários são ótimas opções para se colorir.

Banheiro pequeno com plantas

As plantas dão um toque de frescor e vivacidade a qualquer ambiente. A dica aqui é usar e abusar: não tenha medo de usar mais de um vaso. Procure diversificar nas plantas e o resultado será um banheiro com mais vida.


Coloque cor nos detalhes do seu banheiro

Incrementar um espaço com cores alegres e fortes é sempre uma boa ideia. Porém, quando estamos falando de decoração de banheiro pequeno, o ideal é que isso seja feito através de acessórios ou detalhes, para que o ambiente não fique carregado. Uma flor amarela, um quadro pequeno com cores fortes ou um vaso vermelho, são vários exemplos de como dar um toque de cor e alegria no seu espaço sem fazer com que a decoração fique pesada.


Banheiro pequeno com cerâmica colorida ou estampada

Há muito mais opções no mercado do que a combinação de azulejos e pastilhas de vidro (não que não sejam boas opções, eu adoro pastilha de vidro). Se a ideia é inovar, por que não usar cerâmicas coloridas ou até estampadas? Nas paredes, no chão, a escolha é sua. O ladrilho hidráulico é muito bem-vindo também!
Aumente o espaço com espelhos grandes

Não é segredo nenhum que espelhos fazem um excelente trabalho passando a impressão de que espaços são maiores do que de fato são. Falando sobre decoração de banheiro pequeno, não dá pra fugir de uma das sugestões mais conhecidas e mais essenciais: busque espelhos grandes, e ocupe a maior parte da parede que você conseguir.

Caso esteja decorando um banheiro social sem chuveiro, considere a opção de colocar um espelho ocupando uma parede inteira – vai ajudar a dobrar o tamanho visual do seu espaço! Por refletir o que está à sua volta, os espelhos fazem o ambiente ganhar alguns metros a mais quando o observamos de certos ângulos.

Além disso, eles dão ao seu banheiro uma atmosfera mais clean e equilibrada. O box transparente também é um aliado fiel para ampliar visualmente o seu espaço. Para arrematar, alguns pontos de iluminação acentuam o clima de clareza e amplitude. Vale usar lâmpadas embutidas no teto e paredes ou até luminárias. Estas últimas tem função estratégica, já que podem atuar também como itens de decoração.

Decoração de quadros no banheiro pequeno

Quem disse que só a sala é lugar de expor quadros e esculturas? Espalhe obras de arte nas paredes e superfícies de seu banheiro e dê a ele um ar sofisticado e criativo. Para aproveitar melhor os espaços, vale instalar prateleiras de canto ou até mesmo criar um nicho na parede ou embaixo da pia para dispor os itens decorativos.

Assim como as plantas, os quadros nas paredes são ideias rápidas e baratas para se transformar um banheiro. Além de dar personalidade ao ambiente, os quadros trazem cor ou alguma história. Os pôsteres também são sempre ótimas opções.

Decore com adesivos

Versáteis e divertidos, os adesivos são boas escolhas para colorir e inovar seu ambiente. Eles podem ser aplicados tanto no box quanto nas paredes e espelhos, e até mesmo no vaso sanitário.

banheiro pequeno

Outra vantagem é o preço: a depender da estampa e do tamanho, você pode encontrar adesivos por menos de R$ 30 na internet e em algumas lojas de material de construção. E as opções são as mais diversificadas possíveis. Desde temas infantis até imagens de filmes, os adesivos literalmente imprimem personalidade às superfícies de seu ambiente. E o melhor: não ocupam espaço!

Papel de parede no banheiro pequeno

Nem só de azulejos se reveste um banheiro! O papel de parede pode ser o toque que você precisa para encher seu ambiente de estilo e bom gosto.

banheiro pequeno

Caso esta seja sua escolha, procure um modelo impermeável para garantir a duração de sua decoração.

Aplique o papel de parede em locais de pouco contato com a água, para evitar infiltrações e mofo. Vale também combinar o uso de porcelanato e papel de parede, alternando superfícies e criando detalhes como painéis e faixas.

banheiro pequeno

Na hora de comprar o papel, lembre-se: o ideal é caprichar nos tons claros e nas estampas miúdas para dar ao seu espaço uma aparência maior.

 Aproveite todo espaço do seu banheiro

Em ambientes de dimensões limitadas, cada centímetro vale ouro! Por isso, seja econômico nas medidas. Opte por portas de correr para ganhar o espaço dos cantos.

Nele pode caber uma pequena estante, que deve servir de alternativa para o habitual gabinete ou armário na parte inferior da pia. Prateleiras também estão na lista dos itens mais indicados para espaços pequenos, podendo guardar desde toalhas até produtos de limpeza.


Cuba para banheiro pequeno

Outra solução é a cuba flutuante (anexada diretamente na parede, sem balcão), com caixas organizadoras e cestos como auxiliares para o armazenamento. Se preferir o uso do balcão ou base para a cuba, que tal mexer um pouco na simetria? Em vez de instalar a cuba no centro do balcão, coloque-a em um dos lados e garanta espaço para seus materiais de higiene. Os nichos de alvenaria “cavados” nas paredes são mais uma opção para dispor objetos, sobretudo utensílios de banho.

Fotos de banheiro pequeno

Veja agora inspirações de banheiros decorados por profissionais que podem nos dar uma luz na hora de pensar em nossos espaços:

banheiro pequeno

banheiro pequeno

banheiro pequeno

banheiro pequeno banheiro pequeno banheiro pequeno banheiro pequeno

Então meninas gostaram das dicas? Veja também como mudar o ambiente de sua casa com material reciclável, idéias incríveis com criatividade e o melhor de tudo é gastando pouco, confira agora!

 

Recomendados para você: