Vibrolipoaspiração

Você já ouviu falar em vibrolipoaspiração? Sabe como funciona e qual a diferença desta técnica para a tradicional lipoaspiração que já conhecemos?

Quem deseja emagrecer e obter um corpo sarado sabe que o caminho não é dos mais fáceis. A rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada costuma ser extenuante, mas as vezes queremos ou precisamos de algo que mostre resultados mais rápidos. É onde entram os tratamentos estéticos, como massagens e cirurgias, e dentro deste campo existe uma novidade: a vibrolipoaspiração. Sabe do que se trata ou as diferenças entre esse procedimento e a lipoaspiração como conhecemos? Então está na hora de saber tudo o que precisa.

O que é vibrolipoaspiração?

Vibrolipoaspiração-001

A vibrolipoaspiração é uma variação da conhecida técnica de lipoaspiração. Enquanto a lipoaspiração é uma cirurgia com objetivo de redução de gordura em áreas localizadas, a vibrolipoaspiração tem como diferencial a utilização de cânulas bem finas e de mecanismo vibratório para a remoção da gordura.


Diferença entre a lipoaspiração e a vibrolipoaspiração?

Vibrolipoaspiração-003

Estamos falando no mesmo procedimento, porém com técnicas diferentes. Ambas partem do objetivo de reduzir gorduras em áreas localizadas e definindo melhor o contorno corporal, mas a diferença básica é que a vibrolipoaspiração tem como diferencial a utilização de cânulas bem finas e de mecanismo vibratório para a remoção da gordura. Com essa técnica, o cirurgião precisa apenas direcionar o aparelho para a área a ser tratada com movimentos delicados, obtendo um procedimento considerado mais seguro.

Veja também:


Quais as vantagens da vibrolipoaspiração?

A adoção da técnica oferece algumas vantagens em comparação com a lipoaspiração. Ela é considerada mais segura uma vez que não exige que o cirurgião utilize força e também dispõe de um dispositivo de segurança capaz de travar o aparelho se a cânula alcançar uma superfície mais dura.

Vibrolipoaspiração-004

O resultado é a obtenção de uma cirurgia mais segura, com menos perda de sangue, menor ocorrência de inchaços e manchas roxas. São fatores que também facilitam o pós operatório, com uma recuperação mais rápida. Ela também é considerada menos invasiva que a lipoaspiração tradicional.

Além disso, em comparação com a lipoaspiração, temos alguns dados que podem mostrar a eficácia da nova técnica:

  • O tempo cirúrgico diminui em média 35%
  • A dor durante a recuperação diminui em 45%
  • O número de edemas (inchaço) e equimoses (manchas roxs) diminui em cerca de 50%
  • Aumenta a quantidade de gordura aspirada em 30%

Como funciona a Vibrolipoaspiração?

Inicialmente serão injetados soro fisiológico, adrenalina e anestésico local no tecido adiposo. Depois disso serão inseridas as cânulas utilizadas para a retirada da gordura, sendo que elas serão submetidas a movimentos vibratórios provocados por outros aparelhos. O cirurgião não precisa fazer força, apenas direcioná-las de modo a provocar mínimos traumas sobre o tecido.

Vibrolipoaspiração-005

A técnica de vibrolipoaspiração pode ser feita em todas as partes do corpo, sendo que o tempo requerido pela cirurgia dependerá da quantidade de gordura a ser removida, podendo durar de 2 a 5 horas. Já a anestesia – local ou peridural – é uma escolha feita dependendo da extensão da área na qual o tratamento será realizado. A permanência no hospital é variável, podendo ser de meio período até um dia, o que representa um tempo de internação relativamente baixo. Já a cirurgia em si tem como vestígios apenas pequenas incisões, localizadas em local escondidos e medindo de 0,5 a 1 cm.

O pós operatório é menos dolorido mas também requer cuidados, que incluem o uso de cinta elástica compressora por 45 dias após a cirurgia, sessões de drenagem linfática, repouso e também evitar a exposição ao sol por pelo menos 60 dias.


A vibrolipoaspiração tem contraindicações?

Vibrolipoaspiração-006

O procedimento não é indicado para quem está muito acima do peso considerado ideal. Porém, de qualquer modo faça sua escolha sempre orientada por profissionais.

Outro ponto a ser considerado é que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indica a remoção máxima de até 7% de todo o peso corporal. Então isso significa que alguns casos necessitam de procedimentos em duas fases em intervalos mínimos de três meses.


Quanto custa a vibrolipoaspiração?

O tratamento tem preços que variam entre R$ 2 a R$ 5 mil, portanto vale a pena pesquisar. Mas lembre-se que o preço não tem que ser a sua prioridade: confiança no profissional que a realizará e boas credenciais são fatores valiosos a serem levados em consideração.

Lembre-se:

Cirurgia plástica é coisa séria, e por mais que a vibrolipoaspiração seja considerada mais segura e menos invasiva, o procedimento ainda requer cuidados que devem ser seguidos a risca. Isso significa recorrer aos serviços de um profissional sério.

Vibrolipoaspiração-002

Seja qual for a sua escolha, verifique se o cirurgião plástico escolhido é ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e cheque as informações sobre sua formação no Cremesp. Também é indicado conversar com pacientes que já passaram por cirurgias com o mesmo, além de outros médicos que possam indicar esse profissional como referência.

Outro cuidado importante nesse sentido é observar os hospitais onde o cirurgião opera já que isso pode indicar seu nível de especialização. Já se a ideia for escolher uma clínica, vale procurar a Vigilância Sanitária para descobrir se o local é habilitado e se segue os padrões de higiene para seu funcionamento.