O treino funcional para emagrecer e tonificar é a melhor estratégia para conquistar o corpo perfeito. Ele consiste, na verdade, na combinação de exercícios funcionais, que valorizam a realização de diversos movimentos para atingir um único objetivo: perder peso e ficar sarada! O treino funcional costuma se adaptar ao estilo de vida de cada pessoa, sendo assim uma escolha mais ativa e saudável no mundo fitness. Muitas celebridades e atletas estão aderindo a esse método, com a finalidade de emagrecer, melhorar o condicionamento físico e definir diferentes partes do corpo, como abdômen, braços, coxas e pernas.

O treinamento funcional propõe exercícios de alta intensidade. (Foto: Divulgação)
O treinamento funcional propõe exercícios de alta intensidade. (Foto: Divulgação)

Treino funcional

Através de uma rotina intensa de exercícios, o treino funcional estimula uma superação diária. Os praticantes melhoram a resistência a cada dia, por isso conseguem evoluir gradualmente na execução dos movimentos. A prática, inclusive, se inspira em esportes e gestos realizados no dia-a-dia, utilizando o peso do próprio corpo para que aconteça o fortalecimento dos músculos.

O treinamento funcional é um método dinâmico, que combina exercícios físicos de forma estratégica para que o praticante fique magro e com o corpo definido em menos tempo. Além de ter um custo acessível, o método também tem a vantagem de ser animado e divertido.

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 10

O treino acontece de forma globalizada, ou seja, não tem a finalidade de trabalhar músculos isolados, mas sim o corpo todo. Por conta disso, os seus resultados são bem mais eficazes do que a musculação. O novo método para emagrecer e tonificar está conquistando principalmente as mulheres. Uma hora de treino elimina 1000 calorias. O treinamento ajuda a queimar gordura mais rápido do que os exercícios tradicionais: em apenas 45 minutos de treino é possível obter um resultado que na academia tradicional demoraria mais de 1 hora e meia.

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 8


Como é feito o treino funcional?

No treino funcional, cada participante é tratado individualmente. O programa de exercícios leva em consideração o sexo, a idade e o histórico. A partir dessas informações o educador físico consegue criar um treino personalizado, que pode utilizar tanto o peso do corpo como também acessórios. Os movimentos funcionais podem ser realizados com bola suíça, cinto de tração, mini trampolim, bosu, barras, entre outros itens.

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 9

Os acessórios, utilizados no treinamento funcional, podem ser classificados em dois grupos: estáveis (barras, halteres e caneleiras) e instáveis (cordas, elásticos bosus). Os exercícios ajudam a conquistar um corpo definido e simétrico, mas estão bem longe de realizar o sonho da hipertrofia.

Como qualquer tipo de treino intenso, o treinamento funcional valoriza as séries de exercícios, ou seja, repetições baseadas em movimentos estratégicos e não na carga. Os circuitos são planejados de acordo com o perfil de cada praticante, podendo englobar flexão de braço, agachamento, abdominal, prancha, levantamento e elevação lateral. Os movimentos naturais do ser humano também são valorizados, como puxar, empurrar e sentar.


Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 7

Na medida em que o praticante adquire condicionamento físico, é possível aumentar o grau de dificuldade das séries. O treino passa a contar com exercícios aeróbicos curtos de alta intensidade, enquanto o tempo de descanso pode ser reduzido.


Quem pode praticar o treinamento funcional?

O treino é baseado em exercícios de alta intensidade, portanto, não é a melhor opção para quem está tentando sair da vida sedentária. Quem ainda não tem preparo físico deve começar com exercícios aeróbicos, que são mais simples e leves, como é o caso da caminhada.

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 1


Benefícios do treino funcional

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 5

O treinamento oferece os seguintes benefícios aos seus praticantes:

  • Proporciona tonificação muscular;
  • Garante emagrecimento rápido;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Contribui com a coordenação motora;
  • Desenvolve o equilíbrio;
  • Deixa a autoestima elevada;
  • Motiva o processo de emagrecimento;
  • Proporciona consciência corporal;
  • Desenvolve a agilidade;
  • Faz bem para o sistema cardiorrespiratório.

Aula básica

Assista ao vídeo abaixo e veja mais detalhes sobre o treinamento funcional:


 

O treinamento funcional pode ser realizado em qualquer lugar, inclusive em um quarto de hotel. Veja a seguir a série de exercícios gravada pela professora Daniela Azevedo:


Dicas para o treino funcional

O Muito Chique selecionou algumas dicas para melhorar os resultados do seu treino funcional. Confira:

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 4

Encontre uma boa academia ou estúdio

O primeiro passo para dar início ao treinamento funcional é encontrar uma boa academia ou estúdio. O estabelecimento precisa contar com educadores físicos especializados no método e equipamentos específicos. Como o treino é compartilhado, a mensalidade não costuma sair tão cara.


Aproveite o clima de grupo

A grande vantagem do método é que ele é realizado em grupo. Dessa forma, os praticantes podem trocar experiências e se motivar nos momentos de dificuldades. Um professor é capaz de atender até 16 pessoas, portanto, evite escolher uma turma numerosa.

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 3

Use bem os acessórios

Os acessórios são utilizados no treino como uma forma de tornar a prática mais dinâmica e animada. Portanto, procure executar os movimentos com esses itens e sinta mais disposição. Em geral, os exercícios procuram superar a monotonia que existe na musculação.

Conte com um especialista

Se você é um iniciante no treinamento funcional, então não abra mão de contar com a supervisão de um especialista. Esse profissional, que pode ser um educador físico ou personal trainer, vai apresentar o plano de exercícios e dar dicas para realizar os movimentos corretamente. Como se trata de um treino global, o risco de lesões é maior, por isso não dá para arriscar.

Treinamento Funcional para emagrecer e tonificar 2

Não exagere

É importante reconhecer os próprios limites ao iniciar o treinamento funcional. Você não deve exagerar na rotina de exercícios, caso contrário, corre sérios riscos de sofrer com dores no corpo e lesões. Como se trata de um treino puxado (com alto desgaste muscular), os iniciantes devem treinar no máximo três vezes por semana.

A atividade física é responsável por apenas 30% da perda de peso, portanto, não dá para afirmar que você vai emagrecer rápido apenas com treinamento funcional. A prática de exercícios intensos deve ser combinada a uma dieta balanceada e aos hábitos saudáveis.

Recomendados para você: