pilates-emagrece-2

Será que pilates emagrece? Como funciona? Quais são os benefícios? Essas são apenas algumas das tantas dúvidas que surgem na mente de quem tem interesse nesse método. Nos últimos anos, o pilates tem se popularizado no Brasil e ganhado muitos adeptos. A promessa da técnica é tonificar o corpo, reduzir as dores e melhorar o condicionamento físico como um todo.

O Pilates foi desenvolvido pelo ginasta Joseph Pilates, no início dos anos 20. O método propõe que a pessoa execute a maior parte dos exercícios deitada, utilizando equipamentos como bolas, anéis e trapézio. A atividade vem sendo muito usada para prevenir problemas de coluna, mas também tem ganhado destaque entre as pessoas que desejam conquistar a boa forma física.

O pilates melhora a flexibilidade e fortalece os músculos. (Foto: Divulgação)
O pilates melhora a flexibilidade e fortalece os músculos. (Foto: Divulgação)

As aulas de pilates costumam ser prazerosas, afinal, envolvem exercícios suaves, com poucas repetições e uso de aparelhos diversificados. Outra vantagem é que o desgaste físico não é tão grande, em comparação com as outras modalidades de exercícios.

Pilates

Emagrecer é o desejo de muitas pessoas, especialmente com o fato do verão estar se aproximando. Todo mundo quer ficar com o corpo tonificado e firme para arrasar na praia ou na piscina. Existem várias estratégias para conquistar o emagrecimento, sendo que uma delas é a prática de pilates.


Pilates emagrece mesmo?

O Pilates se destaca como uma atividade que melhora a flexibilidade e tonifica os músculos. No entanto, quando aliado a uma dieta balanceada e pouco calórica, ele também ajuda a emagrecer. Os exercícios, por si só, não geram grande perda de gordura, mas quando há uma preocupação em tornar o cardápio “light”, o resultado é outro.

Group of women doing Pilates exercises.
Group of women doing Pilates exercises.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2011, praticar pilates por 8 semanas ajuda a reduzir 13% da gordura do fígado. A porcentagem não é impressionante, mas reflete diretamente na balança. Os especialistas também já conseguiram comprovar que o pilates acelera o metabolismo, por isso o gasto calórico também acaba se tornando maior. Quando se trata de emagrecimento, o pilates tem uma outra vantagem muito positiva: ele melhora a disposição do corpo para a prática de exercícios físicos. Portanto, a pessoa desenvolve o seu condicionamento físico e tem mais disposição para correr, nadar, caminhar e até mesmo treinar na academia.


Pilates para emagrecer com saúde

Emagrecer com pilates é possível sim, no entanto, é preciso ter paciência para notar os resultados. A prática da atividade por uma hora permite perder até 400 calorias. Você não vai sair da primeira sessão achando que já perdeu medidas. O emagrecimento começa a se tornar evidente após dois meses de aulas.

Benefícios do pilates

O Muito Chique separou os principais benefícios do pilates. Confira:

Pilates emagrece mesmo Quais os benefícios 7

Diminui as dores no corpo

Quem sofre com dores crônicas, como é o caso do desconforto nas costas, deve recorrer ao pilates. A atividade é ótima para fortalecer e alongar diferentes partes do corpo. A coluna, quando exercitada corretamente, pode ser beneficiada com um realinhamento, o que reduz as dores.


Fortalece os músculos

O pilates é um ótimo aliado para quem deseja fortalecer os músculos. Diferente de outras práticas, essa atividade consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, promovendo assim o fortalecimento de uma forma global.

Pilates emagrece mesmo Quais os benefícios 6

Deixa o corpo mais flexível

Um dos principais benefícios do pilates é, sem dúvidas, a melhora na flexibilidade. O corpo se torna mais flexível por que os exercícios trabalham vários músculos e articulações, promovendo um alongamento global. Atividades que antes pareciam difíceis, como agachar para amassar o sapato, se torna mais simples.


Previne fraturas nos ossos

Com o avançar da idade, é comum perder massa óssea e acabar desenvolvendo doenças sérias, como é o caso da osteoporose. Para prevenir essa enfermidade e as fraturas, vale a pena apostar nas sessões de pilates. O exercício modela toda a estrutura óssea e também assegura mais resistência aos ossos.

Ajuda a respirar melhor

A ansiedade ou o estresse faz com que a pessoa não mantenha um ritmo respiratório adequado. Esse bloqueio no diafragma compromete o bem-estar e nem sempre permite inspirar o ar que o organismo precisa. Com pilates, é possível trabalhar toda a musculatura respiratória e, consequentemente, melhorar a respiração.


Reduz o estresse

As pessoas estão enfrentando uma rotina cada vez mais corrida. Muito trabalho, muitos afazeres domésticos e pouco tempo para descansar. O resultado disso tudo é o estresse. Para minimizar os males de uma rotina estressante, vale à pena apostar no pilates. Os exercícios ajudam porque melhoram o ritmo da respiração e servem para esquecer os problemas. Uma boa série de pilates também combate a ansiedade e o nervosismo.


Favorece a prática de outros exercícios

O pilates melhora o condicionamento físico para praticar esportes ou outras atividades aeróbicas, como é o caso da corrida. Em geral, a pessoa aprende a se concentrar melhor e reeduca a sua respiração, por isso a prática se torna mais prazerosa e os resultados positivos se manifestam mais rápido.

Melhora a postura

Conseguir manter uma boa postura significa deixar a coluna ereta em diferentes situações. Os exercícios de pilates promovem um alongamento na região das costas, inclusive os músculos que sustentam a lombar, por isso é possível melhorar a postura um pouco mais a cada sessão.


Contribui com a coordenação motora

Praticar pilates é uma ótima estratégia para melhorar a coordenação motora, afinal, a atividade permite conhecer o corpo como um todo. Os praticantes passam a perceber melhor o espaço e os movimentos, sem falar que o equilíbrio também é impactado de forma positiva.


Eleva a autoestima

Como qualquer tipo de exercício físico, o pilates contribui com a autoestima. A pessoa passa a conhecer melhor o seu corpo e se sente mais disposta para as atividades do dia-a-dia. O efeito é tão positivo que o pilates já vem sendo considerado um importante aliado no tratamento contra a depressão.


Pilates emagrece mesmo Quais os benefícios 4

Muitos outros benefícios estão associados a prática de pilates. A atividade reduz a fadiga muscular, estimula o sistema circulatório, proporciona equilíbrio mental e facilita o trabalho do sistema linfático. No entanto, para notar os resultados positivos, é preciso se dedicar às sessões.


 

Você também poderá se interessar por:


 

Vídeos com aula de pilates

E aí, ficou interessada em praticar pilates? Então procure um educador físico ou fisioterapeuta especializado nessa técnica! Veja estes vídeos com dicas para quem quer praticar pilates em casa, nível para iniciantes! Muito legal!