gravida-com-piercing

O piercing para grávidas é um acessório que requer alguns cuidados para não prejudicar a saúde de mãe e filho. Durante a gestação, o corpo se torna mais sensível, por isso pode não ser o momento ideal para colocar artefatos na pele. O piercing se transformou em uma verdadeira febre entre as mulheres. Ele pode ser colocado em diferentes regiões do corpo, como umbigo, nariz, língua, etc. No entanto, as gestantes que desejam fazer essa modificação corporal devem adiar essa vontade por alguns meses.

Ao descobrir a gravidez, o ideal é remover o piercing. (Foto: Divulgação)
Ao descobrir a gravidez, o ideal é remover o piercing. (Foto: Divulgação)

Piercing na gravidez

Se você está louca para colocar um piercing, mas descobriu há pouco tempo que está grávida, então é recomendado esperar o fim da gestação e o período de amamentação. O perigo não está no acessório em si, mas nas infecções que ele pode acarretar. Colocar um piercing durante a gravidez não é apropriado, bem como fazer uma tatuagem. O orifício pode não apresentar uma boa cicatrização e assim desencadear uma série de problemas, como sangramentos, queloides, alergias, hepatites e até mesmo AIDS.

É importante retirar o piercing porque o abdômen aumenta de tamanho e deforma a perfuração. (Foto: Divulgação)
É importante retirar o piercing porque o abdômen aumenta de tamanho e deforma a perfuração. (Foto: Divulgação)

Piercing no umbigo para grávidas

As mulheres com piercing no umbigo devem tomar ainda mais cuidado. O volume uterino é responsável por empurrar a cicatriz umbilical para frente, o que acaba alterando a perfuração.

Se o adereço não for removido, a pele pode se rasgar. O corpo sofre com essa situação por volta do segundo trimestre, mas tudo depende do ganho de peso da futura mamãe. O piercing no umbigo, quando não infeccionado, não causa qualquer tipo de mal ao feto. O alerta é ainda maior no primeiro trimestre de gestação, pois o bebê está se formando e sua condição é muito frágil.

Não coloque piercing no umbigo durante a gestação. (Foto: Divulgação)
Não coloque piercing no umbigo durante a gestação. (Foto: Divulgação)

Já tenho piercing e estou grávida. E agora?

Os especialistas recomendam retirar o piercing logo após descobrir a gravidez. No caso do artefato colocado no umbigo, a distensão abdominal aumenta o tamanho do orifício e também eleva a predisposição para estrias. As mulheres que são mais apegadas ao piercing e não querem se desfazer tão cedo dele podem ficar com o acessório até a 24ª semana de gestação. Esse é o tempo máximo, pois a partir dessa fase a barriga começa a assumir um ângulo desconfortável. Caso a mamãe queira seguir com o piercing até o final da gestação, ela precisa ter em mente que precisará removê-lo para se submeter a uma cesariana.