remedios-caseiros-para-tratar-as-unhas-encravadas

Unha encravada é um fato da vida moderna: nossos pés vivem sobrecarregados. Algumas  pessoas que fazem muito esforço físico ou trabalham o dia em todo em pé ainda sofrem bem mais . Alie isso ao fato de usarmos sapatos apertados e fechados o dia todo, e tem-se aí um grande problema: unhas encravadas. Já pensou em algo mais dolorido do que descer uma ladeira com a unha encravada dentro do sapato ? Não tem, por isso vamos começar pegando leve nesse texto.

Unha encravada

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

Esse é um post interativo e por isso recomendo que antes de continuar lendo que fique descalço e faça uma boa massagem nos pés com um creme hidratante quentinho. Coloque dentro de um potinho de vidro ou plástico uma pequena porção do seu creme de massagens preferido e faça movimentos circulares com os dedos pressionando os pontos que achar necessário.

Depois desse momento tão gostoso e particular vamos falar das causas das unhas encravadas. Porque de tempos em tempos elas acontecem seguidamente  e depois ficam um tempão sem encravar? Como realmente evita o problema? E se elas já apareceram o que podemos fazer para diminuir a dor e a inflamação e evitar que aconteça novamente.

O que é unha encravada?

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

Onicocriptose, ou popularmente conhecida como unha encravada, uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha se fere a pele adjacente, a enterrando ao seu redor.

Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha como esta é mais dura e não para de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação.

Unhas encravadas podem ser  tratadas em casa, mas podem ser muito dolorosas e levar a uma infecção mais grave se o trabalho não for limpo e definitivo.

Causa de unhas encravadas

Os fatores responsáveis por unhas encravadas são muitas, variadas e por vezes associada a eles:

• A predisposição genética ou familiar responsável por uma malformação das unhas.

• Calçados inadequados (sapatos apertados demais).

• Pedicure inadequada (unhas cortadas nos cantos).

• Uso contínuo de alguns medicamentos (tendo acitretina para tratar a psoríase inibidora da protease ou para tratar a infecção pelo HIV favorece a ocorrência de unhas encravadas).

• Alterações para osteoartrite ósseo secundário.

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

Passo a passo para desencravar as unhas em casa

  • O que você vai precisar além de coragem é :
  • Cortador de unhas
  • Água salgada
  • Pomada antibacteriana – Neosporin por exemplo
  •  Fio dental
  •  Azeite de oliva
  • Lixa para unhas

PASSO 1

Usando cortadores de unha, corte a unha que está cortando na pele. Isso pode ser muito difícil, se a unha está profundamente enraizada na carne, mas você deve pelo menos tentar. Tire os cantos da unha afiada, porque estes são mais propensos a escavar na pele.

PASSO 2

Mergulhe o dedo na água morna e com sal por 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia. Isso fará com que o local fique mais suave e permita que você a prepare corretamente.

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

PASSO 3

Aplicar a pomada antibacteriana na área muitas vezes e, especialmente, depois de ter cortado a unha. Unhas protegem a pele de bactérias nocivas, e uma unha encravada é especialmente vulnerável à infecção.

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

PASSO 4

Insira uma pequena faixa de fio dental abaixo da unha encravada para incentivá-la a crescer adequadamente. Isto irá aumentar a unha de modo a que ela não se sobressaia na pele.

Você também pode usar uma pequena bola de algodão. Repita este passo diariamente até a unha voltar de volta ao normal. Meu pai sempre fazia isso pois estava com as unhas encravando sempre.

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

Dicas para prevenir futuras unhas encravadas

Depois desse sofrimento o ideal é prevenir futuras unhas encravadas. A coisa mais importante que você pode fazer é cortar as unhas corretamente.

Não corte as unhas muito curtas e também não deixa elas tão excessivamente grandes. Corte cada ponta em uma linha regular reta e lixe para baixo até que estejam perfeitamente lisas.

Massageie e mergulhe os dedos e as unhas em azeite por 15 minutos uma vez por semana, isso vai ajudar a manter as unhas saudáveis e macias.

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

Procure um médico se não resolver as unhas encravadas em casa

Caso não tenha obtido resultado em casa e a sua unha continuar com uma dor latejante é hora de partir para o médico. Em geral o dermatologista  avalia e indica o melhor tratamento para cada caso, tudo vai depender da gravidade do problema. Quando há inflamação com pus, é porque há infecção bacteriana o neste caso médico vai indicar antibióticos de uso local ou oral. Isso nós não podemos fazer aqui e é necessário para que a inflamação acabe de forma definitiva. As vezes achamos que por se tratar do dedo do pé ( ou das mãos ) não há necessidade de tomar remédio.

Complicações com as unhas encravadas

Pode acontecer algo ainda mais sério com seus dedos se tiver a “carne esponjosa”, o médico poderá cauterizá-lo com substâncias químicas ou através da eletrocoagulação.

O tratamento cirúrgico do canto da unha (cantoplastia) pode ser indicado e tem bons resultados, mas dependendo da constituição física e se voltar a cortar erroneamente os cantos das unhas, elas encravam de novo e retoma todo  o dolorido processo novamente.

A cirurgia de retirada da unha toda é completamente contraindicada , porque quando a unha é formada novamente e cresce, volta a encravar.

Unha encravada: como evitar e como tratar em casa

Dicas para aliviar a dor da unha encravada

Para aliviar a dor, mergulhe o pé em uma bacia com água morna/quente, não quente, água misturada com uma colher de sopa ou duas de sulfato de magnésio. Unha encravada: como evitar e como tratar em casaDica:

Mergulhe seu dedo do pé por cinco a dez minutos, uma ou duas vezes por dia.

Alguns médicos recomendam um produto chamado Naproxeno, um antibacteriano, anti-inflamatório molho que você pode comprar sem receita médica na maioria das farmácias.

Mergulhando seus pés nesta solução por 20 a 30 minutos cada noite deve ajudar a reduzir a inflamação, de modo que a unha possa crescer naturalmente.

Pomadas para unha encravada

Se a unha já quebrou (ou está perto de quebrar), espalhe o antibiótico Neosporin sobre o machucado, ou unha ferida para prevenir a infecção.

Remédio caseiro para as unhas encravadas

Prepare um suco de cebola. Aplique sobre o dedo com as unhas feridas, durante um momento, nesse suco até encharcá-las bem. Deixe secar e em pouco tempo verá os resultados.

Aplique com diariamente o remédio para obter resultados, até perceber a cura total.

relieve-ingrown-toe-nail-pain-step-31-version-2

Consulte um podólogo

Lembrando que uma consulta com um podólogo não é tão caro assim e pode ser melhor do que fazer procedimentos curativos em casa. Algumas vezes o que pode acontecer é ficar tentando curar de forma caseira e ir piorando cada vez mais a infecção. Existem casos seríssimos de necrose de dedos por conta de unhas encravadas que levaram muito tempo para serem curadas. Além de toda dor e sofrimento que uma ferida dessas causa.

Atenção ao usar Meias Coloridas
Se estiver com a unha machucada ou encrava de preferência a meias brancas. Pois corantes usados em meias coloridas pode soltar na pele e pode vazar para a ferida.Isso pode causar mais complicações, especialmente se você é alérgico ou sensível a corantes.Meias coloridas têm corantes que pode agravar ainda mais a sua ferida pé machucado só use meia branca, combinado?

Bom, agora que já sabem tudo sobre o tratamento de unhas encravadas, vou deixar uma mega dica de unhas decoradas, são mais de 407 fotos com modelos lindíssimos, você vai amar!!

Espero que tenha te ajudado a se ver livre desse problema terrível e tão dolorido.