Pés Rachados, Ásperos e com Fissuras – O que fazer?

Pés
Pés Rachados, Ásperos e com Fissuras – O que fazer?

Muitas mulheres acabam esquecendo, mas os pés também precisam de cuidados diários, afinal, eles sofrem diretamente o impacto do peso de todo o nosso corpo. E se você andou abusando deles ultimamente e só agora percebeu que eles estão com rachaduras ou com fissuras, fique atenta aos cuidados que devem ser tomados para deixá-los bonitos, hidratados e lisinhos novamente!

Dicas Caseiras para Pés Rachados

As rachaduras podem ser combatidas com a aplicação de um óleo vegetal hidrogenado, após a lavagem dos pés, para garantir uma boa hidratação. Deixe agir durante a noite e só retire o excesso ao amanhecer. Uma boa esfoliação nos pés pode ser feita uma vez por semana, dependendo de cada caso.

pes ressecados Pés Rachados, Ásperos e com Fissuras – O que fazer?

Outra boa dica é usar o mamão papaia, conhecido por ter um efeito reparador à derme, nos pés. Ele age como esfoliante e remove as células mortas. Corte uma fatia, amasse-o e aplique juntamente com o suco de um limão nos calcanhares, deixando agir por cerca de vinte minutos.

Depois, lave os pés com água morna e repita a operação de duas a três vezes por semana, usando em seguida um hidratante para essa região do corpo.

Cuidados diários

Os sapatos de salto alto pressionam as pontas dos pés, fazendo com que os dedos e a sola fiquem grossos, ásperos e ressecados. Já as rasteirinhas, chinelos e sapatos sem salto concentram a pressão e atrito nos calcanhares.

Procure alternar os tipos de sapatos que você for usar. Por exemplo: use no trabalho ou em casa saltos mais baixos, abertos ou sandálias. Se você gosta de rasteirinhas, considere usar um salto médio de vez em quando. O consumo diário de um creme hidratante com uréia, ácido glicólico, ácido lático ou com ácido salicílico, após o banho também é uma alternativa.

pes rachados fissuras Pés Rachados, Ásperos e com Fissuras – O que fazer?

Se você puder, tape o ralo do box para deixar seus pés em uma imersão, enquanto toma banho. Isso amolece a pele grossa dos pés e diminui as dores musculares. Existem produtos adesivos à base de ácidos, encontrados em farmácias, que ajudam a tratar os calos.

Vale lembrar que ressecamentos mal tratados podem evoluir para rachaduras graves que podem causar muita dor e trazer outros prejuízos no futuro, como problemas de coluna, dores nas costas e nas pernas. Além disso, fissuras podem ocasionar infecções, bactérias e inflamação nos pés e pernas.

As rachaduras dos calcanhares pedem além dos hidratantes, cremes cicatrizantes e antisépticos, como o clostebol e o alantoin.

Pés Rachados e ásperos

Para quem deseja fazer uma hidratação profunda nos pés, use e abuse de hidratações com cremes. Uma boa dica é passar uma camada generosa de creme nos pés e envolvê-los com filme PVC. Deixe o creme agir por dez minutos. Isso vai ajudar a intensificar a hidratação.

Pés Rachados e com Fissuras

E para os casos mais graves como as fissuras nos pés, também temos uma receitinha caseira que poderá ajudar!

  • 1 colher (sopa) de suco de limão (Prepare apenas a quantidade para 1 aplicação, no dia seguinte prepare nova porção e assim por diante.)
  • 1 colher (sopa) de glicerina líquida (de farmácia)
  • 1 colher (sopa) de álcool

Como usar: Passe a misture nos pés e nas mãos, sempre antes de ir dormir. Isso vai ajudar a evitar manchas e também vai proporcionar uma penetração ainda maior e melhores resultados. Vale também aplicar o produto e em seguida colocar meias para que o efeito dos ativos seja ainda mais eficiente. No dia seguinte retire toda a mistura da pele com um bom banho. Depois disso tudo, aplique um bom creme nos pés (e nas mãos, se for o caso) e  mantenha-os bem hidratados.

Receita Caseira para pés lisinhos

Ingredientes:

  • 1 punhado de arroz;
  • Mel;
  • Vinagre de cidra da maçã;
  • 1 colher de azeite de oliva;

Modo de preparo:
Moer um punhado de arroz, colocando-o num pacotinho e batendo com um martelo até virar pó ou batendo-o no liquidificador até obter uma farinha fina. A seguir adicione algumas colheres de mel e vinagre de cidra da maçã o suficiente para obter uma pasta grossa. Nos casos em que as rachaduras são muito profundas, adicionar uma colher de azeite de oliva.

Em seguida, mergulhar os pés em água morna por 20 minutos e fazer uma massagem suave com essa pasta.

Pode-se deixar a pasta nos pés, só retirar o excesso se o pé estiver com a pele muito grossa, e a medida que for sarando dá para ir lixando até que fique fininho outra vez.

Veja mais dicas de cuidados com os pés e deixe os seus pezinhos lindos e macios como pés de princesa!

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Você também vai amar: | Pés
Deixe seu comentário pelo Facebook: