A musculação é o terror da maior parte das minhas amigas: " Detesto! ", " Nem morta! ", " Um tédio! ". Quando falamos de atividades físicas é normal que cada um tenha preferências de acordo com  a sua personalidade ( colocar alguém que gosta do ar livre e de atividades sociais para praticar squash não vai dar certo, por outro lado uma pessoa mais metódica e introspectiva vai adorar a experiência ) e de acordo com as sua vivência.

Importância da musculação

Lá na nossa infância é que determinamos as habilidades motoras que mais irão se destacar no nosso corpo. Se o menino joga bola desde cedo vai desenvolver as habilidades de chutar, de correr com maior destreza do que o menino que preferiu o vôlei por exemplo. Mesmo que ele depois de adulto se empenhe bastante na técnica quem desenvolveu lá no início vai ter maior facilidade. Por isso a importância do trabalho sério da Educação física nas escolas, oferecendo uma gama de esportes e atividades corporais que favoreçam esse desenvolvimento progressivo.

Então gostar ou não gostar de certa atividade está ligada a alguns fatores que não dependem de como a gente acordou nessa manhã, entendem? Mas uma coisa é certa, mesmo, já pesquisada de forma ampla e comprovada na vida dessa blogueira que vos escreve: um bom índice de massa magra e uma dieta rica em aminoácidos favorece a queima de gordura, ou seja, musculação emagrece e muito.

musculação


Importância da musculação e da dieta

Vamos falar nesse post sobre como isso acontece e a importância desses aminoácidos ( não servem só pra dar um up nos shampoos, não! ) na nossa dieta para que os resultados apareçam em forma de músculos.

Caminhada ou musculação?

A maior parte dos frequentadores de academias  acreditam que exercícios aeróbios como caminhada, pedalada e natação são mais eficientes na queima de gordura, porém a musculação faz todo esse processo acelerar. O que atrapalha um pouco o entendimento é a cultura de que os adeptos da musculação querem exclusivamente “crescer”, isso faz com que muitas pessoas evitem praticar essa atividade por temer o ganho de peso, porém além de favorecer a perda das gordurinhas, o treino de resistência – levantar pesos –  ajuda a melhorar diversos aspectos da saúde. Eles aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura mesmo em repouso, o que pode potencializar os resultados de um programa de emagrecimento. Você está lá, sentado vendo Netflix e seu corpo está queimando mais calorias do que o costume quando você pratica musculação. Sabia dessa?


Musculação para emagrecer

Além disso, a dieta própria para ganho de massa magra, rica em aminoácidos também está ligada ao aumento do metabolismo das gorduras – você usa a própria gordura como combustível para as suas atividades rotineiras. Esses são apenas alguns fatores pelos quais você deve incluir a musculação no seu programa de exercícios. Fora o corpaço, bom, eu acho lindo!

musculação

Entendendo como a balança funciona

Todos sabemos que emagrecer é fruto de uma conta matemática bastante simples: calorias que você ingere/come  x calorias que você gasta. Ao gastar mais calorias do que consumimos, emagrecemos e vemos o resultado no ponteiro da balança, certo? Nem sempre – tudo depende de como se dá todo esse processo de emagrecimento. As vezes o que você está fazendo é estressar o seu corpo com hábitos que jura serem saudáveis e isso é bastante comum. Aquela pessoa que é super fitness, malha muito e come pouco, pode estar fazendo tudo errado.


Corrida X musculação

Essas dietas radicais sempre na moda junto com a prática de exercícios físicos exaustivos, seja aeróbios ( esteira, bike, corrida de rua ) ou anaeróbios ( musculação ) podem levar a perda de peso em curto prazo, porém o indivíduo pode estar perdendo músculos ao invés de gordura e além disso comprometendo a saúde com a baixa ingestão de nutrientes, essenciais para a manutenção das funções básicas do organismo. A gente pode fazer ideia do resultado disso, ninguém aguenta muito tempo, logo a pessoa volta aos antigos hábitos e recupera o peso perdido – ou até mais.

A gente tem que manter o foto não na quantidade de atividades e calorias das comidas ( não vá comer uma coxinha bem agora só porque eu falei isso! Socorro! ), temos que nos basear em outro ponto: o índice massa gorda e magra. Esses fatores são determinantes para a perda e, sobretudo, manutenção do peso pois indicam que o indivíduo está efetivamente perdendo gorduras.

musculação


Como emagrecer definitivamente

Lógico que  os números na balança são o principal meio de percepção na hora de medir o progresso em um programa de exercícios, não precisa jogar fora sua balança, porém ao incluir atividades como a musculação, não ver alterações ou até mesmo ganhar peso são resultados possíveis, mas isso não significa que o treino não está surtindo efeito – por incrível que pareça, você poderá estar ganhando peso e emagrecendo ao mesmo tempo, perdendo massa gorda e ganhando massa magra – o que trará muitos benefícios à longo prazo. Você pode emagrecer e ganhar peso sim, não sou louca! Continue lendo pra saber como.


É verdade que os músculos gastam calorias?

O músculo é uma estrutura bem interessante e complexa, vale a pena um post sobre isso depois, falando de como ele é bacana e funciona bem para as enormes responsabilidades que tem. Mas tudo que os músculos fazem por nós ( segurar nossa coluna no lugar o tempo inteiro pra gente não desmontar, por exemplo ) tem um preço e esse preço é em calorias.  Mesmo após os treinos de musculação eles continuam exigindo energia para funcionar. Diferente das atividades aeróbias, onde o gasto calórico é extremo durante o exercício, mas acaba ao fim da sua prática, os exercícios isolados de força – principalmente em grandes grupos musculares, são capazes de queimar calorias durante a depois da prática.

musculação


Como funciona a hipertrofia

Como o esforço para levantar os pesos é enorme, seus músculos se esforçam tanto que acabam sofrendo umas microlesões ( não fique preocupado, é isso mesmo que a gente quer que aconteça quando se exercita na sala de musculação ). Para dar um jeito nessas lesões e curá-las existe um processo de regeneração enquanto você descansa ( dorme, tem que dormir pra tudo funcionar ) . Vamos dizer que o músculo não regenera apenas a parte que lesionou mas ele entende que precisa dar um reforço ali, colocar mais um pouco de cimento pra segurar melhor aquela parte que se partiu e esse é aumento de massa que você percebe no músculo após um tempo fazendo musculação.

Seu corpo vai entendendo que ali precisa de mais uma capinha para te proteger e durante esse processo há uma intensa queima calórica, afinal você está formando um novo tecido. É como uma reforma na casa, a gente cansa bastante! Veja mais dicas de como turbinar o treino aqui.

Como escolher o treino de musculação para queimar gordura?

Por isso é tão importante para o emagrecimento somar as atividades aeróbias e anaeróbias. É o que pode ser mais eficaz ao invés de correr atrás de revistas com dietas loucas do limão, do kiwi e até da cerveja que vi um dia desses. Você soma vantagens e perde gordura também.

musculação

E a importância da dieta nesse processo?

Não adianta focar nos treinos de musculação e esquecer que para os músculos se formarem eles precisam de um tipo específico de nutriente. Não é qualquer coisa que você come que forma a tal capinha que eu te falei, e pior, se você não come direito o que seu corpo precisa para curar as microlesões ele vai tirar esse nutriente dos seus próprios músculos em outro lugar, o nome disso é catabolismo. O seu corpo entende que você está precisando de cura e vai fazer isso a todo custo. Certamente já deve ter ouvido falar da alimentação regrada dos praticantes de musculação. De como repetem os alimentos, tomam suplementos e um monte de outras particularidades e esse comportamento tem a ver exatamente com essa etapa, a construção do músculo e com que nutriente ela é feita. O praticante precisa de proteínas e carboidratos.


Suplemento engorda?

Velha conhecida dos frequentadores de academias, a dieta rica nesses nutrientes favorece o aumento de massa magra e também a queima de gordura – é o que indica um estudo publicado na revista Exercise and Sport Science Reviews (2013) da American College of Sports Medicine. Nessa pesquisa, estudiosos finlandeses evidenciam que a suplementação de aminoácidos como o BCAA aumentam a utilização de gordura em praticantes de atividades físicas que já possuam um bom condicionamento, durante e após o treino.

Esses suplementos são voltados para praticantes avançados, que tem um treino de alta intensidade, comentei a título de curiosidade. Para iniciantes uma dieta equilibrada com alimentos variados pode ser suficiente, de qualquer forma a necessidade de suplementação deve ser sempre observada por um nutricionista.

musculação

Como emagrecer comendo bem

Além de seguir uma dieta equilibrada e orientada por um profissional é fundamental que você decida seguir um estilo de vida saudável, alternando os grupos musculares trabalhados e priorizando o período de repouso, dormindo pelo menos 8 horas por dia. Essa etapa do sono  é fundamental para recuperação e crescimento da massa magra. Procure um profissional de educação física habilitado, estudioso e correto para elaborar o melhor treino para o seu tipo físico, focando aspectos de estilo de vida e condição de saúde. Musculação é coisa séria e confesso pra vocês, é a minha atividade física preferida! Bons treinos e se tiverem alguma dúvida coloquem nos comentários que na medida do possível vou respondendo, combinado?


/fonte das imagens/

Todas as imagens são do Pinterest na  TAG fitness

Recomendados para você: