Muay Thay Conheça todos os benefícios para a saúde  4

O Muay Thay se transformou na nova febre das academias em todo o Brasil. Essa arte marcial está conquistando especialmente a preferência das mulheres, pois ajuda a emagrecer e deixar o corpo definido. A modalidade também promete benefícios à saúde.

Algumas mulheres consideram o Muay Thay uma atividade muito agressiva. No entanto, os treinos são sempre agitados e oferecem uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Os treinos não possuem apenas golpes violentos, eles também envolvem um trabalho físico com alongamento, corrida, salto, polichinelo, flexões de braço e agachamentos.

O Muay Thay define o corpo e faz bem para a saúde. (Foto: Divulgação)
O Muay Thay define o corpo e faz bem para a saúde. (Foto: Divulgação)

Como surgiu o Muay Thay?

Criado na Tailândia, o Muay Thay é uma luta que envolve socos e chutes com grande impacto. Os golpes utilizam, principalmente, os punhos, cotovelos, joelhos e canelas. As aulas, que são consideradas muito dinâmicas e divertidas, duram de 60 a 90 minutos.

O Muay Thay, também conhecido como boxe tailandês, é uma modalidade com mais de 2 mil anos de história. Essa arte marcial se tornou popular no século XVI, mas a sua filosofia só foi amplamente difundida no mundo no século XX.

A luta ganhou o mundo e se popularizou entre as mulheres. (Foto: Divulgação)
A luta ganhou o mundo e se popularizou entre as mulheres. (Foto: Divulgação)

Benefícios do Muay Thay

Existem muitos motivos para você praticar Muay Thay. Confira a seguir os principais benefícios dessa arte marcial:

Praticando Muay Thay, você melhora o seu condicionamento. (Foto: Divulgação)
Praticando Muay Thay, você melhora o seu condicionamento. (Foto: Divulgação)

Melhora o condicionamento físico

Os treinos de Muay Thay são responsáveis por trabalhar todo o corpo, por isso desenvolvem a aptidão física do praticante. A luta consegue preparar a pessoa para fazer esforços intensos, além do que aumenta a força e melhora a resistência muscular.

O bom condicionamento físico, desenvolvido pelo Muay Thay, reflete no aumento da flexibilidade. Os lutadores conseguem realizar os movimentos tranquilamente, sem enfrentar dificuldades por causa dos músculos encurtados ou problemas nas articulações. Outra vantagem da aptidão física é a resistência do sistema cardiorrespiratório, afinal, a pessoa pode realizar vários golpes da luta sem sentir fadiga.

Melhora a autoestima

Ao se tornar praticante de luta, a pessoa passa a se sentir mais confiante e segura a cada novo combate. Sua autoestima melhora consideravelmente, não só dentro do ringue, mas também na vida pessoal e profissional.

O metabolismo trabalha de forma mais acelerada. (Foto: Divulgação)
O metabolismo trabalha de forma mais acelerada. (Foto: Divulgação)

Acelera o metabolismo

As aulas de Muay Thay são responsáveis por tornar o metabolismo mais rápido, o que acelera a queima de energia.

Ajuda a queimar calorias

O boxe tailandês se destaca como um poderoso aliado para conseguir perder peso. Uma luta intensa de nove minutos ajuda a eliminar 126 calorias. Se a aula tiver 50 minutos de duração, o gasto calórico será de aproximadamente 550 calorias. Vale lembrar que tudo depende do ritmo do treino e do metabolismo de cada lutador.

Emagreça fazendo Muay Thay. (Foto: Divulgação)
Emagreça fazendo Muay Thay. (Foto: Divulgação)

Melhora o sistema imunológico

A prática de Muay Thay garante melhorias a longo prazo para o sistema imunológico. Quando praticada regularmente, a luta estimula os mecanismos de defesa do corpo e ajuda a prevenir uma série de doenças, que costuma se aproveitar da imunidade debilitada.

Define os músculos do corpo

A modalidade ajuda a desenvolver os músculos das penas, das coxas, dos glúteos e do abdômen. Com o tempo, o treino também pode deixar os braços firmes e torneados.

Os treinos melhoram a agilidade. (Foto: Divulgação)
Os treinos melhoram a agilidade. (Foto: Divulgação)

Aumenta a agilidade

Além de ganhar mais força, o praticante de Muay Thay também fica mais ágil e adquire ótimos reflexos. A velocidade é desenvolvida justamente na interação com outros lutadores.

Favorece a coordenação motora

A arte marcial consegue estimular a ligação que existe entre o sistema nervoso central e o aparelho locomotor. Dessa forma, a coordenação motora do lutador se torna mais afiada.

A luta faz bem para o coração. (Foto: Divulgação)
A luta faz bem para o coração. (Foto: Divulgação)

Faz bem para o coração

O Muay Thay, assim como outras modalidades esportivas, faz bem para o coração. As aulas com muitos chutes e socos ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, o que contribui com a circulação de oxigênio e nutrientes por todo o corpo. As câmaras cardíacas também se tornam mais fortes.

Melhora a postura

Se você está precisando melhorar a sua postura, então o Muay Thay pode ser uma ótima aposta. O treinamento desenvolve todo o corpo, principalmente o core, que consiste em um conjunto de músculos que dá sustentação à coluna. Com essa região desenvolvida, a postura também melhora.

O treino envolve vários exercícios. (Foto: Divulgação)
O treino envolve vários exercícios. (Foto: Divulgação)

Ajuda a socializar

Praticar boxe tailandês é uma ótima forma de socialização. Nas aulas, você pode conhecer pessoas e fazer novas amizades.  

Acaba com o estresse

A luta ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio entre o corpo e a mente. Os golpes também ajudam a colocar o estresse para fora e aliviar todo tipo de tensão. No final de cada treino, é possível se sentir mais tranquilo e relaxado.

Aulas de Muay Thay

Assista aos vídeos abaixo e aprenda a executar alguns golpes de Muay Thay:

Dicas para praticar Muay Thay

Algumas dicas devem ser levadas em consideração para treinar boxe tailandês. Acompanhe:

• Para fazer Muay Thay você vai precisar de caneleira, protetor bucal e luvas de boxe. As roupas também devem ser adequadas para a prática esportiva, como é o caso da bermuda e da camiseta de lycra.

• Os treinos envolvem muitos exercícios físicos, como pular corda, correr, fazer abdominais e saltar na cama elástica. Ou seja, você não vai ficar apenas dando socos e chutes.

• Alguns itens devem ser deixados de lado na hora de participar dos treinos, como brincos, piercings e acessórios em geral.

• Antes de se matricular nas aulas de Muay Thay, procure um médico para sabe se está tudo bem com a sua saúde. Essa recomendação é válida para qualquer esporte.

Recomendados para você: