O Muay Thai emagrece e tem ajudado muitas pessoas a conquistar o corpo perfeito. A cada aula, que dura de 60 a 90 minutos, é possível queimar calorias dando socos e chutes, pulando corda e fazendo abdominais. Os benefícios da luta não refletem apenas na balança, mas também no bem-estar físico e mental. O Muay Thai, também chamado de box tailandês, é uma arte marcial que combina golpes com os pés, joelhos, canelas, cotovelos e punhos. Para ter um bom desempenho na luta, o praticante precisa desenvolver o seu condicionamento físico, sua autoconfiança e sua concentração.

Muay Thai

Muitas histórias são contadas a respeito do Muay Thai. Sabe-se que a arte marcial nasceu na Tailândia, como uma forma de se defender nas guerras. Essa luta, desde quando foi criada, proporciona condições de imobilizar o adversário através de golpes estratégicos.

Essa arte marcial ajuda a ficar em forma. (Foto: Divulgação)
Essa arte marcial ajuda a ficar em forma. (Foto: Divulgação)

Tem gente que leva a Muay Thai a sério e chega até a participar de campeonatos. No entanto, a maioria das pessoas pratica essa arte marcial para se divertir e tonificar o corpo. Antes de iniciar no Muay Thai, é muito importante comprar todos os equipamentos necessários.

Onde comprar roupas para Muay Thai

Essa luta pede bermuda, top para proteger os seios, camiseta de lycra, luvas, ataduras, protetor de boca e caneleiras. No início, você pode até pegar emprestado esses itens da academia, mas, com o tempo, é importante comprar o próprio material. Uma loja super confiável, que eu já comprei e recebi tudo direitinho e dentro do prazo foi a Netshoes, vi que as roupas estão todas em promoção, vale a pena dar uma conferida lá!

botao-netshoes


Luvas para Muay Thay

Dei uma pesquisada rápida lá no site da Netshoes e peguei alguns modelos de luvas que achei mais bacana, indicados para mulheres. Clique e veja!
luvas-muay-thai

A modalidade tailandesa de boxe faz muito sucesso com o público feminino, afinal, permite trabalhar não apenas com socos, mas também com joelhos, canelas e pés. As alunas aprendem a se defender, além do que se sentem mais fortes e confiantes para encarar os desafios da vida.


Muay Thai emagrece mesmo?

Milhares de pessoas buscam, diariamente, formas para conseguir emagrecer e conquistar o corpo perfeito. O ideal é combinar dieta balanceada com exercícios físicos, mas nem todo mundo está disposto a aguentar a monotonia de uma academia. Uma boa alternativa para quem precisa criar uma rotina de treino é o Muay Thai, uma luta que gasta calorias e define todas as partes do corpo.

Muay Thai para emagrecer 2

O Muay Thai emagrece e ajuda a conquistar a boa forma física, desde que seja aliado a uma alimentação balanceada. A luta promove grande gasto calórico, que pode atingir 1500 calorias a cada aula. A princípio, no entanto, o praticante elimina em média 750 calorias, pois o seu preparo físico ainda não é dos melhores.

Essa arte marcial é considerada uma atividade física bem intensa, por isso faz com que o metabolismo funcione mais rápido e assim acelera a queima de gorduras. O contorno corporal também é beneficiado com a prática, afinal, o Muay Thai define todos os músculos do corpo, combate o inchaço e previne celulites.

Muay Thai para emagrecer 3

As aulas de Muay Thai ajudam a emagrecer porque elas não se limitam apenas aos golpes de luta. O treino também envolve outras formas de trabalhar o corpo, como pular corda, correr e fazer abdominais. Esses exercícios melhoram o condicionamento físico e também ajudam a perder medidas.


Benefícios do Muay Thai

Muay Thai para emagrecer 4

Além de ser um grande aliado do emagrecimento, o Muay Thai também oferece outros benefícios. Confira:

Melhora a aptidão física

Praticar Muay Thai é uma ótima forma de melhorar a aptidão física, afinal, o treino submete o corpo a esforços contínuos e ajuda a desenvolver o condicionamento físico como um todo. Em geral, o praticante adquire força, resistência e flexibilidade.


Muay Thai aumenta a autoestima

Quando uma pessoa resolve praticar algum tipo de luta, ela se torna mais segura e confiante, sem falar que adquire mais disposição para superar as dificuldades da vida. A prática mostra como se cuidar mais e não se expor aos riscos.

Muay Thai para emagrecer 8


Faz bem para o coração

Se você está em busca de formas de melhorar a saúde do coração, então deve praticar Muay Thai. Várias pesquisas já comprovaram que a atividade faz bem para a saúde cardíaca porque estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo a distribuição de nutrientes e oxigênio por todo o corpo.

Muay Thai para emagrecer 5

Muay Thai melhora a postura

O Muay Thai se encarrega de trabalhar intensamente a região central do corpo, portanto, desenvolve todos os músculos que garantem a sustentação da coluna vertebral. Dessa forma, o praticante consegue melhorar um pouco mais a sua postura a cada aula.


Contribui com o sistema imunológico

As aulas de Muay Thai contribuem com o sistema imunológico a longo prazo, tornando o organismo mais resistente a doenças. Por outro lado, se a prática acontecer de vez em quando, a imunidade pode apresentar uma queda, pois o corpo não tem preparo necessário para uma atividade tão intensa.

Muay Thai para emagrecer 6

Define os músculos do corpo

Além de ajudar a perder peso, o Muay Thai também proporciona uma definição muscular incrível. Os golpes que envolvem chutes e joelhadas são ótimos para trabalhar pernas, glúteos e abdômen. A atividade também define os músculos dos braços por causa dos socos.


Aumenta a velocidade

Como qualquer outro tipo de luta, o boxe tailandês é ótimo para desenvolver os reflexos e também a velocidade de reação. Essa competência ganha forma através dos “combates” entre os companheiros de treino.

Muay Thai para emagrecer 7

Melhora a coordenação motora

A luta estimula uma constante interação entre o sistema nervoso central e o aparelho locomotor. Dessa forma, a pessoa adquire mais controle dos seus movimentos e não perde o equilíbrio.


Muay Thai alivia o estresse

A vida moderna tem nos apresentado uma rotina cada vez mais estressante. As pessoas acumulam problemas no trabalho e responsabilidades familiares, o que acaba desencadeando o estresse. Uma forma de extravasar isso é no ringue. A luta ajuda a combater qualquer ansiedade ou nervosismo que esteja fazendo mal.

Muay Thai para emagrecer


Faz bem para o cérebro

Outro motivo para praticar Muay Thai é que essa luta faz muito bem para o cérebro. A prática reduz o déficit de atenção e aumenta a capacidade de reter atenção. Os problemas relacionados à falta de foco, indisciplina e esquecimento também são minimizados.

Não existem contraindicações para a prática de Muay Thai. Em todo caso, vale à pena procurar um médico e realizar alguns exames para ter certeza de que está tudo certo com o corpo. Também é necessário procurar uma boa academia para fazer as aulas e conversar com o professor sobre as metas de emagrecimento. No vídeo abaixo veja como funcionam as aulas de Muay Thay na prática:


 

Vídeo Aulas de Muay Thay

Veja abaixo duas vídeo aulas para quem está inciando e deseja aprender um pouquinho mais sobre este esporte!

 

 

Recomendados para você: