crossfit-2016-

Não tem como não ter reparado no corpão que a Giovanna Antonelli exibiu no papel da vilã Atena em " A Regra do Jogo ". Visivelmente mais magra e com o corpo firme e delineado. Quando perguntada sobre o assunto ela sempre atribui a forma invejável a prática do Crossfit. E isso deixa a gente com vontade de ir lá e fazer igualzinho, afinal usar aqueles decotes não é pra qualquer uma. Ela sempre fica bem nos vários modelos ousados que usa mas com a diferença de não ter os músculos tão marcados como as modelos fitness tão em alta no momento.

crossfit

Giovanna Antonelli é uma das praticantes de Crossfit famosas

O nome é legal, os resultados a gente conhece por alto, mas o que é o Crossfit? Onde praticar essa atividade? E, principalmente, o que de fato rola na aula? Vamos desvendar essa atividade juntas e descobrir se ele é ou não pra nós. Pra começar temos que saber:

O que é o Crossfit?

Ele é um método de treinamento, ou seja, não são apenas aparelhos inovadores ou um tipo de aula diferente, é um método de aula, de planejamento e de alcance de objetivos.

crossfit-1

O treinamento oferecido abrange o físico desenvolvendo dez habilidades durante as aulas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. E o psicológico devido a falta da rotina de treinos – sem aquela fichinha com os exercícios e cargas já conhecido na musculação – a cada dia trabalham-se habilidades e estímulos variados em alta intensidade, o praticante é convidado a se superar e conhecer seus limites diariamente, assim como na vida.

crossfit-flavia-alessandra

Outra famosa que aderiu à prática é a atriz Flávia Alessandra


De onde vem o Crossfit?

Usado no Exército norte-americano e em grupos de operações táticas, o programa de treinamento e condicionamento físico reúne técnicas de várias modalidades esportivas. Uma mesma aula concentra, de forma aleatória, exercícios aeróbicos, movimentos de ginástica olímpica e séries de levantamento de peso. Tudo levado à exaustão. Nada de moleza ou bate-papo durante o tempo que estiver praticando.

crossfit-corda-naval

É como se você entrasse em um treinamento de atletas de várias modalidades e fosse pegando um pouco de cada um porque a variedade  de exercícios  é praticamente infinita no Crossfit, pular corda, correr, levantar peso, saltar, remar, escalar corda, jogar medicine ball ( bola que parece leve mas é pesadíssima usada para exercícios e também na fisioterapia ) para todo lado, subir nas argolas, se pendurar na barra, dar cambalhota e fazer qualquer outro exercício que julgar ser útil para nossas vidas. Ou seja, todo dia uma novidade, desafios novos. Quem gosta de sair da rotina já pode marcar um ponto pro Crossfit.

crossfit-5


Onde praticar o Crossfit?

Ele é praticado em local chamado de  box. Ou seja um espaço amplo como se fosse um galpão onde ficam os apetrechos para as aulas. Vou chamar de apetrechos porque se eu disser aparelho você pode ficar achando que ao chegar lá vai encontrar uma esteira pra dar uma corridinha, um Transport  ( aparelho que simula degraus e bem comum nas academias de uns dez anos pra cá ) pra queimar umas calorias e dar uma aquecida antes da aula e isso não vai acontecer.

Não tem esteira e é normal a corrida ser em grupo antes dos trabalhos se inciarem. Muitas vezes o grupo sair correndo pela rua animadamente. Bem parecido com aquecimento de quartel, lembram que ali em cima que eu disse que tem a ver mesmo com treinamento militar.

crossfit-para-emagrecer

Uma coisa legal para quem está acostumado a malhar e não anda levando seus treinos a sério ( e consequentemente ficando sem os resultados ) é que ao entrar nesse ambiente diferente de uma academia habitual é despertada a curiosidade, a vontade de conhecer, aquele estalo que temos diante de uma coisa nova e lá dentro aparece a motivação que deixamos escapar em algum momento da nossa relação com as atividades físicas. O box tem virado o templo, a terapia, o espaço de convivência e amizades de muitas pessoas. Lá dentro, durante o seu treino é um momento seu de se desafiar, conhecer os limites do seu corpo e de se conhecer também. Não são permitidos celulares e as conversas são voltadas para incentivar os demais para que todos terminem as atividades juntos.

Treinamento Crossfit

Para começar a praticar procure um box e peça uma aula de demonstração. Segundo os praticantes o Crossfit é para todos e todos praticam dentro dos seus limites. Para ver se isso é respeitado só vendo na prática. Procure no Google onde tem um box perto do seu trabalho ou da sua casa e vá até lá. Chame um amigo pra ir com você que a motivação aumenta.

cross-fit-emagrece

Crossfit emagrece mesmo?

Vamos pensar sobre tudo que falamos até aqui e ver se chegamos a uma conclusão. Primeiro de tudo só pelo foco a gente já consegue resultados consideráveis. Você tem um horário, um grupo do qual faz parte e totalmente voltado para aqueles momentos de atividade física. A chance de faltar, bater papo e ficar fazendo selfie no espelho ( não costuma ter espelhos nos boxes de Crossfit ) diminuem e aumentam as chances de sucesso.

Além disso o método é de alta intensidade. Você começa a aula já levantando pneu como em uma gincana louca, subindo na corda, levantando peso, saltando … dependendo do treino do dia escolhido pelo professor para o seu grupo. Alta intensidade significa alta queima calórica  e aliada a uma baixa ingestão de calorias ( sempre, né gente? Não vai sair do box e se enfiar em um rodízio de lasanha )tem o balanço favorável a queima de gorduras.


É verdade que é comum o Crossfit causar lesões?

Passou pela minha timeline no Facebook uma matéria sobre um estudo falando do alto número ( MUITO alto ) de lesionados durante essa atividade. Nada como correr atrás da informação correta pra saber se é ou não é, se corremos ou não esse risco. Não queremos incentivar ninguém a se quebrar ou romper nenhum ligamento.

Como o Crossfit ficou famoso, muitas celebridades são adeptas, os resultados chamaram a atenção os holofotes se atraíram para ele, normal. Tanto os benefícios quanto as lesões que esse tipo de treinamento possui tem sido, de pertinente, questionadas.

O artigo que deu origem a essa matéria é  de Hak et al. (2013) que realizou precisamente uma análise das lesões no Crossfit, aplicando um questionário a 132 praticantes regulares dessa modalidade. Do total dos participantes, 97 reportaram já se ter lesionado durante um treino de Crossfit. Registando-se um total de 186 lesões, sendo que em 9 delas foi necessária a realização de uma intervenção cirúrgica.  Entenda-se que “lesão” foi definida como qualquer lesão que não permitiu ao praticante treinar ou competir de qualquer forma durante um determinado período de tempo. Em termos médios, foi reportada um taxa média de 3,1 lesões por cada 1000 horas de treino, verificando-se uma predominância de lesões no ombro e na coluna, respectivamente de 27 e 22%.

O que podemos concluir com essas informações é que como é  uma atividade alto impacto precisa de cuidados ( da parte do praticante mesmo, conhecendo seus limites ) e de instrução. Não é uma atividade que possa ser coordenada por leigos ou por pessoas que não estudaram Educação física E o método de treinamento Crossfit.  Acrescentaria a isso uma certa maturidade. Não consigo ver o Crossfit como uma atividade para iniciantes, para quem não tem conhecimento do próprio corpo ou quem não tem um olhar mais centrado para a atividade física que é conquistado com a prática.

Se você se decidiu por conhecer o Crossfit eu fico feliz e te desejo não só o corpão da Atena como o Romero também. Brincadeira! Te desejo o sorriso alegre da Giovanna Antonelli, aquele que só quem está de bem com a vida e feliz, tem. Bons treinos!

crossfit-2016

Crédito das fotos:

  • Foto1- Vivo Mais saudável
  • Foto2- Site Vivo Mais saudável
  • Foto3- Site Vivo Mais saudável
  • Foto4- Site Miramar Shopping
  • Foto5- Chateline
  • Foto6- ABS News
  • Foto7- Telegraph
  • Foto8- Ace Fitness
  • Foto9- Site BrasilPost

Quer mais informações sobre este assunto? Clique aqui e leia mais!

Recomendados para você: