Quem gosta de cuidar dos cabelos já deve ter ouvido falar dos tratamentos com queratina líquida para fazer em casa ou no salão. Essa substância  está em vários tratamentos oferecidos pelos profissionais e não é à toa que muitas marcas já a comercializam para o consumidor final. Você sabe o que é a queratina ? Como usar a queratina nos fios? Os tratamentos são realmente eficientes? Se você já teve uma ou mais dúvidas dessas, esse post é para você. Vamos aprender juntas a tirar o maior benefícios possível desse produto conhecendo mais dele.

O que e queratina?

A queratina é uma proteína em forma de fibra que compõe diversas estruturas do nosso corpo.Unhas e cabelos são duas das estruturas mais beneficiadas pela queratina, que faz parte da composição estrutural de fios e unhas. Nosso cabelo é composto de queratina e com o passar do tempo e das agressões que o cabelo sofre ( naturais ou não ), ele vai perdendo essa substância e ficando fraco. O resultado disso é um cabelo quebradiço, opaco e sem força para crescer.

Do que é feita a queratina líquida?

A queratina líquida é  uma espécie de solução utilizada para diferentes tratamentos estéticos que sirvam a estruturas que possuem essa fibra em sua composição. Formada por aminoácidos, ela ajuda no processo de formação da estrutura do fio do cabelo. Serve para repor a perda de queratina natural do cabelo devido ao excesso de químicas,  exposição ao sol, praia, piscina, prancha e outros fatores que danificam a fibra capilar.

Quem deve usar queratina líquida?

Essa proteína é essencial para restaurar os fios que já sofreram com diversos processos químicos. Quem está com os cabelos  danificados por conta de alisamentos, colorações ou relaxamento saiba que  chegou a hora de investir em uma boa reconstrução capilar e a base da reconstrução é a queratina líquida. O tratamento ajudará a reverter o efeito quebradiço, revitalizar as fibras, além de trazer de volta a elasticidade e a maciez de suas madeixas.

Tipos de queratina

Existem outros tipos que podem te deixar na dúvida na hora de comprar. Saiba agora as características de cada tipo:

O que é queratina Hidrolisada?

É a versão concentrada da queratina, que proporciona maior absorção dos fios, podendo ser encontrada na forma líquida ou em gel. Ela deve ser usada com moderação nos casos em que a fibra capilar esteja muito danificada, elástica. Apenas em casos extremos. Não use em casa!

O que é queratina Líquida?

Essa é a opção que você procura se quiser dar um toque poderoso às suas máscaras de hidratação. Dilua 10 ml de queratina em água e deixar agir por 15 minutos, em média, e enxague. Faça uma hidratação após usar a queratina, os fios tendem à ficar um pouco ásperos.

O que é queratina  Vegetal ?

A principal diferença é que ela é produzida com aminoácidos animais extraídos de vegetais como a batata. O que difere é que a vegetal não deixa os fios pesados, ao contrário da queratina animal que pode deixar a fibra enrijecida. Uma boa opção!

O que é queratina  Hidrogenada ?

É a forma mais comum usada na maioria dos cosméticos. É boa para uso de manutenção de tratamentos capilares, porém, se o cabelo estiver muito danificado, não vai adiantar.

Queratina demais faz mal para o cabelo

Agora que você já conheceu os tipos disponíveis saiba que o excesso pode provocar danos também. Veja o que pode acontecer com o uso exagerado ( seja em quantidade de mls colocado na máscara, seja no número de vezes que você faz o tratamento). O uso em excesso pode provocar o efeito contrário e enrijecer a fibra capilar.

  • Use sempre uma máscara de hidratação de boa qualidade;
  • Dê intervalos de pelo menos 15 dias entre uma aplicação e outra;
  • Nunca aplique diretamente no couro cabeludo.

Posso aplicar a queratina líquida direto nos fios?

Pode sim. A queratina líquida pode ser aplicada diretamente nos fios, sempre lembrando de realizar o enluvamento para potencializar o tratamento. Lave com xampu, enxague e aplique a queratina, deixando agir por alguns minutos. Enxague novamente, hidrate com a máscara de sua preferência e finalize com condicionador.

Como usar a queratina líquida na máscara de tratamento?

Para deixar o seu creme de hidratação mais potente, misture com a queratina líquida. Uma forma eficaz de utilizá-la é com duas colheres (sopa) de máscara com uma ampola de queratina e algumas gotas de óleo de argan. Além de colocar na máscara, você pode também misturar com Bepantol líquido e óleos vegetais (Argan, de amêndoas, de coco…), sempre respeitando a composição de cada um. Adicione algumas gotas e misture os dois, seguindo o mesmo procedimento de hidratação normal.

Posso usar a queratina líquida como finalizador?

Hoje em dia você encontra produtos que levam a substância na composição de seus finalizadores, protegendo o cabelo das agressões de secador e chapinha, além de “fixar” melhor as hidratações.

É muito simples fazer a reconstrução capilar em casa. Siga o passo a passo!

  1. lave os fios duas vezes com o shampoo sem sal para deixá-los bem limpos e sem resíduos de oleosidade.
  2. depois de lavar o cabelo com o shampoo e com ele ainda úmido, borrife a queratina líquida no comprimento e pontas do cabelo. Deixe o produto agir por 10 minutos até o próximo passo.
  3. Aplique a máscara da mesma linha sem enxaguar a queratina, fazendo uma rápida hidratação. Para reforçar o efeito e garantir mais brilho para os cabelos, indicamos o uso de algumas gotas de óleo de argan na mistura e massagear os fios com os dedos para garantir que as substâncias penetrem com eficácia. Enxágue.
  4.  agora que suas madeixas já estão hidratadas, retire o excesso de água dos fios com uma toalha seca. Faça delicadamente para não abrir as cutículas do cabelo que a hidratação acabou de selar.
  5. por último, aplique o creme para escova com filtro UV e escove as madeixas com o secador. Depois, passe a chapinha para deixar o cabelo alinhado e selar as cutículas.

De quanto em quanto tempo pode fazer a reconstrução?

O tempo ideal para repetir o procedimento vai depender do estado do seu cabelo. Se ele estiver ultraressecado, vale a pena fazer a reconstrução uma vez por semana. Para facilitar seus tratamentos de beleza, a melhor opção é montar um cronograma capilar. Essa agenda de cuidados é feita em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Para montar o seu cronograma, você precisará avaliar quais são as reais necessidades do seu cabelo antes de investir em novos produtos.

Beautiful girls playing with their hair

Conselhos de blogueira

Quando ensinamos a fazer tratamentos para cabelos em casa partimos do princípio que você tem alguma experiência e que vai usar o bom senso. Se você não tem grandes habilidades nos cuidados dos cabelos vá com calma. Comece fazendo pequenas hidratações e aos poucos vá pegando o jeito. Como diz o texto o excesso de queratina deixa o cabelo com aspecto de duro e o que é duro quebra mais fácil do que o que é maleável. Seu cabelo pode não estar precisando de queratina e apenas uma  hidratação pode dar o resultado que você espera. Pense bem e converse com um profissional, se possível! Sucesso!