Pontas Duplas nos cabelos 6 Dicas para acabar com elas

As pontas duplas nos cabelos costumam comprometer a beleza dos fios. Elas normalmente se formam quando a fibra capilar está danificada e exposta a muitas agressões, como excesso de procedimentos químicos, uso inadequado do secador e a exposição aos raios ultravioletas.

Quando as pontas duplas começam a tomar conta do fios, é sinônimo de cabelos quebradiços, opacos, ressecados e desidratados. Por isso, muitos cabeleireiros consideram o problema como um verdadeiro pedido de socorro.

O cabelo com pontas duplas precisa ser reparado. (Foto: Divulgação)
O cabelo com pontas duplas precisa ser reparado. (Foto: Divulgação)

Como acabar com as pontas duplas

Confira a seguir 6 dicas infalíveis para acabar com as pontas duplas nos cabelos:

1. Hidrate uma vez por semana

A hidratação semanal é fundamental para deixar o cabelo livre de pontas duplas. A mulher pode aplicar uma máscara hidratante em casa, de preferência aquelas que possuem queratina e vitaminas na fórmula. Apostar em tratamentos caseiros também é uma forma de recuperar cabelos com pontas duplas. A combinação de mamão com iogurte, por exemplo, forma um creme altamente hidratante.

A hidratação é fundamental para reparar as pontas. (Foto: Divulgação)
A hidratação é fundamental para reparar as pontas. (Foto: Divulgação)

2. Use um bom reparador de pontas

O reparador de ponta ajuda a controlar as pontas duplas de forma temporária. As formulações com silicone são indicadas para cabelos finos e menos pesados. Já aquelas que possuem óleos são apropriadas para madeixas mais grossas.

3. Durma com óleo no cabelo

A hidratação noturna promete acabar com as pontas duplas em questão de semanas. Para regenerar a fibra capilar durante a noite, a mulher deve dormir com algumas gotinhas de óleo de argan no cabelo.

4. Hidrate no salão

Os cuidados caseiros são essenciais para combater as pontas duplas, mas nada substitui a hidratação de salão. O cabeleireiro tem produtos que fazem uma recuperação completa dos fios, intensificando o brilho e a maciez. A cauterização capilar faz com que a queratina fixe melhor no cabelo, por isso ela deve ser realizada a cada dois meses.

5. Use um bom protetor térmico

A chapinha e o secador fazem parte da rotina de beleza feminina, mas costumam agredir o cabelo. Para minimizar os dados, é recomendado usar um protetor térmico de qualidade.

Antes da chapinha, aplique um bom protetor térmico. (Foto: Divulgação)
Antes da chapinha, aplique um bom protetor térmico. (Foto: Divulgação)

6. Corte o cabelo

O método mais eficaz de acabar definitivamente com as pontas duplas é cortando o cabelo regularmente. Se a manutenção do corte acontecer a cada dois meses, dificilmente as madeixas ficarão com as pontas danificadas.

Como evitar as pontas duplas?

Algumas medidas simples do dia-a-dia ajudam a evitar as pontas duplas. Confira:

• Evite deixar o cabelo preso com elástico ou presilhas por muito tempo.

• Não lave o cabelo com a água do chuveiro na temperatura máxima.

• Jamais passe chapinha no cabelo úmido.

• Use produtos com proteção UV.

• Na hora de secar o cabelo, não deixe o secador encostar nos fios.