Quem já foi daminha de casamento sabe que a gente nunca esquece esse momento, por mais que os anos passem, a memória da alegria que sentimos nunca sai dos nossos corações. Hoje em dia, ainda que a modernidade alcance as novas configurações familiares o casamento continua em alta, e com eles, as daminhas. Muita gente se pergunta se é importante ainda ter daminhas e pajens e podemos dizer que é uma tradição linda, que faz parte desse momento único na vida do casal.

Mas afinal, porque aceitar um convite para sua filha ser daminha de casamento? A função delas é abrir a cerimônia, iniciando o cortejo nupcial junto com o pajem. Todos os olhares dos convidados são atraídos  para a criança escolhida pela noiva para levar as alianças até o altar. Parece ser uma grande responsabilidade mas a verdade é que elas adoram e se divertem muito com isso. Não fique preocupada com a criança errar algo, ficar nervosa. Faz parte do amadurecimento dela também.


Penteados para daminhas de todas as idades

As meninas escolhidas podem variar muito de idade. Existem daminhas de dois anos até daminhas juvenis. Não há regras e todas as idades de daminhas ficam graciosas. As escolhas são feitas entre sobrinhas, filhas de amigas ou da filha de um dos cônjuges ( ou do próprio casal que tenha optado por oficializar o casamento após a convivência ). Mas uma coisa é certa, a daminha é sempre uma criança muito especial para o casal de noivos e o capricho na hora da arrumação é sempre uma preocupação dos responsáveis pela criança.

O visual eleito na maior parte das cerimônias, como você pode ver em todas as fotos que ilustram esse post, é o estilo princesa. Seja para crianças com cabelos cacheados, lisos, com ondinhas mais leves, também para os tamanhos compridos ou curtos. Os cabelos estilo princesa, com ou sem tiaras são os preferidos das cerimônias.

Penteados para daminhas fáceis de fazer

Para penteados versáteis e que segurem bem na cabeça das meninas, que em geral se agitam e brincam bastante em dias de festa, existe a opção mais segura: Tiaras e coques. As tiaras caem super bem em penteados onde os cabelos estão totalmente soltos ou semipresos. Dá pra fazer um cabelo escovado ou com babyliss e depois prender bem a tiara escolhida com grampos. Vamos colocar muitas opções desse tipo de penteado para facilita a sua escolha.


Dicas para fazer os Penteados para daminhas

Como as crianças tem bastante sensibilidade no couro cabeludo a dica de ouro é: Atenção ao tamanho da tiara. Um acessório pesado, com muitos grampos e elásticos pode deixar a criança com dores de cabeça e sem a agitação normal comum a idade. Fique atenta a isso na hora de escolher o acessório. Algo que fica bom durante um minuto sem incomodar não é a mesma coisa de uma tarde inteira.

Penteados para daminhas com coroa de flores

Coroas de flores são o acessório mais em alta nos casamento de verão. Se a data do casamento da sua daminha é em um mês quente saiba que as coroas ficam muito especiais. A dica acima continua valendo. As flores podem ficar bem pesadas. Outra opção são os pentinhos atrás da cabeça. Muito utilizados por profissionais da área, mas nada te impede de arrumar em casa os cabelos da sua daminha com esse tipo de acessório que garante uma fixação muito boa.

Penteados para daminhas cacheadas

Para as cacheadas, que tal mantê-los ? Não precisa alisar os cabelos das daminhas cacheadas. Pelo contrário, é hora de dar volume com produtos adequados. São lindos e merecem estar em todas as fotos do grande dia. O babyliss pode ser o maior aliado da mamãe nesse dia. Se você não tiver, pode pedir emprestado a alguém dias antes e garantir o retorno. Treine antes do dia para garantir e deixe os cachos soltos com efeito natural.

Vídeo com passo a passo de penteado para daminha lindo

Esse penteado é super fácil e fica lindo.


Fotos de penteados para daminha de honra